O boleto bancário é um dos meios de pagamento mais populares no Brasil. Para se ter dimensão, dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostram o boleto entre os meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros, com aproximadamente 4,2 bilhões de transações somente em 2023.
Esse meio de pagamento pode ser emitido por Pessoas Jurídicas ou Físicas, por meio de uma instituição financeira, bancos digitais ou plataformas de pagamento.
Além disso, ele gera um compromisso de pagamento para o cliente. Quando o consumidor paga um boleto, o documento conta com um código de barras e um título de cobrança e o valor é transferido ao emissor, sendo uma forma simples e segura de receber valores.
Com o passar do tempo, o boleto se modernizou, ficando ainda mais seguro e prático. Atualmente, ele já pode ser compensado no mesmo dia, diminuindo o tempo de espera para quem receberá o dinheiro.
Saiba mais sobre como funciona e como o boleto bancário pode ser uma excelente opção para o seu negócio!
Quero emitir boletos com o Efí Bank 🚀
O processo de funcionamento de um boleto bancário é simples: a empresa ou a Pessoa Física que deseja receber o pagamento (cedente) pode emitir o boleto por meio de um banco digital ou uma plataforma de pagamento.
O boleto é, então, enviado ao cliente — também chamado de sacado — que pode pagá-lo em bancos, lotéricas, internet banking ou via aplicativos de pagamento, no prazo estipulado ou após o período, com multas e juros.
Uma das grandes vantagens que contribuem para a popularidade do boleto, é que ele não exige que o cliente tenha um cartão de crédito ou débito, permitindo um alcance maior de consumidores. O boleto é composto por informações como o valor, a data de vencimento e um código de barras (ou linha digitável do boleto), que facilita o pagamento em diversos canais.
O tempo de compensação de um boleto bancário, ou seja, o período para o valor pago ser disponibilizado na conta do cedente, costuma ser de até 3 úteis.
No entanto, para quem é cliente do Efí Bank, esse tempo pode ser menor: ao emitir o Bolix (boleto com Pix), o pagamento por boleto é compensado instantaneamente ao pagar usando o QR Code ou em até 1 dia útil se pagar pelo código de barras.
Existem três formas muito utilizadas para emitir boletos: a emissão manual, a emissão via API Cobranças e a emissão feita diretamente pelo sistema de gestão. Todas elas possuem características específicas, explicadas a seguir.
Empresas com demandas menores de cobranças ou ocasionais podem optar por emitir um boleto manual, via app ou plataforma web. Por se tratar de um trabalho feito manualmente, pode não atender situações em que há maior demanda de emissão.
Com essa opção, você pode emitir um boleto a qualquer momento, utilizando o aplicativo ou a plataforma web, como a do Efí Bank. Basta buscar a área de cobrança do sistema, selecionar a opção de emissão de boleto, preencher as informações, como valor, data de vencimento e dados do cliente, e pronto!
O boleto estará disponível para envio imediato. A praticidade desse método permite que você personalize cada cobrança e acompanhe o status dos pagamentos em tempo real, garantindo uma gestão financeira mais ágil.
✨ Confira o passo a passo para emitir boleto pelo Efí Bank
Para dar mais agilidade ao processo, é possível realizar a emissão de boleto por meio da API Cobranças, do Efí Bank.
A API permite que boletos sejam gerados e enviados automaticamente, reduzindo o tempo gasto com operações manuais e otimizando o fluxo de pagamentos.
Com a integração via API, o seu e-commerce ou sistema faz a requisição com as informações da cobrança, o Efí Bank gera e envia a cobrança ao cliente e depois retorna a confirmação de pagamento via webhook, deixando todo o processo automatizado.]
💻 Confira a documentação aberta da API Cobranças
Outra opção é integrar a emissão de boletos ao sistema de gestão da sua empresa. É uma grande vantagem para a administração de recebíveis, pois centraliza todas as informações em um único lugar.
Sua gestão ganha por ter informações mais precisas, possibilitando acompanhar fluxo de forma prática e organizada.
Dependendo do sistema, o passo a passo para emitir boletos pode variar, mas todo o processo pode ser feito diretamente do painel administrativo do seu CRM, PDV ou ERP.
