Uma das soluções atualmente mais recomendadas para pequenas e médias empresas é o chamado SaaS, que oferece sistemas viáveis de tecnologia. Uma de suas vantagens é que não demanda gastos astronômicos com hardwares e infraestrutura, já que é totalmente desenvolvido on-line, com interfaces bem amigáveis e didáticas. A partir do momento em que o cliente se percebe autônomo para usar um serviço desse tipo, é hora de começar a pensar seriamente em cultivar esse relacionamento. As vantagens são o fato de ser totalmente acessível e, principalmente, possuem pouco impacto no seu bolso. Um programa de fidelização vai, em longo prazo, transformá-lo em um promotor informal de vendas. Dessa maneira, vai gerar bastante economia — e vida longa — para a sua empresa. Então vamos conferir 3 boas — e lucrativas! — razões para implantar um programa de fidelização no seu serviço por assinatura?
Mantendo uma sólida base de assinantes, você economiza com propagandas direcionadas à aquisição de novos clientes. Até porque nem sempre as campanhas publicitárias produzem os resultados desejados e necessários para manter sua empresa no mapa. Assim, você poderá direcionar seus esforços de marketing para promoções dirigidas à sua base de clientes — como prazos estendidos de assinaturas ou acesso a mais benefícios, por exemplo.
Em vez de investir na dispendiosa caça por novos clientes, um programa de fidelização foca em ações menos custosas. Isso impede os consumidores de desistirem do seu serviço por assinatura de migrarem para a concorrência. Com um número maior de clientes, maior é a possibilidade de a sua planilha fechar no azul. Vale reforçar que somente o programa de fidelização não é suficiente. É preciso oferecer um produto de qualidade, capaz de sobreviver às ofertas tentadoras da concorrência para conquistar os clientes.
A grande vantagem da fidelização é que não só se mantém os clientes fiéis satisfeitos com os serviços da sua empresa, mas também é possível transformá-los em promotores de vendas da sua marca. Assim, o lucro é garantido! Isso acontece pois, teoricamente, você não gastou absolutamente nada para conquistar essa nova clientela originada de indicações ou propaganda boca a boca. Lembre-se de que o custo de aquisição de novos clientes é menor quando se tem uma base de assinantes trabalhando voluntariamente a seu favor. Além disso, clientes satisfeitos gastam mais e podem acabar migrando para planos mais completos.
Para transformar sua base de assinantes em clientes fiéis, é preciso conquistá-los contínua e diariamente. A conquista se inicia desde o momento em que é feito o primeiro contato com sua marca. Mas, embora essa fidelização implique em menores custos para sua empresa, a tarefa não é nada fácil. É preciso levar em conta que, com a já imensa e sempre crescente oferta de serviços e produtos on-line, o consumidor está cada vez mais impaciente e exigente. O cuidado precisa, então, ser cada vez maior.
Viu como sua empresa só tem a ganhar ao pensar na fidelização de seus clientes para seu serviço por assinatura? Conhece alguma história de sucesso de quem apostou nesse tipo de recurso para alavancar seus negócios? Então compartilhe-a conosco nos comentários das nossas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin!
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