E-commerce e negócios digitais

O que considerar ao criar o layout da minha loja?

Criado em 27 de nov. de 2014

(Atualizado em 14 de mai. de 2024)

Cores e disposição para criar um layout harmônico

As cores e a disposição dos produtos devem ser escolhidos prezando pela harmonia dos elementos, criando, assim, um visual limpo e agradável aos olhos do visitante. Quanto mais simpático for o layout, mais tempo o visitante passará no seu e-commerce, aumentando, consequentemente, as chances de vendas. Certifique-se de não sobrecarregar a página com cores ou elementos demais, já que, nesse caso, menos costuma ser mais! E sempre tenha em mente essas questões para criar um layout funcional.

Disponibilidade

Seu e-commerce está sempre disponível ou frequentemente tem problemas que impedem os consumidores de acessá-lo? A disponibilidade da sua loja virtual tem a ver com muitos requisitos, entre eles um layout leve e de fácil carregamento. Viu como a quantidade de fatores influencia até nesse ponto?

Navegabilidade

Como você se sente navegando no seu e-commerce? Um ás do volante ou uma carroça? A navegabilidade da sua loja é a mola propulsora para que seus clientes percorram mais páginas em menos tempo, gerando, assim, um maior contato com seus produtos e, consequentemente, uma maior e mais rápido fechamento de vendas.

Responsividade

Em quais plataformas seu e-commerce funciona: somente em navegadores padrão ou também em smartphones, tablets e iPads? A responsividade é um dos requisitos mais importantes para manter o layout do seu site sempre o mesmo, independentemente do dispositivo por meio do qual o cliente está navegando.

Inserção de imagens

Além de as imagens dos artigos à venda obedecerem a um padrão mínimo de qualidade, deve-se disponibilizar quantas fotos forem possíveis. Assim você mostra os produtos em seus mais diversos ângulos, para que se possa ver seus detalhes. Uma boa dica é procurar hospedar essas imagens em um outro servidor, para que sua página não fique muito pesada.

Barra de buscas

Quando um visitante está em busca de um produto específico, o caminho mais natural é que lance um termo ou palavra-chave na ferramenta de buscas do seu site, não é mesmo? Portanto, deixe essa barra de buscas bem à vista. Dessa maneira o possível cliente pode encontrar mais rápido o que precisa, não desistindo no meio do caminho. Assim, você garante que ele não e parta para a concorrência.

Filtros

Como os resultados das buscas nem sempre são tão assertivos quanto seus clientes gostariam, que tal disponibilizar alguns filtros para que eles encontrem o que procuram mais rapidamente? Filtros por preço, marca e disponibilidade, por exemplo, auxiliam bastante na hora da compra.

Formas de pagamento

Deixar bem à vista quais são as condições e formas de pagamento é um dever do lojista de e-commerce. O cliente deve ter todas as informações necessárias para se decidir sobre a efetivação da compra sem precisar passar por diversas páginas e etapas até conseguir obter uma informação mais precisa.

Cálculo do frete

Dar a possibilidade de o cliente verificar o valor do frete antes de chegar ao checkout evita desperdício de tempo tanto para ele como para você, já que essa informação é de extrema relevância para a tomada da decisão final. Portanto, mantenha seu cliente sempre muito bem informado.

Agora que seu checklist para a mudança do layout está pronto, é hora de colocar as mãos na massa! Comente nas nossas redes sociais e nos conte: o que precisa ser mudado no seu site? Ficou ainda alguma dúvida ou tem uma sugestão a dar? Divida seus questionamentos e suas dicas conosco Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

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