Uma das principais tendências do e-commerce para os dias atuais é a venda de produtos e serviços por meio de dispositivos móveis. Comprar através de tablets e smartphones já é uma realidade inúmeras opções.
Se você tem uma loja virtual deve estar comemorando, certo? Mas será que o seu e-commerce está preparado para ser acessado via dispositivos móveis? Para ter certeza de que os usuários terão acesso ao seu site em qualquer plataforma, prepare-se para o mobile commerce com o design responsivo. Saiba como isso pode ajudar não perder mais oportunidades de venda pelo celular!
Há uma variedade de tamanhos e dimensões de telas, configurações de dispositivos e conexões de internet. Isso faz com que cada site seja exibido de uma forma em cada uma dessas situações. Nesse contexto, o design responsivo surge com diversas técnicas de produção de sites. O objetivo delas é ter sempre a melhor visualização em todos os dispositivos usados para acessar as páginas.
Imagine que um monitor de desktop Full HD (com as dimensões de 1920 por 1080 pixels) visualiza o site com o máximo de espaço útil para a exibição de todos os elementos de uma página. Um smartphone que acessa o mesmo site tem tanto a resolução quanto o tamanho bastante reduzidos. Porém, se a formatação do site fosse igual, seria praticamente impossível navegar confortavelmente por suas páginas. É aí que entra o design responsivo. Ele ajusta a formatação deste site, de acordo com critérios de usabilidade e acessibilidade adequadas a cada caso.
Para uma loja virtual ter bom desempenho para usuários de dispositivos móveis, é imprescindível que a plataforma esteja preparada para o acesso em telas pequenas e sensíveis ao toque. Afinal de contas, não é apenas o tamanho da tela que faz diferença. A navegação com teclado e mouse é bem distinta da interação com os elementos de uma interface apenas com as pontas dos dedos.
Lembre-se que um e-commerce precisa ser acessível em todos os dispositivos. Assim, para a navegação estar adequada ao touchscreen, a saída é ter um site com design responsivo bem acertado para cada variação de tela.
Além disso, ainda há outra variante que até pouco tempo ninguém pensaria em considerar. Com o uso massivo de smartphones e tablets com sensores de posicionamento, é possível usar esses dispositivos tanto com a orientação de tela vertical quanto horizontal. Isso faz muita diferença no aproveitamento do espaço útil dessa interface.
Por fim, a usabilidade é um fator determinante para uma experiência positiva – ou não – de um usuário em determinado e-commerce. Quando se fala em comércio eletrônico, essa experiência pode ser determinante para turbinar as vendas nos dispositivos móveis. Esse já é um bom motivo para adotar um design responsivo, concorda?
Agora confira também as nossas dicas para ter uma gestão eficiente da sua loja virtual!
Compartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.