A área de gestão financeira é uma das mais importantes de qualquer negócio, afinal, ela é responsável por manter o equilíbrio das contas. Esse gerenciamento inclui organização e planejamento, registro e acompanhamento das entradas e saídas financeiras. Além disso, realiza a análise e controle de contas a pagar e receber, entre outras ações estratégicas.
Todas essas ações possibilitam que o gestor tenha uma visão clara a respeito do fluxo financeiro do negócio. Com isso, será muito mais fácil planejar os próximos passos e desenvolver estratégias de crescimento. Assim, você pode garantir que a saúde econômica que toda empresa precisa para alcançar seus objetivos.
Assim, foram listadas quatro dicas práticas para ajudar nas dúvidas dos gestores. Dessa maneira, buscamos ajudá-los com informações sobre como garantir o controle de contas a pagar e receber. Então, boa leitura!
Manual Financeiro Para Empreendedores
Use ferramentas de gestão para garantir que todas as contas, datas e valores de pagamentos sejam registrados. Com todas essas informações em um só lugar, o trabalho de gerenciamento será muito mais eficiente.
As planilhas de controle financeiro também podem ser úteis nessa etapa. No entanto, há outras ferramentas com muito mais recursos que facilitam a função. Lembre-se de que todas as contas precisam ser incluídas nesse controle, até mesmo aquelas de baixo valor, nenhuma fatura deve ficar de fora do controle.
Assim como na vida pessoal, a regra de não gastar mais do que recebe se aplica também na gestão financeira das empresas. E, para evitar esse problema, o registro de todas as contas se torna imprescindível, pois é por meio desse controle que o gestor saberá exatamente o quanto pode ou não gastar em cada período.
O endividamento é um dos problemas mais recorrentes nas empresas que não priorizam uma boa gestão estratégica. O resultado é um negócio sem perspectivas de crescimento e com falta de recursos para que todas as suas atividades sejam plenamente desenvolvidas.
No que diz respeito às contas a receber, muitas vezes é preciso oferecer algumas facilidades aos clientes. É interessante que a empresa seja flexível quanto às formas de recebimento, como pagamentos via boletos e carnês, por exemplo.
Em algumas situações, é preciso também estar mais aberto a negociações de prazos para o recebimento. Nesses casos, é importante que todas as informações de contas a pagar e receber sejam analisadas, a fim de evitar desequilíbrios no fluxo de caixa.
Como uma Instituição de Pagamento pode turbinar as vendas do seu negócio?
Outra regra fundamental que faz parte do dia a dia de negócios é o estabelecimento de metas e, para isso, não se pode abrir mão de um bom planejamento. É preciso negociar datas e prazos que beneficiem a empresa, garantir que os custos e as despesas não ultrapassem as receitas, pagar as contas no prazo certo e estar atento quanto a possíveis necessidades de renegociações.
Mesmo trabalhando com uma gestão eficiente, diversos imprevistos podem acontecer e criar algum tipo de instabilidade financeira no negócio. Para minimizar os riscos causados por essas situações inesperadas, a melhor dica é sempre trabalhar seguindo um planejamento.
Com isso, chegamos à conclusão de que para manter o controle das contas a pagar é preciso começar registrando tudo. E isso vale até mesmo os pequenos valores, que não podem ser deixados de fora da supervisão. A empresa também precisa estar atenta às dívidas, para que não comprometam o negócio, e facilitar as formas de pagamento, como medida que pode ajudar a evitar desequilíbrios no caixa. Lembre-se: para que todas as estratégias funcionem, é preciso ter planejamento.
Se você gostou dessas dicas para manter o controle de contas a pagar e receber, aproveite também para ler o nosso post sobre política de cobrança. Esse é um outro assunto muito importante para a gestão das empresas!
Compartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.