Manter-se atento à concorrência permite que se tenha um controle mais apurado do mercado. Assim, é possível verificar as tendências para manter a fidelidade dos clientes. Para ficar de olho nas estratégias da concorrência, você pode utilizar algumas ferramentas bem simples. Além de ter acesso a informações privilegiadas, você poderá criar novos diferenciais competitivos para o seu e-commerce. Quer saber que ferramentas são essas? Então confira já nosso post:
Se os seus concorrentes costumam enviar newsletters para os clientes, está aí uma grande chance de você saber que tipo de conteúdo eles estão criando, quais são as chamadas de ação que utilizam e como fisgam os clientes para fechar mais vendas.
Os blogs são ferramentas de comunicação aberta, que podem ser consultados por qualquer pessoa. Portanto, não se acanhe em acompanhar o blog dos seus concorrentes. Já que a informação está lá, certifique-se de que ela será lida e utilizada a seu favor.
Seguir seus concorrentes nas mídias sociais também não faz mal, sendo uma maneira de manter com eles um bom relacionamento e saber das novidades lançadas. Aproveite para fazer uma análise dos conteúdos que eles compartilham e do número de interações dos seguidores das páginas. Essas informações podem ser valiosíssimas para que se tenha insights inovadores e acabar arrebatando ainda mais clientes.
Essa é uma ferramenta extremamente útil e eficaz para o acompanhamento das menções de seus clientes na internet. O Google Alerta oferece a possibilidade da configuração de alertas de acordo com palavras-chave buscadas e cadastradas, avisando por e-mail sempre que surgir uma novidade relacionada ao tópico na rede. Já que você é avisado imediatamente, não é preciso gastar esforços e tempo na busca manual por resultados.
O SEMrush é uma ferramenta própria para o acompanhamento da concorrência, funcionando a partir da definição de palavras-chave buscadas na internet. Por meio desse recurso, você fica sabendo quem são seus concorrentes na rede, quais estratégias eles estão usando, quais são suas landing pages, onde estão seus botões de call to action e seus backlinks, por exemplo.
O Social Mention funciona como um buscador. Você insere determinada palavra-chave, como o nome do seu concorrente, e obtém uma lista das menções feitas a ele. Além disso, a ferramenta proporciona um relatório que indica a força do termo, ou seja, se ele é relevante na internet, qual é o sentimento expressado ligado ao termo buscado — se é positivo ou negativo —, qual a probabilidade de os internautas estarem falando sobre aquilo no momento e o alcance das menções.
Mas atenção: estar de olho nas ações da concorrência não significa copiá-las, mas, sim, aproveitá-las como vantagem para criar ações mais eficazes e criativas, visando conquistar os clientes de forma diferenciada. Aproveite as informações que obtiver, mantendo o foco no seu trabalho e no seu e-commerce, preservando as características que o tornam único. A identidade de uma empresa não deve mudar, sob pena de perder clientes e acabar descaracterizando sua atividade.
Além de monitorar a concorrência, busque estratégias para se diferenciar no mercado. Um bom atendimento pode ser essencial para se destacar. Aproveite e confira como melhorar o atendimento ao cliente
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