Cobrança e Inadimplência

Quando bloquear acesso do meu cliente em caso de não pagamento da mensalidade?

Criado em 8 de jun. de 2015

(Atualizado em 13 de mai. de 2024)

Uma dúvida frequente de qualquer prestador de serviço é sobre quando bloquear acesso de clientes inadimplentes. Muitos profissionais optam por realizar o corte dos serviços no dia posterior ao vencimento da mensalidade. No entanto, esta não é melhor opção, principalmente se você utiliza um meio de pagamento para gerar cobrança, como a Efí. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para ajudar você a se planejar melhor:

Processamento de Pagamento

Após o pagamento da cobrança, o banco pode demorar até 1 dia útil para notificar a Efí sobre sua efetuação. Só após essa notificação, você visualiza a cobrança com o status pago em sua conta. Esse prazo é ainda maior quando o pagamento é realizado após as 22h.

Assim, caso um cliente efetue o pagamento no dia de vencimento, a Efí só terá acesso a essa informação após a data e o cliente pode aparecer como inadimplente por um período, mesmo que já tenha pago a fatura. Portanto, você corre o risco de bloquear o sinal de um cliente que efetuou o pagamento dentro do prazo.

Sábados, Domingos e Feriados

Como todos sabem, as instituições bancárias não possuem expediente nesses dias. Por isso, nenhuma transação é efetivada ou confirmada. Assim, um pagamento realizado na data de vencimento que seja um sábado, domingo, feriado ou após as 22h do dia anterior, só são informados a Efí no próximo dia útil.

Por exemplo, seu cliente efetua o pagamento as 22h30 de sexta-feira, dia de vencimento da fatura. O banco considera que o pagamento foi realizado na segunda-feira e a Efí só será informada desta transação na próxima terça-feira. Caso segunda-feira seja feriado, a confirmação só é realizada na quarta-feira. Por isso, se você bloquear o serviço prestado para seu cliente apenas 1 dia após o vencimento, ele ficará sem acesso por, pelo menos, 4 dias, mesmo tendo realizado o pagamento dentro do prazo.

Então, qual o melhor prazo para bloquear o acesso?

O ideal é que você espere, pelo menos, 3 dias antes de interromper o fornecimento do serviço para o seu cliente. Assim, você evita o desgaste com um cliente que está em dia com você.

Como Cobrar Clientes Inadimplentes

Além disso, é importante que o prazo de bloqueio esteja especificado também no contrato. Assim, seu cliente fica por dentro de tudo e consegue se planejar para manter as contas em dia!

Mais uma dica: Como visualizar a data de notificação

Dentro da sua conta é possível visualizar a data que a Efí foi notificada sobre o pagamento de determinada tarifa:

  1. Acesse o menu Boletos e Carnês da sua conta;
  2. Escolha o menu correspondente a cobrança que deseja consultar: boletos ou carnês;
  3. Clique no botão Emitidos ou Arquivados;
  4. Informe o número da cobrança, o nome ou e-mail do cliente para filtrar a cobrança;
  5. Clique sobre o número da cobrança;
  6. No histórico é exibido a data em que a Efí foi informada sobre o pagamento.

Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de entrar em contato com a nossa equipe!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.