Boletos e carnês

Como emitir boleto: passo a passo para emitir e gerenciar boletos com facilidade

Criado em 27 de mai. de 2022

(Atualizado em 5 de dez. de 2023)

A gestão de cobranças não pode (ou não deveria) ser uma sobrecarga para a rotina administrativa da sua empresa. Gerar e enviar boleto tem que ser fácil e seguro para você receber dos seus clientes sem complicação.

Mas não se preocupe! Vamos te ensinar tudo sobre como gerar boleto e como escolher a melhor plataforma para administrar e receber pagamentos.

Ah, aqui você também vai aprender a gerar boletos com toda a tecnologia do Pix para receber em tempo real. Incrível, não é? Então vem com a gente!

O que é boleto bancário?

O boleto bancário é um dos meios de pagamento mais conhecidos do Brasil. É um documento que qualquer negócio pode utilizar, sendo muito fácil de emitir, pagar e receber.

Raio-x do boleto bancário

  • Criação: 1993.
  • Pode ser pago em: bancos, lotéricas, farmácias e online.
  • Pode ser lido por: código de barras. Também há a possibilidade de inclusão de um QR Code Pix.
  • Custo de emissão: é uma das opções mais econômicas, com taxas menores que o cartão, por exemplo.
  • Indicado para: negócios que aplicam datas de vencimento em cobranças.

Apesar de ser um meio de pagamento antigo, o boleto vem se reinventando ao longo dos anos. Ainda é um recursos moderno, fácil de pagar e ainda permite configurar multa, juros e descontos para otimizar sua gestão de cobranças.

Então, quer saber como fazer isso? A gente te mostra logo abaixo!

Como emitir boleto fácil na Efí — passo a passo 

Aqui na Efí, você pode gerar boleto no app para celular ou na plataforma web:

  1. no menu, acesse “Receber (Cobranças)” → “Emitir cobrança”;
  2. escolha a opção “Boleto bancário”;
  3. escolha a forma de envio;
  4. escolha para quem deseja enviar a cobrança;
  5. selecione ou cadastre o item que deseja cobrar;
  6. defina a data do primeiro vencimento;
  7.  insira informações adicionais e selecione “Continuar”;
  8. por fim, confira o resumo da cobrança e vá em “Emitir boleto”.

Pronto! O boleto foi emitido com sucesso.

A grande vantagem de emitir com a Efí é que, assim que você gera a cobrança, pode selecionar a opção de enviá-la automaticamente por e-mail ao seu cliente.

Se preferir, também pode compartilhar a cobrança pelo WhatsApp ou outras redes sociais com poucos cliques.

— Abertura de conta gratuita e sem mensalidade

#BÔNUS: como emitir Boleto com Pix

Imagem do boleto físico sobre um fundo laranja. Acima do boleto, a representação em 3D do logo do Pix e do QR Code.

Na Efí, seus boletos já são emitidos com o código de barras + QR Code Pix.

Ou seja: cliente pode escolher entre a forma tradicional ou o Pix para pagar a cobrança. 

Esse QR Code também vai configurado com data de vencimento, juros, multa e outros abatimentos. Ou seja, as mesmas configurações que também valem para o código de barras.

+ Descubra as tarifas para vender com a Efí
Cobradas apenas quando seu cliente pagar você 🧡

5 vantagens de receber por boleto

1. Alcance maior de pessoas 

Sabia que o Brasil tem 16,3 milhões de pessoas desbancarizadas (sem conta em banco) e outras 17,7 milhões sub-bancarizadas (que utilizam pouco ou não têm acesso aos produtos e serviços disponíveis no mercado)? É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva em 2021.

Pois é! Emitir boleto te ajuda a atrair mais clientes, já que não é necessário ser correntista de bancos para pagar a cobrança. Dá para fazer o pagamento em uma lotérica, por exemplo.

