Cartões e Pontos

Qual cartão escolher? Entenda a diferença entre pré-pago, crédito e débito

Criado em 28 de jun. de 2021

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

Existem diversos tipos de cartões no mercado e, sem dúvidas, há um que combina mais com o seu modelo de negócio e com a sua rotina financeira. Pensando nisso, explicamos a diferença entre o cartão pré-pago, crédito e débito. Acompanhe!

Cartão de crédito

O cartão de crédito é uma modalidade de empréstimo, sujeito a análise de crédito e concessão, dentro de um limite concedido pelos bancos e contas digitais. 

O cliente que realiza uma compra no crédito tem a opção de parcelamento e se compromete a devolver a quantia (ou seja, efetuar o pagamento) no dia de vencimento da fatura. Dessa forma, há um prazo entre o dia de compra e o dia de pagamento. 

Na prática, esse é o cartão ideal para comprar aquele item mais caro. Afinal, dá para pagar pouco a pouco a cada mês.
Contudo, para usar essa modalidade, é importante saber controlar os gastos para garantir que no mês seguinte você consiga pagar todas as compras. Do contrário, você terá problemas com juros nas próximas faturas. 

+ Chegou o Cartão de Crédito Efí. Saiba tudo sobre a novidade!

Cartão de débito

O cartão de débito é diretamente ligado a uma conta corrente em um banco. O pagamento é realizado e descontado na hora, de acordo com o saldo disponível na conta do portador. 

Para ficar mais fácil de entender, pense no cartão de débito como um dinheiro de plástico. Ou seja, você paga uma compra à vista, como faria se tivesse o dinheiro em mãos.

Em termos de segurança, o cartão é vantajoso porque permite o bloqueio em caso de perda ou roubo, diferente das cédulas. Além disso, o cartão de débito oferece mais controle sobre os gastos, uma vez que é possível acompanhar tudo por extrato ou aplicativo. 

Novidade: chegou o cartão de débito GN!

Aqui, na Efí, os clientes podem solicitar um cartão de débito internacional, bandeira Visa e sem tarifas de anuidade. 

É uma ótima escolha para quem tem uma rotina cheia de compromissos. Afinal, ao realizar uma compra usando o cartão, o valor será descontado direto da conta em que está vinculado. Ou seja, você não precisa realizar recargas de saldo como acontece no cartão pré-pago.

Quer conhecer? Cartão de débito Efí: veja como pedir o seu! 

Cartão pré-pago

Agora que você já sabe como funciona o cartão de crédito e débito, vamos conhecer o cartão pré-pago? 

Bom, o cartão pré-pago funciona de forma semelhante a uma recarga de celular. Ou seja, você realiza a recarga e utiliza em transações que consomem o saldo depositado até que ele acabe. 

Por meio do cartão pré-pago não é possível parcelar compras. Portanto, essa modalidade não possui fatura. Além disso, deve ser utilizado na função crédito. 

Esse tipo de cartão é indicado para quem deseja limitar a utilização do saldo. Por exemplo: em uma empresa, você pode direcionar um cartão pré-pago com um saldo pré-definido para um determinado setor. 

Prefere conteúdos em vídeo? Nossa analista de conteúdo audiovisual, Evelin Ramos, explicou tudo sobre os cartões pré-pago, crédito e débito!

Você já conhece o cartão pré-pago da Efí?

Agora que você já entendeu a diferença entre cartão pré-pago, crédito e débito, que tal conhecer um pouquinho mais sobre o nosso cartão pré-pago?

O cartão pré-pago é uma ferramenta para ajudar na movimentação de saldo da sua conta na nossa plataforma. 

Para usá-lo, basta fazer uma recarga com o valor desejado. As recargas são gratuitas e todos os gastos podem ser acompanhados pelo app da Efí.

O grande diferencial do cartão pré-pago é que você só recarrega quando e o quanto puder. Assim, fica mais fácil controlar os gastos do mês.

Veja mais vantagens:

  • Sem tarifas de mensalidade e anuidade.
  • Pode ser utilizado no Brasil e no exterior em toda a rede Visa. 
  • A recarga é imediata e sem custo.
  • O cartão possui a tecnologia contactless, que possibilita o pagamento por aproximação.
  • Aceito em milhares de lojas no mundo.

E ele está de cara nova!

O cartão pré-pago Efí ganhou um novo design! Então, se você ainda não tem um e pretende solicitar o seu, é provável que você receba um plástico laranjinha — na cor da Efí! Veja só como ficou: 

Demais, não é mesmo? Vale ressaltar que ele possui as mesmas funcionalidades da versão antiga. 

Quer pedir o seu cartão Efí? Veja como!

É bem fácil! Se você já é cliente da Efí, é possível solicitar o seu cartão de débito ou pré-pago em poucos minutos pelo app

Se ainda não é cliente, abra sua Conta Digital grátis pelo nosso aplicativo disponível na Google Play ou App Store para pedir o seu!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.