E-commerce e negócios digitais

5 dicas para evitar fraude na sua loja on-line

Criado em 17 de jul. de 2015

(Atualizado em 14 de mai. de 2024)

Se você tem uma loja online, sabe que as transações fraudulentas acontecem frequentemente no Brasil e é uma das grandes preocupações dos empresários. É também um dos principais motivos que levam o fechamento de lojas virtuais logo no primeiro ano de existência. Esse tipo de prática leva o país a ocupar o quinto lugar no ranking mundial de golpes em transações financeiras. E isso gera uma dor de cabeça para empreendedores que possuem loja virtual. Por isso, a equipe da Efí criou uma lista com dicas para você evitar fraude ou qualquer outro problema!

Como evitar fraude

  1. Consulta ao CPF – Consulte o CPF do comprador no site da Receita Federal, a consulta é rápida, simples e grátis. Você não perderá mais do que 2 minutos para verificar se há alguma restrição no CPF fornecido;
  2. Verifique o endereço de IP – Através do IP de conexão do comprador pode descobrir muitas informações. Você pode saber o estado, a cidade e, em alguns casos, até o bairro de onde foi feito o pedido. Isso pode ser feito usando os serviços de geolocalização por IP. Isso permite que você verifique se o pedido foi realizado no mesmo endereço fornecido pelo cliente. As plataformas de e-commerce costumam armazenar este dado e para identificar a localização você pode usar um site, como por exemplo, o IP Locator;
  3. Preste atenção no e-mail – E-mails de provedores gratuitos ou características suspeitas devem gerar dúvida. Verifique se o nome que está no e-mail é o mesmo do comprador;
  4. Atente-se a localização – Endereço de difícil acesso, em locais de nível de renda incompatível com o produto pedido, também pode indicar uma tentativa de fraude. Confirme também se o número de telefone é compatível com o endereço fornecido;
  5. Automatize – Existem inúmeras formas de evitar uma fraude. Para isso muitas lojas virtuais recorrem a terceirização de gestão de risco, como a Efí. Assim, as compras passam por uma análise com especialistas em segurança da informação em que podem aprovar ou não a compra a ser realizada e assumem o risco da fraude.

Todas essas informações auxiliam no controle de pedidos feitos no comercio eletrônico. Mas, mesmo assim, não existe uma ferramenta única de prevenção de fraudes. A principal questão, além de identificar a compra ilegítima, é ser assertivo para oferecer uma liberação rápida para o cliente e fidelizá-lo.

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