Boletos e Carnês

Qual a melhor maneira de cobrar um boleto em atraso?

Criado em 17 de out. de 2014

(Atualizado em 13 de mai. de 2024)

Cada cliente representa uma conquista para a empresa. E por trás de cada uma dessas conquistas tem-se um significativo tempo de trabalho dispendido. Pensar sobre cobranças dessa forma pode trazer à tona a verdadeira delicadeza que a questão propõe.

A inadimplência não deve ser encarada como uma questão polêmica. Antes disso, precisa ser devidamente prevista e assumida como risco inerente às atividades da empresa, para que não haja o efeito surpresa. Essa previsibilidade é importante porque está relacionada a um planejamento adequado, passo primordial para o bom andamento de qualquer negócio.

Você já conhece as estratégias ideais para lidar melhor com a questão do atraso no pagamento? Confira agora mesmo algumas delas e saiba como enfrentar melhor essa situação e cobrar um boleto em atraso:

Controle do lojista

Estar bem informado potencializa a sensação de controle sobre qualquer cenário, por mais crítico que ele seja. E para manter o controle, nesse caso, é preciso atualizar constantemente os dados do cadastro do cliente, para que se saiba como contatá-lo. Esse contato é imprescindível para articular a situação e oferecer soluções sensatas para o pagamento que, supostamente, foi esquecido.

Tato com o cliente

É sempre importante cultivar um bom relacionamento com o cliente. Então aproveite todas as ocasiões possíveis para promover essa interação saudável, inclusive o momento da cobrança. A cortesia e a boa educação são posturas obrigatórias, e, por mais que não garantam o pagamento imediato, certamente contribuirão para a construção e a consolidação de uma boa imagem da empresa por parte de seu público.

Cobrar uma dívida é, de toda forma, um pouco constrangedor. A solução para isso é automatizar os métodos de cobrança — como, por exemplo, vincular os boletos à fatura de cartão de crédito do cliente ou investir em um sistema que execute a emissão automática de boletos. Um sistema que possibilite a emissão de boletos para pagamento on-line é outro grande mecanismo facilitador.

Métodos tradicionais de cobrança poderão fatalmente aumentar as chances de um abalo da sua relação com o cliente. Então fique atento e escolha uma alternativa menos agressiva.

Como Otimizar Sua Gestão Financeira com a Efí

Ações específicas

É preciso saber contornar o esquecimento do cliente e conduzir ações que proponham uma resolução plausível para o problema. Enviar uma carta, dar um telefonema de notificação e, se preciso for, pensar até em uma renegociação de valores.

Mas se ainda assim o pagamento não chegar a ser efetuado, um segundo contato pode ser tentado. Verifique se você foi transparente quanto às regras para a suspensão do serviço não quitado ou, no caso da aquisição de produtos, quais encargos ou sanções estão previstos. Verifique também se conseguiu de fato facilitar o pagamento e se a proposta pareceu satisfatória para o cliente. Às vezes chegou a hora de repensar e reformular a oferta.

Planejamento

É fundamental para a saúde financeira da sua empresa não permitir que atrasos no pagamento passem despercebidos. Tão importante quanto isso é evitar que o não recebimento vire um efeito surpresa.

O atraso não pode ser comprometedor a ponto de abalar o desempenho da empresa como um todo. Para evitar que ele tome essa proporção, encare-o sempre como uma probabilidade. Assim será possível, previamente, desenvolver ações destinadas a amenizar um eventual acontecimento do tipo.

Optar por métodos de cobrança mais automatizados é uma maneira de aplicar a tecnologia a seu favor. Essas soluções contribuem para uma superação menos traumática de situações de inadimplência, afinal, um atraso cobrado automaticamente será percebido apenas como uma ação padrão do sistema.

Quer mais dicas para cobrar clientes inadimplentes? Então clique e leia mais sobre o assunto!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.