Finanças e Gestão

5 dicas campeãs para controlar as despesas fixas da sua empresa

Criado em 26 de set. de 2014

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Para que sua empresa tenha uma vida financeira saudável, é necessário ter um orçamento organizado. Possuir um rígido controle sobre todos os valores que entram e saem é imprescindível para o crescimento e a prosperidade de qualquer negócio. E para que você fique por dentro de uma das mais importantes etapas desse processo, listamos 5 dicas campeãs para controlar as despesas fixas da sua empresa. Quer saber mais sobre esse tema? Então confira agora essas dicas imperdíveis:

1. Anote todas as suas despesas fixas

Independentemente de você ter uma renda fixa ou variável, algumas de suas despesas estarão sempre ali todo começo de mês. Essas são, então, suas despesas fixas, que não estão relacionadas com suas vendas. Tendo ou não um bom mês comercial, você precisará quitá-las. Para começar a fazer um controle efetivo sobre o que você tem obrigatoriamente que pagar mensalmente, é preciso fazer um levantamento de todas as suas contas e deixá-las devidamente registradas.

2. Analise a sua renda

Como as despesas fixas estarão presentes todos os meses, é importante que você analise qual o mínimo que precisa ser gerado para cumprir com suas obrigações financeiras básicas. A subtração desses valores precisa sempre ser positiva. Pois, além das despesas fixas, você ainda terá que pagar as variáveis.

3. Não se endivide

O descontrole financeiro na hora de pagar as suas contas pode virar uma bola de neve. E essa situação, com o tempo, vai ficando cada vez mais difícil de administrar. Por isso, faça, sempre que possível, seus pagamentos em dia. Mas caso precise de aportes financeiros para controlar seu orçamento, verifique as taxas de juros que as contas podem gerar. Portanto, se programe para pagar todas as parcelas dentro do vencimento. Senão, quando você pensa ter conseguido resolver um problema, outro ainda maior acaba surgindo.

4. Faça uma poupança e invista

Eventualidades acontecem. Mesmo quando você tem todas as suas despesas fixas programadas para serem pagas adequadamente, podem surgir imprevistos que o levarão a ter problemas para cumprir com suas responsabilidades financeiras. Para não ter que enfrentar essa questão, você precisa poupar um pouco todos os meses para evitar os possíveis apertos. Além de guardar uma determinada quantia, é importante também que você invista em uma aplicação faça seu dinheiro render.

5. Utilize um sistema de gestão

Para otimizar as rotinas de seu setor financeiro, conte com um importante aliado: o sistema de gestão. Esse tipo de solução especializada é ideal para manter as suas contas regulares, sem que você precise pagar juros ou ter que fazer renegociações por alguma eventual inadimplência ou atraso. Com esse apoio, sobrará mais tempo para sua equipe se dedicar a buscar estratégias para a redução de custos e a manutenção de um caixa sempre positivo. Procure uma empresa que atue nesse segmento e conheça outros benefícios proporcionados por programas como esse.

Entender quais são as despesas fixas da sua organização é essencial para ela esteja sempre em pleno funcionamento, nunca deixando faltar os serviços e materiais básicos.

E então, qual das nossas dicas vai ser mais útil para controlar as despesas fixas da sua empresa? Ficou alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Comente nas nossas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.