2. Envios por e-mail e até WhatsApp

Assim como emitir boleto é fácil, enviar esse documento para os clientes é muito prático. Isso é possível usando uma plataforma de gestão de cobrança de uma Instituição de Pagamento como a Efí.

Então, pense bem nisso se quiser gerenciar melhor a sua base de contatos, hein?!

Sem falar que é muito mais viável eliminar os boletos de papel e, assim, gerar economia com custos de papel e tinta da impressora. 

3. Controle da inadimplência

Com o boleto, seus clientes pagam a cobrança à vista. E, caso ele seja pago com atraso, você ainda pode escolher gerar ou não juros e multa ao consumidor. 

4. Oferta de descontos atrativos

As vendas à vista permitem que você ofereça descontos atraentes para os clientes. Vantagem que é bom para os dois lados, né?

Além disso, você pode oferecer descontos direto no boleto para clientes que pagarem antes do data de vencimento.

5. Possibilidade de automatizar

Outro recurso interessante é possibilidade de automatizar a emissão de boletos, especialmente para quem lida com muitos clientes todo mês.

Com o intuito de agilizar o processo de cobrança de prestadores de serviços, empresas e lojas virtuais, a Efí desenvolveu essa alternativa para facilitar a gestão empresarial. 

A emissão realizada em lote é possível quando os dados da fatura, como valor, item de cobrança, data de vencimento e forma de envio, forem os mesmos para todos eles.

Aqui, você pode emitir cobranças em lote via arquivos remessa no padrão CNAB 240planilhas ou integrando as APIs da Efí ao seu sistema.

— Se preferir, fale com nosso time comercial

Enfim, agora que você já sabe tudo sobre como emitir boletos, inclusive com QR Code Pix, vamos conhecer outras possibilidades com esse meio de pagamento!

Boleto avulso, parcelado e recorrente — quais são as diferenças?

📄 Boleto avulso

Bem, o boleto avulso é usado para compras que serão pagas em uma única parcela. É uma opção vantajosa a venda de produtos e serviços à vista.

📂 Boleto parcelado (também conhecido como carnê)

O boleto parcelado, como o próprio nome sugere, é usado em compras de valor alto que podem ser parceladas em mais vezes. Ou seja, o carnê é em uma série de boletos avulsos emitidos de uma só vez.

Aqui na Efí, você pode parcelar uma venda em até 24 vezes no boleto e ter a previsibilidade que todo negócio precisa.

Um conserto de computador é um exemplo de prestação de serviço que é entregue uma vez, mas pode ser parcelado se for interessante para seu negócio e para o cliente.

📅 Boleto recorrente (ou assinatura recorrente)

Outra possibilidade é o boleto recorrente que nada mais é do que a emissão automática e periódica, mensal ou bimestral, por exemplo, de boletos para os seus clientes.

Esse meio de pagamento é muito utilizado também por escolas, provedores de internet e operadoras de plano de saúde. Ou seja, é uma ótima opção empresas que trabalham com pagamento em mensalidades. 

Nesse caso, você cadastra a recorrência uma única vez e a gente envia os boletos por e-mail para os seus clientes — eliminando todo o trabalho manual e simplificando o seu dia a dia.

🔗 Link de pagamento

Por fim, você também pode gerar links de pagamento e permitir que seus clientes escolham pagar por boleto ou cartão de crédito.

Nesse caso, o boleto funciona apenas para compras à vista, mas é um opção interessante pois dá mais autonomia ao pagador.

Como acertar na plataforma para gerar boleto?

Normalmente, gerar cobranças com o banco pode deixar o processo mais burocrático para quem empreende.

Uma alternativa econômica e rápida é usar as plataformas de Instituições de Pagamento para emitir e gerenciar boletos.

Primeiramente, porque as operações são realizadas digitalmente nas IPs, gerando economia de tempo e mais produtividade. Dessa forma, é possível que você obtenha melhores tarifas ao realizar alguns serviços.

