E-commerce e negócios digitais

Como as fotos de produtos podem aumentar suas vendas?

Criado em 23 de fev. de 2016

(Atualizado em 14 de mai. de 2024)

Comprar pela internet já faz parte da vida dos brasileiros. Cada vez mais e mais pessoa se rendem à praticidade de fazer compras sem precisar sair de casa. Mesmo com a crise econômica, o segmento não para de crescer. Portanto, a expectativa da Associação Brasileira de Comercio Eletrônico (ABComm) é que o e-commerce no Brasil cresça 16% em relação ao ano passado, movimentando cerca de R$ 79,9 bilhões. É o maior avanço anual, segundo os especialistas, desde o ano de 2015. Os números otimistas atraem novos empresários, que buscam conquistar uma fatia desse mercado promissor.

No meio de tanta concorrência, qualquer detalhe pode ser fundamental para que o cliente escolha comprar na sua loja ou não. E a aparência é um dos fatores que influenciam os consumidores. Ter um layout funcional e profissional, necessário para passar segurança para quem está vistando a loja, é um ponto de atenção, mas não o único. De acordo com uma pesquisa realizada pelo E-bay, o potencial de vendas de um e-commerce cresce consideravelmente se ele possui mais fotos de produtos que estão a venda. 

Qualidade e Quantidade

O que você precisa ter em mente é que o consumidor não tem contato direto com o produto antes de realizar a compra. Por isso, é necessário criar uma experiência mais próxima do real possível. O comprador precisa ter acesso a um número maior de fotos para ter certeza de que o produto a venda é aquilo que ele precisa. Mas só o número de imagens não é suficiente. Dessa forma, é preciso prestar atenção à qualidade das fotos disponíveis. Se a foto estiver em tamanho pequeno ou não estiver nítida, o consumidor não vai arriscar a compra.

Confira, abaixo, quais devem ser sua preocupação no momento de tirar fotos dos produtos que deseja vender online:

  • Equipamento: certifique-se de ter um equipamento adequado para a realização das fotos. Nem todos os celulares possuem câmeras fotográficas apropriadas para esse tipo de trabalho. Faça alguns testes antes de começar.
  • Ângulos: as fotos devem ser feitas em todos os ângulos possíveis. Todos os lados são fundamentais para que o cliente tenha uma noção real do produto.
  • Resolução: fique atento à resolução mínima necessária para que a foto possa ser ampliada sem perder a nitidez.
  • Cor: certifique-se de que a cor do produto na foto seja fiel à realidade. O flash e as luzes de fundo podem interferir na coloração.
  • Embalagem: tire fotos do produto dentro e fora da embalagem. Isso reforça que o produto e será entregue lacrado.  
  • Situações de uso: utiliza as fotos para demonstrar as diversas situações em que produto pode ser utilizado. É uma ótima oportunidade de mostrar a versatilidade do produto.
  • Fundo: o fundo da foto deve ser liso e limpo. Lembre-se de que o objetivo é valorizar o produto a venda. Um fundo desorganizado pode tirar o foco do que realmente interessa.

Além de favorecer a compra, disponibilizar fotos de qualidade também reduz a taxa de insatisfação do cliente e de devolução do produto, já que o comprador vai ter uma noção mais real daquilo que foi adquirido e não vai se sentir enganado.

O tempo e o valor gasto com a qualidade das imagens é mais um dos investimentos necessários para o seu negócio virtual. Quanto mais profissionalismo, mais retorno para você.

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