Criar uma reputação na internet é um trabalho árduo, mas recompensador. Em especial para lojas virtuais, pois quanto melhor a reputação, mais chances de atrair clientes e realizar mais vendas. Então, como melhorar o prestígio do seu e-commerce? A resposta é: aumentando a confiança dos clientes. Então quer saber como fazer isso? Confira nosso post na íntegra!
O visual da sua loja é um aspecto primordial para adquirir confiança dos clientes. Templates prontos com pouca ou nenhuma customização e que oferecem recursos escassos não podem ser a base da sua página. Portanto, invista em um layout atraente, facilmente navegável e com design responsivo. Insira links que levem ao destino proposto e evite pop-ups aparecendo o tempo todo. Conte com o serviço de um profissional especializado na área para fazer isso!
O quesito segurança é o que faz com que boa parte das pessoas desistam de fazer compras na internet. Muitos usuários têm medo de terem seus dados divulgados na rede ou serem vítimas de algum golpe. Sendo assim, invista em mecanismos de segurança de dados para o seu site, como sistemas antifraude, criptografia de dados e selos de qualidade. Assim, quanto mais segurança você oferecer, mais confiança dos clientes terá.
A criação de conteúdo de qualidade é um dos requisitos básicos para que o seu e-commerce se torne referência na internet. Assim, proporcionalmente haverá uma melhora na confiança dos clientes e maior credibilidade junto ao público-alvo. Não fique preso às descrições de produto, traga curiosidades, dê dicas que agregam para quem estiver consumindo seu conteúdo. Além disso, você ainda pode criar um blog ou utilizar suas redes sociais para educar o cliente, ensinando-o a fazer algo inovador. Isso o motivará a consultar o seu site mais vezes, levando-o a uma interação muito maior com a sua marca.
Um e-commerce precisa de mais de um canal de relacionamento com o cliente. Portanto, invista em atendimento telefônico, via chat, via SMS, via e-mail, entre outros, e divulgue-os. A possibilidade de entrar em contato com a sua loja sempre que for necessário, gera mais tranquilidade. A agilidade nas respostas também é fundamental. Esses fatores contribuem para a confiança dos clientes.
Se você pretende atender o seu cliente da melhor forma possível, precisará ter várias formas de pagamento disponíveis. Cartões de crédito e boleto bancário são algumas das opções que você pode oferecer. Dessa forma, quanto mais variedade, maior a probabilidade de agradar o cliente e fechar uma compra. Para facilitar, você pode contratar os serviços de um intermediador de pagamentos. Assim, além de não precisar negociar com instituições bancárias, você também oferece transações seguras no seu site.
Ao vender um produto no seu e-commerce é preciso informar um prazo para a entrega. Para não furar com o cliente e respeitar os direitos do consumidor online, estipule dois ou três dias a mais do que o previsto. Assim, você evita qualquer problema para que o cliente não seja afetado. Tenha sempre em mente que ele conta com a mercadoria no dia em que você prometeu.
Permitir que seus clientes avaliem o processo de compra e o produto é uma maneira de deixá-los à vontade para dar feedbacks. Utilize estas informações para o crescimento do seu negócio! Assim, outras pessoas saberão como é a experiência de compra na sua loja virtual. Para os comentários negativos, sempre dê um feedback. Entre em contato e resolva o quanto antes o problema do cliente. Não se esqueça de depois de perguntar se ele se sentiu satisfeito com a solução. Lembre-se que ao responder uma reclamação, você está falando não somente com que criticou. Por ser visível, todos os interessados em comprar na sua loja ficarão de olho nessas respostas. Esses são problemas primordiais para conquistar a confiança dos clientes.
Informe ao e-consumidor qual é a política de privacidade do seu e-commerce. Faça-o conhecer as medidas de segurança que utiliza para manter seus dados em segredo. Outra boa conduta é evidenciar como se utiliza esses dados para outros fins que não o cadastro da empresa. Jogar às claras é melhor do que ter problemas futuros por falta de informação.
Estabeleça critérios para as trocas e devoluções de produtos e informe-os aos clientes. Não se esqueça de que esta política deve estar de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
Conquistar a confiança e a credibilidade do público em sua loja virtual depende de uma série de medidas que devem ser tomadas antes, durante e depois da compra. Então reveja todo o processo do seu e-commerce e analise o que pode ser implementado ou melhorado. Dessa maneira, seus clientes vão se sentir ainda mais satisfeitos e você conquistará a confiança dos clientes!
E você, quais são as suas estratégias para melhorar a confiança do seu público consumidor? Assine nossa newsletter, baixe ebooks gratuitos disponíveis e fique ligado nos próximos conteúdos !
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