Se você decidiu investir em SaaS (Software as a Service) é porque já sabe que o mercado para esse tipo de negócio está cada vez mais aquecido. E, por enquanto, sem sinais de abrandamento, certo? O avanço permitido pela Computação em Nuvem deu aos empresários a possibilidade de adquirir e trabalhar com os mais diversos SaaS (softwares) necessários ao seu negócio. Isso tudo de forma muito mais prática e econômica, dando a eles, inclusive, vantagem competitiva diante da concorrência. Além de dispensar a necessidade de especialização para instalação e configuração do programa, o SaaS permite que esses empresários acessem seus sistemas dos mais diversos dispositivos móveis, em qualquer lugar onde a internet alcance.
Porém, quando o tema é SaaS, nem sempre ter um bom produto é garantia para o sucesso. Como todo negócio em fase inicial, é preciso investir em atrair clientes e aumentar a visibilidade da sua marca. No nicho de SaaS, o desafio é ainda maior já que estamos falando, geralmente, de um público altamente segmentado. Quem vende um software para gestão de e-commerce, por exemplo, deve lançar mão de estratégias muito focadas neste público, investindo em marketing para proprietários de comércio online.
Quer saber mais sobre como atrair clientes para sua empresa de SaaS? Veja abaixo quatro dicas infalíveis!
SaaS lembra modernidade, que lembra tecnologia, que lembra internet, que é onde toda essa história começou. E, apesar de a rede ser hoje um dos ambientes mais importantes para todas as boas estratégias de marketing, empresas de SaaS investirem em marketing digital é quase um item obrigatório. Pense que, além da possibilidade de atuar de forma muito mais segmentada que com as mídias tradicionais, na rede é possível conversar com o público-alvo, conhecer seus interesses e necessidades. E, claro, atrair novos olhares através da oferta de conteúdo relevante.
A presença nas redes sociais é importante para seu negócio, bem como o investimento em SEO/SMO, além de conteúdo para seu site, blog e e-mail marketing. Todas essas táticas devem estar na sua lista de prioridades. Lembre-se também que uma boa estratégia de marketing digital deve incluir técnicas de acompanhamento e medição para levantamento e análise dos resultados da mesma.
Acredite, é impossível ter uma boa estratégia de marketing digital sem investir em produção de conteúdo. Isso porque, para obter a atenção do seu público na rede, é preciso oferecer conteúdo elaborado, que atenda de alguma forma as necessidades dele. Além disso, um bom plano de marketing digital para SaaS deve ser totalmente focado no usuário final do software. E, por isso, todo conteúdo publicado nas redes sociais, blog, site e veiculado via e-mail marketing deve ser relevante para ele.
Como fazer conteúdo relevante? Conhecendo seu público, escolhendo os canais ideais de atuação, criando e seguindo um cronograma de postagens constantes e, claro, acompanhando os resultados dessas ações. Esse acompanhamento é uma forma de saber se o conteúdo está realmente sendo consumido. Esse é o passo número um para atrair mais clientes para seu negócio.
Depois que seu lead chegou ao seu site (ufa!), é hora de avançar no processo de venda. E uma ótima maneira de fazer isso é permitindo que esse lead teste uma versão trial (gratuita) do seu software. Você pode, por exemplo, criar uma versão beta do produto. Essa função é disponibilizada sem algumas funcionalidades, só para que a lead se aproxime e conheça o potencial do sistema. Enquanto ela testa, você nutre a relação com conteúdos ainda mais ricos e específicos. Você pode realizar tutoriais de uso, videoaulas explicando todas as funcionalidades, eBooks informativos, entre outros conteúdos.
Pode parecer básico, mas otimizar as formas de pagamento é FUNDAMENTAL para atrair novos clientes. Vai me dizer que você nunca deixou de comprar um produto porque não aceitavam cartão de crédito? Ou porque o e-commerce não permitia o pagamento via boleto?
Pense que empresários, especialmente os clientes de SaaS, buscam praticidade na hora de fazer a gestão financeira do seu negócio. Ofereça a opção de pagamento via boleto para seus clientes, envie-os por e-mail, facilite a vida dele! Você ainda ganha otimizando sua própria gestão financeira!
Quais são suas principais dificuldades na hora de divulgar sua SaaS? Acompanhe-nos para se manter informado e comente suas dúvidas nas nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!
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