E-commerce e negócios digitais

Aproveite as datas comemorativas no seu e-commerce!

Criado em 5 de out. de 2015

(Atualizado em 14 de mai. de 2024)

Sabe-se que, para o comércio tradicional, o calendário contém algumas datas comemorativas que representam grandes oportunidades de aumento de vendas. E a melhor notícia é que, para o e-commerce, elas também podem ser de grande utilidade.

A esse tipo de experiência de consumo virtual são reservadas uma série de benefícios específicos. Não ter que enfrentar filas, não perder tempo em trânsito, comparar os preços confortavelmente e ter livre acesso a uma grande variedade de artigos são alguns deles. Por esses e outros motivos, são muitas as pessoas que preferem essa modalidade de comércio hoje em dia no Brasil. Esse desejo aumenta muito quando falamos de vendas sazonais, como natal, dia das mães, dia dos pais, etc.

Você quer saber como atrair esses consumidores em datas comemorativas especificamente rentáveis? Então não deixe de conferir agora mesmo nosso post:

A ocasião faz a promoção

Algumas datas comemorativas movimentam o comércio como um todo. Já outras são exclusivas do comércio eletrônico — como o dia do frete grátis, por exemplo. Escolha, dentre todas as opções de datas, as menos evidentes e que mais se relacionem com o seu tipo de produto ou serviço.

Tenha em mente a segmentação do seu público na hora de escolher o tipo de comunicação que vai usar. Investir em datas comemorativas menos conhecidas pode trazer mais movimento para períodos em que normalmente há pouca procura. O público do universo geek pode, por exemplo, apreciar uma referência ao aniversário de algum game clássico ou de personagens muito conhecidos dentro desse universo. Abuse da criatividade para alavancar suas vendas sazonais durante as datas comemorativas!

Mas para vender essa ideia, é preciso, antes de tudo, um bom planejamento. A campanha deve ser divulgada com grande antecedência. Assim, a logística das encomendas não é afetada e seus clientes podem receber os pedidos em tempo hábil.

A importância do capricho no visual

Invista na caracterização da sua página. Isso vai torná-la mais atrativa, fazendo com que os visitantes tenham certeza de que os produtos e preços estão relacionados a uma data comemorativa.

A aparência do site tem que estar claramente associada ao tema da data celebrada. Os produtos em destaque serão vistos como em uma vitrine. Por isso, as especificações de preço e as condições de pagamento devem estar bem visíveis. Lembre-se de que é importante resumir a negociação a poucos cliques das vendas sazonais. Afinal, o consumidor tem toda a liberdade de fazer pesquisas por melhores preços e condições de compra.

O auxílio das redes sociais e e-mails

 

Auxílio das redes sociais nas datas comemorativas

Abuse das redes sociais para ajudar na divulgação das campanhas das vendas sazonais. Publique textos irresistivelmente convidativos, que convoquem o consumidor a visitar a página e conhecer as promoções. É interessante também enviar ou ofertar um número limitado de cupons de desconto.

Dedique um tempo à preparação de uma newsletter bem convidativa. E para que esse tipo de divulgação tenha êxito, é fundamental ter a sua base de dados atualizada. Os nomes, números de telefone e outros dados têm que estar ativos para que se alcance bons resultados. O envio de newsletters por e-mail ainda é uma ferramenta potente de divulgação. Ela conserva um ar de exclusividade que, se bem explorado, pode fidelizar o cliente.

O planejamento da ação para vendas em datas comemorativas

Para se fazer um planejamento de campanha para vendas sazonais, é bom levar em consideração outros fatores, externos ao negócio. O aumento da inflação ou o período de início de ano, quando muitos consumidores têm um acúmulo de contas extras a pagar, por exemplo. Esse cuidado e essa percepção vão ajudá-lo a manter as expectativas em um nível mais realista. Desta forma, você pode prevenir gastos excessivos para garantir a sobrevivência saudável do empreendimento.

Pesquise por fornecedores antecipadamente e tenha atenção com os prazos. Crie sua estratégia para a execução das ações relacionadas às datas comemorativas. Com o tempo, você vai amadurecendo a ideia, aprimorando-a e testando resultados.

Efetue um planejamento financeiro prevendo, tanto quanto possível, as operações que fogem ao padrão. É de grande valia, por exemplo, verificar, antes da promoção da campanha, se seu site realmente terá capacidade para receber um número maior de acessos. E é bom se lembrar que, se tudo ser certo, as vendas aumentarão. Então trate de preparar o estoque!

Bons resultados têm, por trás, estratégias muito bem planejadas e executadas. E então, já começou a pensar em sua próxima ação? Que outros cuidados você toma na elaboração do projeto da campanha? Comente nas nossas redes sociais e compartilhe suas próprias dicas conosco Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin!

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