Dica: confira se seu sistema é parceiro do Efí Bank e aproveite condições especiais! ✨
Abra já sua conta grátis e comece a emitir boletos com o Efí Bank
— Boletos únicos, parcelados e recorrentes com emissão gratuita
Para emitir boletos, o principal requisito é ter uma conta em uma instituição que ofereça essa solução. No Efí Bank, tanto Pessoas Físicas quanto empresas podem emitir boletos.
Para fazer a emissão, é necessário informar alguns dados básicos, como o nome completo e CPF (para clientes Pessoa Física) ou a Razão Social e CNPJ (para clientes Pessoa Jurídica), além dos dados de contato, como telefone e e-mail — este é fundamental para que o envio seja feito de forma automatizada pelo sistema.
Além disso, é possível configurar juros, prazo de vencimento e enviar o boleto diretamente por e-mail ou compartilhá-lo via redes sociais, tudo na própria plataforma do Efí Bank. O processo é simples e intuitivo, sem muitas regras complicadas.
Sim, as taxas de emissão podem variar conforme a instituição que oferece o serviço. Bancos tradicionais, por exemplo, costumam cobrar tarifas por emissão que custam entre R$ 1 e R$ 10.
Aqui, no Efí Bank, você não paga para fazer a emissão do boleto bancário. Apenas cobramos a taxa de compensação, descontada diretamente no valor recebido após a confirmação do pagamento.Para mais detalhes, consulte a nossa página de tarifas aqui.
Para esclarecer qualquer dúvida que você possa ter sobre o funcionamento do boleto bancário, é importante compreender o que cada um dos seus campos significa.
Embora possa parecer complexo, à primeira vista, todos aqueles números e códigos carregam informações essenciais.
Por isso, detalharemos cada campo obrigatório, explicando o seu papel e a sua relevância no processo.
Quer saber mais detalhes? Preparamos um conteúdo completo sobre os campos do boleto!
Para cada situação existe um tipo de boleto diferente. Um para o cliente que faz uma compra avulsa, outro tipo para uma venda parcelada, entre outros. Conheça os principais tipos!
Embora o Pix, o cartão e o dinheiro ainda sejam populares, muitos brasileiros temem fraudes e clonagens. Além disso, muitos não possuem cartão de crédito ou conta em banco. Por isso, o boleto bancário continua sendo uma opção valiosa. Veja as vantagens que o método oferece para o seu negócio!
As duas modalidades, boleto e cartão, têm as suas vantagens. O boleto é ideal para quem busca custos mais baixos, quer alcançar clientes sem acesso a cartões, além de, por vezes, incentivar as compras à vista.
Já o cartão é uma ótima opção para vendas parceladas e para consumidores que preferem pagar imediatamente. O ideal é oferecer ambas as formas de pagamento, a fim de garantir que o cliente escolha a melhor opção.
Quer começar a emitir boletos agora mesmo? Experimente o Efí Bank!
O Efí Bank é uma plataforma que oferece soluções completas para a emissão de boletos bancários. Com ele você pode gerar cobranças diretamente pelo aplicativo, pela plataforma web ou de forma automatizada pela API Cobranças, de forma prática e gratuita.
Abra a sua conta gratuitamente e sem mensalidades! E o melhor: só pague as suas cobranças depois que o seu cliente pagar você. Conte com o Efí Bank para te ajudar a manter o fluxo de caixa do seu negócio sempre positivo.
Imagine uma solução pensada para auxiliar o seu negócio a gerenciar o capital de giro e o fluxo de caixa de forma eficiente? Pois o Efí Bank pensou nisso e criou o Copiloto de Antecipações, uma solução que permite, de forma digital, antecipar boletos com liberação de crédito em até 1 dia útil.
O sistema identifica, automaticamente, os boletos elegíveis, oferece simulações de valores e permite agendamentos de antecipações. Tudo isso pode ser acessado tanto pelo app do Efí Bank quanto pela plataforma web, com rapidez e praticidade. E tem mais!
Quer saber mais sobre o Copiloto de Antecipações? Fale com o nosso time comercial!
Compartilhe nas redes: