Boletos e Carnês

Como gerar boleto bancário: guia completo para emitir e gerenciar boletos com facilidade

Criado em 27 de mai. de 2022

(Atualizado em 4 de jul. de 2024)

Conhecido por ser uma opção de pagamento mais democrática, o boleto bancário é um grande aliado de quem empreende.

Para ter uma ideia, só em 2023, foram registradas 4,2 bilhões de transações feitas via boletos, o que totalizou cerca de R$ 5,8 trilhões, conforme divulgado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

E você, já sabe como gerar boleto bancário? Para te ajudar, preparamos um conteúdo bem explicativo para que você consiga compreender como gerar um boleto bancário. Continue a leitura e veja como é simples!

O que é boleto bancário?

O boleto bancário é um título de cobrança muito usado no Brasil para pagamento de produtos e serviços. É visto como um meio de pagamento democrático, pois pode ser pago em bancos, casas lotéricas, caixas eletrônicos e até mesmo online, além de ser uma boa opção para quem não usa cartão de crédito.

Além disso, o boleto é útil para quem tem ou não conta em banco. Pode parecer um ponto pouco relevante, mas um levantamento de 2022, realizado pelo Instituto Locomotiva, apontou que 3% dos brasileiros com 18 anos ou mais ainda não têm conta bancária, ou seja, são 4,6 milhões de pessoas, em média.

Raio-x do boleto bancário

Antes de saber como gerar boleto, é importante entender melhor como ele é composto. Por isso, aqui vai um pequeno raio-x do boleto bancário, com as principais informações contidas no documento. 

No boleto, você encontra diversos campos importantes, como:

  • sacado: nome completo ou razão social da pessoa, ou da empresa que realizará o pagamento;
  • cedente: nome completo ou razão social da empresa, ou da pessoa que está cobrando o valor;
  • data de vencimento: data limite para pagamento do boleto sem multas ou juros;
  • nosso número: é o número identificador único do boleto, gerado pelo cedente ou por um identificador que vincula a cobrança à conta, como no caso da Efì;
  • código de barras: uma representação gráfica emitida para leitura do boleto por meio de um raio vermelho presente em caixas eletrônicos e terminais de autoatendimento, facilitando o pagamento em caixas eletrônicos, terminais de autoatendimento, entre outros;
  • linha digitável: uma sequência numérica de 47 ou 48 dígitos que contém todas as informações do boleto bancário. É por meio da leitura dela que o documento é identificado e pago, e o valor correspondente é destinado à conta emissora;
  • QR Code Pix: uma imagem codificada em figuras quadriculadas que quando lida pela câmera de um dispositivo móvel, como o smartphone, retorna os dados de uma cobrança, conforme o manual de padrões de iniciação Pix do Bacen;
  • valor do documento: valor total a ser pago;
  • data de emissão: data em que o boleto foi gerado pelo cedente;
  • carteira: número que possibilita a segmentação/ carteirização do emissor pela instituição financeira do cedente. Em Efí, usamos a carteira fixa em “1”;
  • agência: número da agência bancária do cedente;
  • conta: número da conta bancária do cedente;
  • outras informações: valores de dedução, descontos, juros e multas, etc.

Todas as informações contidas no boleto bancário são fundamentais para garantir a segurança, o controle e a clareza dos pagamentos. Com isso, o consumidor consegue identificar facilmente as informações, o que impede pagamentos errados, além da sua empresa ganhar com cobrança eficiente, gestão otimizada, prática e com prevenção de fraudes.

Quer saber mais sobre os boletos? Veja, a seguir, o vídeo que fizemos para explicar tudo.

BOLETO BANCÁRIO: saiba TUDO com quem REALMENTE entende do assunto 😎

Tipos de boleto bancário

Sabia que existem vários tipos de boletos bancários? Essa diversificação depende da carteira de cobrança, ou seja, de como ele é gerado, e existem duas categorias principais: boleto registrado e sem registro

Conheça melhor cada um deles, domine o assunto e tenha sucesso na hora de vender no boleto. Veja!

Boleto registrado

O boleto registrado é uma forma segura de cobrança em que todos os dados do pagador e do emissor são fornecidos ao banco, incluindo CPF, CNPJ e endereço, juntamente com informações de pagamento. Esses detalhes são registrados junto ao Bacen na Plataforma Centralizada de Recebíveis (PCR) e podem ser consultados por todas as instituições do sistema financeiro, proporcionando segurança adicional.

Portanto, o boleto registrado dificulta fraudes, pois o banco pode monitorar e rastrear a emissão dos boletos, garantindo confiabilidade tanto para empresas quanto para consumidores.

Boleto não registrado

O boleto não registrado é uma opção de cobrança em que o título não é registrado no sistema do banco emissor até que seja pago, tornando-se, assim, uma alternativa prática e comum no comércio eletrônico. Nesse caso, o banco não tem conhecimento prévio do boleto e cobra a tarifa apenas quando o pagamento é efetuado.

Vale destacar que todos os boletos passaram a ter registro após as mudanças definidas pela Febraban, implementadas de 2015 até 2018, tornando o boleto não registrado inexistente.

Boleto balancete

O boleto balancete é uma opção muito usada por condomínios e escritórios de contabilidade. Esse documento apresenta uma demonstração prévia das movimentações financeiras do mês, como receitas, despesas e contas a receber, para os condôminos e clientes, trazendo mais transparência na prestação de contas.

#Bônus: como gerar boleto com Pix

Por último, temos o boleto com Pix! Os avanços na tecnologia trouxeram diversas novidades, entre elas, o revolucionário Pix que, além de facilitar transações, deixou o pagamento com boleto ainda mais eficiente e ágil.

Na Efí, os seus boletos já são emitidos com o código de barras + QR Code Pix automaticamente.

Com isso, seus clientes podem ter a liberdade de escolher entre as opções de pagamento mais democráticas do mercado — da tradição do boleto (agora, mais moderno do que nunca) até a rapidez do Pix.

Ah, e todas as configurações de data de vencimento, juros, multa, desconto e outros abatimentos são válidos tanto para o código de barras quanto para o QR Code.

E apesar de ter as duas alternativas, quando o seu cliente paga por um deles, o outro fica impossibilitado de ser usado. Sem riscos para o seu cliente e nem reclamações para você!

Além disso, ao escolher essa opção, a compensação é imediata! Explicamos tudo sobre essa novidade no vídeo abaixo. Veja!

Boleto avulso, parcelado e recorrente — quais são as diferenças?

Além dos tipos de boletos que definimos acima, existem outras particularidades desses documentos. Entenda, a seguir!

📄 Boleto avulso

O boleto avulso, também conhecido como boleto simples, é um método de pagamento para cobranças únicas e à vista. Ou seja, ele é emitido especificamente para uma única transação, como a compra de um produto, por exemplo.

Alguns dos seus benefícios são:

  • emissão rápida e fácil;
  • agilidade;
  • flexibilidade para o cliente final, que pode escolher como e onde pagar;
  • segurança;
  • caixo custo.

📂 Boleto parcelado

O boleto parcelado, também conhecido como carnê, é uma forma de pagamento que permite dividir o valor total de uma compra ou de um serviço em várias parcelas mensais, com vencimentos predefinidos.

Alguma das suas vantagens são:

  • possibilita que o seu cliente tenha acesso à compra de produtos ou serviços de alto valor;
  • poder de escolha da quantidade de parcelas que se adeque ao orçamento;
  • amplia o prazo de quitação da dívida;
  • estimula a compra e ajuda a impulsionar a venda para o empresário.

Dica: na Efí, você pode parcelar uma venda em até 24 vezes no boleto e ter a previsibilidade que todo negócio precisa.

📅 Boleto recorrente

O boleto recorrente, ou assinatura recorrente, é uma forma de pagamento com emissão automática e periódica, ideal para cobranças regulares, mensal ou anual, como assinaturas, planos de serviços, mensalidades e anuidades dos seus clientes.

Essa modalidade é amplamente usada por serviços de educação, planos de saúde, fornecedores de internet, entre outros. 

Vantagens

  • Facilidade de contar com um sistema automático, que emite os boletos por recorrência;
  • Melhora a experiência do cliente e ajuda na fidelização;
  • Com Efí Bank, você cadastra a recorrência uma única vez e os boletos são enviados por e-mail todos os meses para os seus clientes;
  • Elimina o trabalho manual e libera a sua equipe para focar no que importa.

VEJA TAMBÉM: Pix recorrente: como essa nova modalidade vai te ajudar a reter mais clientes?

🔗 Link de pagamento

O link de pagamento descomplica os recebimentos online, oferecendo praticidade, segurança e agilidade para diversas situações. 

Por meio de um simples link enviado ao cliente, você permite que ele realize o pagamento de forma rápida e segura.

Vantagens

  • Agilidade e segurança para que o seu cliente realize o pagamento;
  • Flexibilidade de pagar via boleto ou cartão de crédito.

Como emitir boleto em 8 passos simples na Efí

Quer saber como gerar boleto da maneira mais fácil? Na Efí, você pode emitir no app para celular ou na plataforma web. É só seguir o passo a passo abaixo:

  1. no menu, acesse “Receber (Cobranças)” → “Emitir cobrança”;
  2. escolha a opção “Boleto bancário”;
  3. escolha a forma de envio;
  4. escolha para quem deseja enviar a cobrança;
  5. selecione ou cadastre o item que deseja cobrar;
  6. defina a data do primeiro vencimento;
  7.  insira informações adicionais e selecione “Continuar”;
  8. por fim, confira o resumo da cobrança e vá em “Emitir boleto”;

Pronto! O seu boleto foi emitido com sucesso. ✅

Tão fácil quanto emitir um boleto de cobrança, é enviá-lo ao seu cliente. Na Efí, quando você gera o boleto, pode selecionar a opção de enviá-lo automaticamente por e-mail para o pagador ou baixar o documento e enviá-lo manualmente

Se preferir, também pode compartilhar a cobrança pelo WhatsApp ou por outras redes sociais com poucos cliques.

Quero gerar boletos de cobrança grátis na Efí

7 vantagens de gerar e receber por boleto de cobrança

Gerar e receber pagamentos por boleto de cobrança é bem vantajoso para o seu negócio. Além de proporcionar praticidade para quem cobra e para quem paga, os boletos oferecem segurança nas transações financeiras, facilitando o controle e a organização das finanças. 

Veja, a seguir, as diversas vantagens que essa forma de pagamento oferece.

1. Maior alcance de pessoas

Como abordamos no início deste conteúdo, o Brasil ainda tem cerca de 4,6 milhões de pessoas sem conta em banco, segundo o Instituto Locomotiva. Portanto, fornecer a opção de pagamento em boleto permite que tanto os “desbancarizados” quanto os correntistas, possam pagar com facilidade

2. Envio automático por e-mail e fácil pelo WhatsApp

Assim como gerar um boleto de cobrança é fácil, enviá-lo para os clientes também é muito prático. Isso é possível usando uma plataforma de gestão de cobrança de uma Instituição de Pagamento como a Efí, que permite o envio automático por e-mail, WhatsApp e outras redes sociais.

Com isso, você ganha em agilidade e eficácia de processos, pois tudo é feito por meios digitais. Sem falar que é muito mais viável eliminar a impressão de boletos, né? É bom para o planeta e mais econômico para o seu bolso.

3. Controle de inadimplência

Uma forma de se antever aos atrasos de pagamento é configurar juros e multa nos boletos. Além disso, aqui, na Efí, você ainda pode contar com dezenas de soluções contra a inadimplência para receber sempre em dia.

Usando a régua de cobrança, por exemplo, você pode configurar disparos automáticos de lembretes para os seus clientes antes da data de vencimento.

4. Oferta de descontos atrativos

Quem não gosta de um desconto, não é mesmo? É bom para o seu cliente e, claro, também é bom para você, afinal, dinheiro em caixa mais rápido é muito bem-vindo. 

Você pode oferecer descontos diretamente no boleto para clientes que pagarem antes da data de vencimento. Esse é mais um recurso para estimular os seus clientes a fazer os pagamentos em dia, evitando a inadimplência.

5. Possibilidade de integrar e automatizar

Que tal deixar a sua emissão de boletos de cobrança no automático? Você pode economizar muito recurso e tempo, principalmente se lida com muitos clientes todo mês.

Com a API Cobranças, é possível automatizar e escalar a geração de boletos com Pix para prestadores de serviço, lojas virtuais, empresas e softwares.

Aqui, você pode emitir cobranças em lote via arquivos remessa no padrão CNAB 240, planilhas ou integrando as APIs da Efí ao seu sistema.

Automatize a emissão de boletos com a Efí.

6. Redução de custos operacionais

A tecnologia sempre facilita a vida, certo? Gerando boletos bancários pela Efí Bank, você automatiza as tarefas repetitivas da sua empresa e, assim, libera tempo e recursos da sua equipe. Ainda reduz erros e elimina os atrasos, passando a ter mais precisão e confiabilidade.

