E-commerce e negócios digitais

5 dicas para ter um layout funcional no seu e-commerce

Criado em 11 de fev. de 2015

(Atualizado em 14 de mai. de 2024)

Preparando-se para finalmente tirar o projeto do papel e efetivamente construir seu e-commerce? Pois então saiba, desde já, que o layout do seu portal é tão importante quanto seu conteúdo e a qualidade dos produtos! Portanto, atente-se a alguns quesitos indispensáveis para garantir um layout ao mesmo tempo bonito e funcional, que realmente chame a atenção de seus clientes, convidando-os à compra. Quer saber quais são esses detalhes que fazem toda a diferença? Pois confira já nosso post e descubra os segredos:

1. Peça um wireframe para seu web designer

Sabe aquele esboço que mostra direitinho onde ficam dispostos os elementos de uma sala? Pois o wireframe cumpre o mesmo papel, só que, claro, em relação ao seu site. Ou seja, esse é um documento onde você pode visualizar como ficarão dispostos cada um dos elementos do seu e-commerce.
Banners, menus, formulários, produtos, publicidade: tudo tem seu devido lugar, que deve estar devidamente marcado no wireframe. Nessa hora, ainda no planejamento, é que se deve verificar se a disposição é harmoniosa, mostrar para outras pessoas e pedir suas opiniões. Se algum detalhe parecer conflitar com os demais, a solução é simples: é só pedir para mudar sua colocação.

2. Pense sempre no usuário

Fato é que cada pessoa tem um gosto particular. Porém, quando for para investir no seu e-commerce, pense no gosto da maioria dos seus clientes. Será que um background preto é convidativo? E letras vermelhas? Pop-ups: irritam ou não?
Na mínima dúvida, opte pelo clean, com muitos espaços em branco e elementos bem destacados, mas sem transformar seu layout em um verdadeiro carnaval de cores. Como a navegabilidade das páginas também deve ser bem ágil, evite vídeos e animações muito pesados, que podem comprometer a experiência do usuário com seu e-commerce. Afinal de contas, você quer mais é que ele volte, não é mesmo?

3. Garanta a segurança do seu cliente

Os selos de segurança são extremamente necessários para proteger os dados de cada um dos seus clientes. Como dados bancários são sigilosos e jamais devem ser fornecidos a terceiros, trate de implementar, desde o início, uma boa política de segurança para seu e-commerce.
Além do mais, quando você mostra que está preocupado com a privacidade de seus consumidores, conquista confiança e credibilidade, pilares essenciais para aumentar o engajamento e alavancar a taxa de fidelização ao seu e-commerce.

4. Tenha um layout original

Já existem por aí diversos e-commerces que simplesmente causam inveja no quesito layout. Quando se analisa suas páginas, pode-se, a princípio, querer ter uma igualzinha, sem tirar nem pôr. Contudo, cada empresa tem sua identidade e deve preservá-la, pois as pessoas reconhecem as marcas justamente por seus detalhes.
Por isso, na hora de direcionar o designer para construir o site do seu e-commerce, mantenha-se fiel à sua marca, aos seus valores e às suas crenças, assegurando que o profissional desenvolva um layout que tenha a cara do seu negócio, não a do seu concorrente! Afinal de contas, você não quer vender para ele, correto?

5. Preze pela qualidade das imagens

O e-commerce nada mais é que sua empresa on-line, e o layout faz parte da sua comunicação corporativa. Portanto, zele pela qualidade das imagens, das cores e de todos os elementos inseridos nesse layout.
Muitas vezes pode parecer mais fácil e barato pegar qualquer fotografia pronta da internet. Mas cuidado, porque você pode acabar se prejudicando pela falta de nitidez e até mesmo por estar utilizando uma imagem de terceiros sem sua devida permissão. Sendo assim, invista em bancos de imagens de alta qualidade, que possam transparecer todo o cuidado que você tem nos demais detalhes do negócio.

Ter um layout bonito e funcional não exige recursos extras, apenas bom senso e a adoção de critérios para que a comunicação visual do seu e-commerce seja atraente e de qualidade. Quanto mais você tiver isso em mente, melhor poderá direcionar o trabalho de quem está desenvolvendo o seu e-commerce. Pronto para começar?

Agora comente nas nossas redes sociais e nos conte em que estágio do processo você já está! Seu wireframe precisou de muitos ajustes? Quais critérios usou para escolher seu banco de imagens? Compartilhe suas experiências conosco e enriqueça nosso post Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin

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