A Efí, conta digital para negócios e participante direta do SPI, realizou o lançamento oficial da sua API Pix, com padronização do Banco Central.
Envolvida em todo o processo de implementação do novo arranjo de pagamento, a Efí está em conformidade com o BC, atendendo todas as especificações do órgão.
São duas as modalidades de participação no Sistema de Pagamento Instantâneo (SPI). A saber:
A Efí, como instituição de pagamento autorizada a funcionar pelo Banco Central, é um participante direto do SPI.
Isso porque possui Conta Pagamentos Instantâneos (Conta PI) no BC e conexão direta à infraestrutura centralizada de liquidação.
Primeiramente, o Banco Central disponibilizou na última terça-feira (3) a etapa “operação restrita” para uso de uma parcela dos usuários.
O intuito é observar o funcionamento e corrigir possíveis falhas internamente, para que a modalidade seja liberada para o público no dia 16 de novembro, data marcada para o lançamento do Pix.
Neste primeiro momento, haverá limitação em relação ao volume, horário e usuários que poderão utilizar a plataforma do Pix. O período de testes da “operação restrita” acontecerá até o próximo dia 15.
Seguindo o cronograma, a Efí está realizando testes, internos e externos, com clientes selecionados, para garantir o pleno funcionamento do Pix e da API Pix.
VEJA TAMBÉM: Glossário do Pix: 23 termos que você precisa conhecer.
Além do recebimento, a nova versão da API Pix tem um escopo amplo, agregando outros serviços.
Atendendo a todos os critérios que o Banco Central determina, a API Pix da Efí já está pronta e disponível para integração com as soluções de qualquer empresa. Ou seja, o ambiente de homologação já está em funcionamento!
Ela possui todas as funcionalidades necessárias para que o integrador realize suas cobranças via Pix com solidez, agilidade e segurança.
Vale lembrar que a Efí já possui 13 anos de know-how em APIs de recebimento. Em 2020, foram processados R$ 8,2 bilhões, do qual 77% foram realizados por API. Ou seja, foram mais de 30 milhões de requisições via endpoint todos os meses.
Confira, no vídeo abaixo, o bate-papo no qual especialistas da Efí abordam o upgrade da API e as tendências de padronização dos diferentes serviços. Além disso, entenda sobre callbacks e webhook, tx-ID e QR Codes estáticos e dinâmicos, e também as atuais discussões com o Bacen.
Gestores que desejam disponibilizar o recebimento via Pix em seus negócios podem ter acesso à API Pix.
Desta maneira, é possível gerar QR Codes diretamente na conta digital para negócios da Efí.
Por fim, a Efí disponibilizou, de forma pública, a documentação de sua API Pix. Em suma, por meio dela, é possível realizar a integração para ofertar o Pix, como a criação de cobrança, verificação de Pix recebidos, devolução e conciliação.
Então, veja os endpoints disponíveis e a estrutura de dados de entrada e saída da API Pix desenvolvida pela Efí. Nessa documentação você terá acesso a referência técnica de como integrar e usar todos os serviços disponíveis na API.
Compartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.