Além disso, elas fornecem ferramentas mais práticas para a gestão financeira do negócio, além de não cobrar tarifas para emissão, cancelamento e alteração, como geralmente acontece nos bancos tradicionais.

🔶 6 ferramentas da Efí para gestão financeira que prestadores de serviços precisam conhecer

Por fim, vale dizer que as Instituições de Pagamento são organizações reguladas e fiscalizadas pelo Banco Central. Elas são tão seguras quanto os bancos tradicionais, também supervisionados pelo BC. 

Efí: a Conta Digital com ecossistema completo para gestão de cobranças

A Efí Bank é mais do que uma Instituição de Pagamento.

Nós unimos as soluções tech, que você precisa para vender, gerar cobranças e administrar seus recebimentos ao bank, para que você tenha as soluções bancárias essenciais que precisa para cuidar das finanças do seu negócio em um só lugar.

E quando falamos em boleto, modéstia à parte, é a nossa especialidade! 😎

Aqui todos os boletos emitidos são registrados, não há mensalidade e nem tarifa de emissão, baixa ou cancelamento. É possível personalizar as cobranças com a cara da sua empresa e os boletos ainda vem equipados com o QR Code Pix, dando ao seu cliente a opção de escolher como pagar. 

Ah, e tem mais! Aqui você só paga uma tarifa única quando seu cliente te pagar. É uma garantia de que você não vai pagar nada a mais do que deveria.

Pode sonhar alto, que a gente te ajuda a chegar lá! Atuamos desde 2007 na emissão de boletos e gestão de cobranças e hoje apoiamos o dia a dia de mais 400 mil clientes. São pessoas que, assim como você, estão transformando a rotina dos seus negócios com uma tecnologia robusta, simples e eficiente. 🧡

Experimente a nossa conta digital PJ grátis

Administre seu negócio com alta tecnologia! Equipada com as soluções de cobranças mais avançadas do mercado, a Efí Empresas possibilita que você simplifique e automatize suas gestão financeira e de cobranças.

  • Tenha acesso ilimitado à Efí Pay — nosso ecossistema de meios de pagamento.
  • Emita cobranças grátis pela conta ou por APIs e só pague pelos recebimentos.
  • Monitore as cobranças pendentes, recebidas e inadimplentes.
  • Adicione usuários secundários com diferentes níveis de acesso.
  • Solicite o cartão PJ com benefícios Visa Platinum.
  • Faça transferências, depósitos, saques e muito mais.

A abertura de conta é 100% online e gratuita. Você ainda pode administrar a sua conta pela plataforma web ou app mobile — sempre ao alcance das suas mãos.

Ainda não tem CNPJ? Abra sua conta Efí Pro e comece a vender.

Muitos empreendedores perdem vendas por não usarem uma plataforma eficiente. Pense nisso!  

Ah, o controle das cobranças emitidas também é fácil, fácil na Efí!

Relatórios de cobrança na Conta Digital Efí Bank

Claro! A gente pensou em tudo para que você tenha uma experiência fácil de ponta a ponta.

Nas nossas contas digitais você tem controle total de todas as suas movimentações financeiras e pode monitorar de perto recebimentos confirmados, a receber e os clientes que estão inadimplentes em seu negócio.

Isso vai ajudar você a tomar decisões mais estratégicas, identificar eventuais dificuldades financeiras ou até mesmo oportunidades de crescimento:

🔸resumo diário das cobranças na página inicial da conta;
🔸gráficos visuais e fáceis de entender com todos os pagamentos confirmados, a receber e inadimplentes;
🔸consolidado de entradas e saídas de dinheiro dos últimos 12 meses já finalizados;
🔸relatórios de acordo com as suas necessidades de busca.

E então, viu como é fácil emitir e gerenciar boletos com a Efí? Agora você pode parar de desperdiçar seu tempo com gestão manual de cobranças, profissionalizando e automatizando a gestão mensal de boletos do seu negócio na Efí Bank.🧡

— E descubra como podemos ajudar seu negócio!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.