Boletos e Carnês

Boleto não registrado: o que é, o que fazer com esse tipo de cobrança e por que não existe mais 

Criado em 27 de nov. de 2019

(Atualizado em 23 de jul. de 2024)

O boleto não registrado é um documento de cobrança que não contém os dados, como nome, CPF, razão social e CNPJ do pagador e nem passa pelo sistema de cobrança. 

Com isso, ele só passa a existir no sistema da instituição financeira a partir do momento em que é pago. Tais características são impeditivas para haver o protesto, em caso de inadimplência.

Criado em 1980, o boleto ainda é um meio de pagamento muito popular no Brasil. No entanto, assim como todo o sistema financeiro do país, ele passou por uma série de modificações e evoluiu muito ao longo dos anos. 

A principal evolução foi o código de barras, incluído em 1993. Além disso, a extinção do boleto não registrado foi um desses aprimoramentos importantes.

Se você não sabe porque ele foi extinto, este artigo é para você. Entenda mais sobre essa alternativa nos tópicos a seguir! 

Índice

  1. Por que o boleto não registrado foi proibido?
  2. Quais são as diferenças entre boleto registrado e não registrado?
  3. Como saber se o boleto não está registrado?
  4. O que fazer com o boleto não registrado?
  5. Quais são as consequências de continuar usando boletos não registrados?
  6. Como a Efí se adaptou ao fim do boleto sem registro?
  7. Quais são as vantagens em utilizar a Efí para emitir boletos registrados?
  8. Como acompanhar o pagamento de boletos não registrados?
  9. Como lidar com boletos não registrados que não foram pagos?
  10. Como emitir boletos registrados pagando menos?

Por que o boleto não registrado foi proibido?

O boleto não registrado não foi proibido, mas extinto pela própria Febraban (Federação Brasileira dos Bancos). O objetivo dessa medida foi reduzir o número de fraudes, garantir mais segurança aos pagadores e empresários, bem como centralizar a base de títulos de cobrança. 

Como um prazo de adequação, esse tipo de boleto circulou até 2018. No entanto, após essa data, passou a não ser mais aceito em transações formais. 

Quais são as diferenças entre boleto registrado e não registrado?

Como o próprio nome diz, a diferença entre os dois tipos de cobrança é que um deles deve ser registrado no sistema do banco e o outro não. 

Com isso, o banco tem todas as informações sobre a cobrança. Assim, para que você cancele ou faça qualquer alteração no boleto, como a data de vencimento, é preciso enviar um arquivo de remessa à instituição financeira com todas as informações da transação. Esse processo não acontece com o boleto não registrado.

Outra diferença é com relação às tarifas cobradas. Na modalidade sem registro, o banco, geralmente, cobra tarifa apenas quando o boleto é efetivamente pago por meio da rede bancária. Já para a cobrança com registro, o banco pode cobrar tarifas sobre as operações, alteração ou o cancelamento do boleto. 

A vantagem da opção com registro bancário é que em caso de não pagamento, ele pode ser protestado em cartório. Apesar de não ser considerado um título de crédito, é possível protestar o título indicado no boleto, normalmente uma duplicata mercantil ou de serviço. Quando não está associado a um desses títulos, não é possível protestar.

Mesmo quando pode ser protestado, como nos boletos emitidos pela Efí, o procedimento não é automático e deve ser solicitado por você. Ou seja, você tem uma segurança a mais para receber do seu cliente.

Como saber se o boleto não está registrado?

Basicamente, um boleto precisa contar com os dados do pagador (nome e CPF) impressos nele. Essa simples medida permite endereçar a cobrança, em caso de inadimplência. Por isso, se o documento de cobrança não tiver nenhum dado de identificação do pagador, é provável que ele não esteja registrado.

O que fazer com o boleto não registrado?

É importante saber diferenciar “proibir” de “extinguir”. O boleto não registrado foi extinto. Por essa razão, hoje, não é usual no sistema financeiro. Ou seja, ele nada mais é do que um boleto emitido que não teve o seu registro finalizado. 

Dessa forma, não é crime e nem está irregular: ele apenas não está apto a ser pago e deve ser informado à instituição financeira que o emitiu para poder ser ajustado de modo a possibilitar o pagamento. 

Quais são as consequências de continuar usando boletos não registrados?

O boleto não registrado dificulta procedimentos simples que melhoram muito o fluxo dos processos em empresas com transações digitais. Por exemplo, se o documento de cobrança não estiver registrado, é impossível cadastrá-lo para débito automático. 

Além disso, eles também são um atrativo para fraudadores, já que não contam com dados de cobrança para serem protestados ou para o próprio recebedor ser compensado. 

Da mesma forma, também não podem ser emitidas cobranças extrajudiciais em função do valor nele contido. 

Como a Efí se adaptou ao fim do boleto sem registro?

Os clientes da Efí não sentiram nenhuma diferença, uma vez que as carteiras de todas as emissões foram ajustadas e, automaticamente, passamos a emitir boletos registrados. Dessa forma, o fim da opção não registrada não teve impacto para os clientes. 

