Para se erguer um e-commerce de sucesso é necessário realizar um bom investimento e manter a atenção redobrada. Esse sistema de comércio virtual deve, para deslanchar de vez, adaptar-se às necessidades e aos objetivos do empreendedor, estando aliado a uma boa estratégia de marketing. Quer descobrir os segredos para transformar seu e-commerce em um mega sucesso de vendas? Então não deixe de conferir nosso post:
A pesquisa de mercado é uma etapa muito importante no planejamento do seu e-commerce. A responsabilidade da pesquisa é apontar se realmente existe demanda para o seu negócio. Com essa avaliação, você vai poder verificar quem é seu público-alvo. Os tipos de solução ele procura e o nível de aceitabilidade dele com relação ao seu e-commerce também ficarão mais claros.
Você pode se valer de uma análise SWOT para avaliar o seu mercado. Esse exame divide seu planejamento em quatro quadrantes principais: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. As forças e fraquezas são voltadas para uma avaliação interna do seu e-commerce. Entenda os diferenciais competitivos do seu negócio, como:
Outros dados importantes são os pontos que requerem investimentos para melhorar o seu serviço, dentre eles:
Já as ameaças e oportunidades são focadas em uma análise externa. Elas visam um conhecimento detalhado do que pode contribuir positivamente para o sucesso do seu e-commerce e o que pode vir a ameaçá-lo — como, por exemplo, uma recessão.
Determinar seu público-alvo é uma tarefa essencial para o empresário que deseja alcançar o êxito nos seus negócios. É preciso ter foco. O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo e, por isso, os empreendedores devem observar bastante a área em que pretendem atuar. No comércio eletrônico, os e-commerces de nicho tem ganhado cada dia mais espaço.
É recomendado, portanto, que se desenvolva previamente um estudo minucioso do mercado, escolhendo o perfil dos clientes que deseja atingir — sua faixa etária média, suas ocupações, seus interesses e hábitos —, bem como a forma como será executada sua prestação de serviços.
Estudos comprovam que é mais fácil e proveitoso inovar em um nicho especifico do que tentar agradar vários seguimentos diferentes do mercado. Afinal, aprimorar o que já se sabe é mais simples do que começar tudo do zero, não é mesmo?
Após determinar o seu público-alvo e o produto ou os serviços a serem ofertados, chegou a hora de determinar o diferencial do seu e-commerce. Aja nas brechas do mercado escolhido, tente se colocar no lugar do consumidor. Qual a necessidade que ainda precisa ser preenchida no ramo? Que tipo de benefícios procura ao optar por uma compra on-line? Quais seriam as comodidades extras que poderiam ser oferecidas ao seu consumidor? Saia da mesmice e surpreenda sua clientela! É essencial ter como meta permanente a melhoria contínua dos serviços. Busque bons fornecedores, analise custos de compra, fabricação e distribuição, verifique os mínimos detalhes.
Conhecer quem são os seus concorrentes, como eles agem e onde investem seus esforços permite que você não perca tempo errando para depois acertar em determinados campos. É um trabalho de reconhecimento. Por meio dele, você identifica o que seu concorrente faz bem e o que faz mal, procurando sua diferenciação.
Nessa etapa é preciso atenção redobrada! No plano de negócios você deve prever o fluxo de caixa por um período mínimo de cinco anos. O capital de giro necessário para esse período, o ideal de vendas, as taxas de inadimplência e todos os custos envolvidos na criação do seu e-commerce devem ser considerados. Você deve, ainda, calcular seu ponto de equilíbrio, quando as receitas passam a pagar completamente as despesas.
Fazer o planejamento financeiro do seu e-commerce garante um investimento com consciência, sem surpresas desagradáveis no decorrer da sua atividade.
Manual Financeiro Para Empreendedores
No e-commerce, a logística é um ponto crítico. Ela pode ser tanto um diferencial competitivo quanto uma barreira para o crescimento do seu negócio. Prever exatamente como o fluxo de produtos se dará até chegar à casa do cliente é essencial. Afinal, um bom atendimento e a atenção aos prazos estabelecidos na hora da compra são necessários. Investir em canais alternativos de distribuição — como motoboys por região, por exemplo — é uma medida a ser avaliada, tendo-se em vista os altos custos com transportadoras e afins.
Quantas pessoas são necessárias para manter o seu e-commerce em pleno funcionamento? Que tipo de formação elas devem ter? É preciso treiná-las? Qual a faixa salarial de cada um dos cargos a serem preenchidos? Essas são algumas perguntas que você terá que responder. Essas questões ajudarão ao mensurar a quantidade de funcionários a serem contratados, assim como as despesas com salários e demais benefícios.
O marketing na internet está se tornando um forte aliado dos e-commerces. Isso porque o custo de ações de marketing digital se mostra muito menor do que os da mídia tradicional. Além disso, as pessoas consultam cada vez mais a rede para buscar produtos de consumo. A internet vem tornando esse o ambiente ideal para se investir em ações de marketing.
Trace estratégias que atinjam o seu público-alvo de maneira assertiva. Busque reduzir o tempo de conversão de visitantes para leads e de leads para clientes. Você garante, assim, estabilidade econômica e financeira para o seu comércio. Além disso, a tranquilidade para criar novas formas de interação com sua clientela melhora ainda mais. Se informe sobre o assunto e crie um plano de marketing pro seu e-commerce.
Lembre-se que o empreendedor que opta por esse modelo de comércio precisa estar atento às constantes e crescentes mudanças do mundo digital, que proporciona ao consumidor uma variedade infinita de boas escolhas, tendo seus hábitos e gostos alterados com uma certa frequência. Uma estratégia de marketing bem pensada aliada a pesquisas constantes de mercado podem auxiliá-lo — e muito — a acompanhar essas mudanças.
Para que você disponha de tempo para focar no essencial, a terceirização de serviços — como a manutenção dos servidores, a criação de layouts e o gerenciamento dos sistemas de pagamento, por exemplo — pode ser a solução. Assim você vai poder concentrar mais tempo na busca de novidades e inovações em vez de ter que se preocupar com processos básicos.
Mais importante do que implementar todas essas estratégias de uma vez, é manter a consistência na aplicação de cada uma delas. Se você ainda não utiliza essas práticas, perceba por qual delas você pode começar a trabalhar a partir de agora. Trace um planejamento e incorpore essas ações aos poucos. Assim, você entra em campo e se aperfeiçoa com o passar do tempo.
Planejar um e-commerce de sucesso requer que você destine um bom tempo na concepção de uma estrutura organizacional completa. Para atender à demanda existente com a possibilidade de ampliação, assim que você começar a expandir os seus negócios, essas dicas podem ajudar. Portanto, vá em busca de conhecimento teórico e prático. Procure livros sobre administração e gestão financeira e participe de eventos que contemplem esses assuntos. Só vai faltar a experiência de mercado, mas isso é só questão de tempo.
Agora que você já conferiu essas dicas matadoras para um e-commerce de sucesso, saiba quais são os principais meios de pagamentos usados no e-commerce!
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