E o melhor: a emissão é gratuita!.

7. Diversificação de formas de pagamento

Oferecer mais possibilidades para os seus clientes, como recebimento por boleto, Pix ou cartão de crédito, torna a sua venda bem mais atrativa, já que passa a atender um número maior de pessoas e necessidades diversas. Com isso, você impulsiona os negócios e tem mais chances de fidelizar os consumidores.

Agora que você já sabe tudo sobre como gerar boletos, inclusive boletos com Pix, vamos descobrir como encontrar a plataforma de pagamentos que é o match perfeito para o seu negócio?

Como acertar na plataforma de pagamentos para gerar boleto?

Muito além de explicar como gerar um boleto, queremos que você acerte na escolha da plataforma de pagamentos. Sabemos que isso influencia diretamente no sucesso financeiro do seu negócio.

Por isso, veja algumas dicas importantes para fazer a escolha certa.

Segurança da plataforma

Priorize uma plataforma que ofereça altos padrões de segurança para proteger os dados financeiros e pessoais dos seus clientes. Procure por recursos como criptografia de ponta a ponta e conformidade com padrões de segurança.

Facilidade de uso

Tem que ser bom para você e para seu negócio. Optar por uma plataforma que seja fácil de usar, com recursos como interface amigável, integração com sistemas de gestão e suporte técnico eficiente podem fazer toda a diferença.

Analise os custos da operação

Compare os custos associados ao uso da plataforma, incluindo taxas de transação, mensalidades e custos adicionais. Certifique-se de escolher uma opção que ofereça um bom custo-benefício, levando em consideração não apenas o preço, mas também os recursos e as vantagens oferecidas.

🔶 6 ferramentas da Efí para gestão financeira que prestadores de serviços precisam conhecer.

Efí Bank é a Conta Digital com plataforma de pagamentos especialista em boletos

Efí: conheça sua Conta Digital para negócios!

A Efí Bank é mais do que uma Instituição de Pagamento.

Nós unimos as soluções digitais que você precisa para vender, gerar cobranças e administrar os seus recebimentos, a fim de que você tenha as soluções bancárias essenciais que precisa para cuidar das finanças do seu negócio em um só lugar.

E quando falamos em boleto, modéstia à parte, é a nossa especialidade! Aqui, todos os boletos emitidos são registrados, não há mensalidade e nem tarifa de emissão, baixa ou cancelamento. Afinal, tem que ser justo para você e para o seu negócio.

É possível personalizar as cobranças com a cara da sua empresa e os boletos ainda virão equipados com o QR Code Pix, dando ao seu cliente a opção de escolher como pagar.

Ah, e tem mais! Aqui, você só paga uma tarifa única quando o seu cliente te pagar. É uma garantia de que você não vai pagar nada a mais do que deveria.

Pode sonhar alto, que te ajudaremos a chegar lá! Atuamos desde 2007 na emissão de boletos e na gestão de cobranças e, hoje, apoiamos o dia a dia de mais de 400 mil clientes. São pessoas que, assim como você, estão transformando a rotina dos seus negócios com uma tecnologia robusta, simples e eficiente. 🧡

Experimente a nossa Conta Digital PJ grátis

Administre o seu negócio com alta tecnologia! Equipada com as soluções de cobranças mais avançadas do mercado, a Conta Digital PJ Efí Empresas possibilita que você simplifique e automatize a sua gestão financeira e de cobranças:

  • tenha acesso ilimitado à Efí Pay — nosso ecossistema de meios de pagamento;
  • emita cobranças grátis pela conta ou por APIs e só pague pelos recebimentos;
  • monitore as cobranças pendentes, recebidas e inadimplentes com facilidade;
  • adicione usuários secundários com diferentes níveis de acesso para ajudar na gestão;
  • solicite o cartão PJ sem anuidade e com benefícios Visa Platinum exclusivos;
  • faça transferências, depósitos, saques e muito mais, sem custo.

A abertura de conta é 100% online e gratuita. Você ainda pode administrar a sua conta pela plataforma web ou pelo aplicativo — sempre ao alcance das suas mãos.

Abrir conta PJ grátis e emitir boletos é com a Efí

Ainda não tem CNPJ? Abra a sua conta Efí Pro e comece a vender.

Muitos empresários perdem vendas por não usarem uma plataforma de pagamentos eficiente. Pense nisso!

Se preferir, fale com nosso time comercial.

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.