Além disso, todo o processo de registro é feito de forma automática. Logo, o cliente não precisa enviar remessa ou aguardar a liberação da cobrança para realizar o registro.

Vale lembrar que, os boletos não são protestados automaticamente, mesmo após a transferência para a carteira de registro. Para fazer um protesto, você deve procurar o cartório de títulos da sua cidade. Além disso, você continua realizando o processo de emissão da mesma forma e pagando as mesmas tarifas apenas quando receber do seu cliente.

Quais são as vantagens em utilizar a Efí para emitir boletos registrados?

O ecossistema de pagamentos da Efí apresenta uma interface simples e fácil de navegar. Dessa maneira, os clientes podem explorar ao máximo as suas possibilidades e vantagens. Veja!

Atendimento online

A Efí é uma Conta Digital e, por isso, todas as suas operações são virtuais. Dessa forma, você pode interagir conosco por diversos canais de atendimento, sem precisar sair de casa.

Contar com essa tecnologia traz mobilidade e maior agilidade para os processos. Além disso, nosso time de atendimento está disponível de segunda a segunda, das 07h às 22h, inclusive nos feriados nacionais, proporcionando um contato humano e mais facilitado com a Efí.

Emissão de relatórios

Sabemos que a emissão de relatórios é um processo com peso importante na gestão financeira de um negócio. Com isso, é possível identificar prioridades, elencar gastos, economizar dinheiro e reinvestir.

A plataforma da Efí conta com a emissão de relatórios sem cobrança adicional. Você também pode acompanhar tudo em um dashboard simples e visual que irá facilitar a sua rotina financeira.

Leia também: Como gerar relatórios das cobranças?

Redução de custos

Você já deve ter percebido que os dois itens anteriores são vantagens que impactam positivamente na redução de custos, não é mesmo? Mas não para por aí!

A Efí só cobra tarifas pelos recebimentos, ou seja, se o cliente final não fizer o pagamento do boleto ou do link de pagamento, por exemplo, não haverá cobrança.

Isso não acontece nos bancos. Dessa forma, mesmo com o fim do tipo sem registro, você continua pagando apenas uma tarifa. 

A redução de custos também é potencializada, uma vez que não há cobrança de adesão, anuidade ou mensalidade.

Integração com as suas operações

Por fim, a Efí possui módulos e plugins para a integração com sistemas de gestão de diferentes negócios, como provedores, contabilidades, escolas, entre outros.

Essa é uma facilidade que possibilita a emissão e gestão de boletos diretamente do dashboard do seu sistema, sem precisar abrir várias telas.

Além disso, temos APIs disponíveis nas principais linguagens de programação para integrar e automatizar o envio de boletos, carnês, Pix e muito mais.

As APIs contam com o recurso callback, sistema de retorno automático que dá um aviso logo que as operações são concretizadas. Essa é uma importante ferramenta para automatizar a comunicação do sistema de gestão com a conta.

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Como acompanhar o pagamento de boletos não registrados?

Pelos registros que temos da descontinuidade do boleto não registrado, atualmente, não é possível transacionar a partir dessa modalidade. Quando você recebe um boleto não registrado, a maioria das instituições financeiras recomenda que se espere duas horas até que o registro dele seja concluído. 

Como lidar com boletos não registrados que não foram pagos?

Para lidar com boletos não registrados inadimplentes, é preciso entrar em contato com a instituição financeira para entender como proceder, uma vez que não é possível protestá-los. 

No entanto, é muito raro que isso aconteça — já que, como mencionamos, os boletos dessa modalidade deixaram de ser emitidos. 

Como emitir boletos registrados pagando menos?

Está em dúvida sobre como emitir boletos com registro sem arcar com mais de uma tarifa? Vai aí uma dica: conte com a Efí, a sua Conta Digital completa com ecossistema de pagamentos integrado.

Conosco, o seu negócio emite boletos registrados automaticamente. Você só será tarifado quando o pagamento for confirmado, representando maior liquidez e lucratividade.

Lembre-se: ter uma empresa especializada em recebimentos para emitir, administrar e receber dos seus clientes, com segurança, é fundamental. Além disso, com a Efí, você ainda pode contar com dezenas de recursos e ferramentas para reduzir a inadimplência e simplificar a rotina financeira do seu negócio.

+ VEJA TAMBÉM: Caso de sucesso | Como a Superar Centro Profissionalizante reduziu, em 6 meses, 30% da taxa de inadimplência

Agora, se você é pessoa física e quer usufruir das vantagens do boleto registrado, saiba que essa não é uma exclusividade de empresas, tá? Autônomos e profissionais que recebem pagamentos avulsos ou vendem no boleto também podem ter as suas transações facilitadas com o boleto.

Ficou interessado nessa alternativa? Conheça o Efí Pay e comece a otimizar a saúde financeira do seu negócio!

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