Finanças e Gestão

Como escolher os fornecedores do seu e-commerce

Criado em 17 de out. de 2014

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Na hora de montar uma loja virtual, muitos novos empresários focam sua atenção em qual plataforma utilizar, quais serão as formas de pagamento ou qual sistema de logística irá atender melhor às demandas de seu negócio. Há, no entanto, outros importantes aspectos que poderão determinar o sucesso do empreendimento e que podem passar um pouco despercebidos. Um deles é a correta escolha dos fornecedores para o seu e-commerce. Se você está pensando em abrir seu próprio negócio virtual, veja algumas dicas para escolher bem seus fornecedores e formar parcerias lucrativas e duradouras:

Qual a qualidade dos produtos dos fornecedores?

Para quem tem um negócio virtual, os cuidados relativos à qualidade dos produtos devem ser reforçados. Afinal de contas, seus clientes só poderão atestá-la quando suas compras chegarem às suas residências. Lembre-se de das regras vigentes na legislação protetora dos direitos dos consumidores online. A devolução de produtos, por exemplo, deve acontecer em até sete dias, caso o comprador não fique satisfeito. E o atacadista é responsável por substituir ou devolver o dinheiro investido pelo cliente em casos de defeitos da mercadoria.

Quanto os fornecedores cobram por seus itens?

Em segmentos como alimentação ou informática, por exemplo, percebe-se que há um leque muito grande de oferta de fornecedores. Por isso, é importantíssimo pesquisar o mercado. Assim, é provável encontrar a mesma qualidade de mercadoria por preços mais baixos, ampliando sua competitividade. Com o tempo, você será capaz de visualizar com mais rigor o quanto seus concorrentes também gastam com os fornecedores. Desde já, faça uma carteira de empresas de onde comprar gastando-se menos. Mas, tente privilegiar uma maior confiança nos serviços e produtos ofertados.

Como os fornecedores poderão influenciar na sua logística?

É preciso verificar se o fornecedor tem seu próprio processo logístico para a entrega das mercadorias no local onde se encontra seu empreendimento. Ele deve somar à sua boa gestão de estoques e não atrasar o envio e a distribuição dos itens. Assim, as estratégias para garantir uma entrega otimizada e eficaz começam a ser elaboradas desde antes de os produtos estarem em seu estoque. Os fornecedores devem se preocupar, tanto quanto você, com o rigoroso cumprimento dos acordos e prazos. Mesmo que o erro seja cometido pelo fornecedor, a relação com seu consumidor pode ficar estremecida. Lembre-se sempre que é a sua marca que está em evidência para o cliente.

Qual a reputação dos fornecedores no mercado?

Uma das melhores precauções a serem tomadas é reunir informações sobre a empresa com a qual se pretenda estabelecer acordos de fornecimento. Pesquisando sobre como foram feitas outras transações pelo fornecedor, há quanto tempo atua no ramo e como é sua reputação no mercado, será possível saber se a empresa é competente e se você pode estabelecer uma relação de confiança e transparência com ela.

Buscar mercados de onde comprar os materiais e produtos que vai comercializar em sua loja virtual é um processo demorado e cuidadoso, mas que, depois de cumprido, pode ser uma garantia de sustentabilidade dos estoques e bom relacionamento com os clientes.

Agora que você possui estratégias para escolher seus fornecedores, saiba também como fidelizar os seus clientes! Clique e leia o artigo sobre fidelização de clientes no e-commerce de nicho!

 

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