Finanças

Gestão de compras: entenda como fazer com eficiência na sua empresa

Criado em 7 de mar. de 2019

(Atualizado em 8 de mai. de 2024)

Uma boa gestão de compras envolve todos os setores de uma empresa e faz parte da estratégia para reduzir os gastos com aquisições desnecessárias. Afinal, com um bom controle de estoque e compras programadas é possível otimizar os recursos e aumentar o lucro.

Em muitas empresas o foco central são as vendas, mas prevenir os gastos com as compras auxilia no estabelecimento de metas e na previsão necessária dos recebíveis para cobrir as despesas.

Se você é o gestor de compras da sua empresa e quer aperfeiçoar as atividades do departamento para alcançar melhor posicionamento no mercado, deve ter atenção para gerenciar as compras de maneira efetiva. Então continue a leitura e saiba como fazer isso!

Passo a passo para uma gestão de compras eficiente

A representatividade do departamento de compras dentro de uma empresa tem grande relevância quando a capacidade de adquirir recursos a preços acessíveis fortalece as vendas e revendas. Assim, resulta em um expressivo diferencial competitivo.

Como a gestão de compras para ser eficiente deve envolver todos os setores, é importante realizar um mapeamento das atividades dos setores. Portanto, é preciso desenhar um passo a passo que permita melhor controle e integração. Dessa maneira, é possível atender a demandas internas em conformidade com os resultados e o controle financeiro obtido em um período.

Conheça alguns desses passos e como você poderá ter uma gestão de compras mais fluida e otimizada!

1. Estabelecer objetivos

As metas e objetivos devem ser bem traçados antes de iniciar qualquer processo de compras. Entenda primeiro quais são as necessidades da empresa e dos departamentos para idealizar um estoque enxuto, mas completo.

Ao realizar essa verificação será possível cruzar dados de compras passadas para detectar se há divergências em relação à quantidade e aos preços. Dessa maneira, isso abre negociações com fornecedores e parceiros.

2. Monitorar produtos

Verifique o estoque para investir em produtos que realmente estão em falta. As baixas, tanto para fornecimento interno quanto para vendas externas, precisam estar atualizadas. Assim, a reposição será real e correta, mantendo o estoque ativo e o atendimento eficiente.

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3. Fazer uma lista de fornecedores

Os fornecedores são grandes aliados da gestão de compras. Portanto, construa um bom relacionamento e tenha uma lista de todos eles, catalogados por tipo de produto ou serviço. Isso facilita a pesquisa na hora de realizar orçamentos e efetuar as compras.

A relação de transparência e confiança pode garantir bons preços e entrega em tempo hábil, com qualidade e segurança. Além disso, o atendimento personalizado se desenvolve com um bom diálogo entre as partes e os interesses mútuos.

4. Negociar compras

negociação faz parte do processo de compras. Ter embasamento para rebater os preços e as propostas aumenta a possibilidade de fechar bons negócios. O comparativo de preços entre fornecedores pode ser baseado nas especificações e ofertas similares no mercado.

5. Gerir e manter o estoque em segurança

Voltamos a falar da importância de manter o estoque em atividade para evitar que produtos sem saída fiquem obsoletos ou percam o prazo de validade sem ter o giro devido. Lembre-se: a perda de produto em estoque representa prejuízo iminente.

Percebeu o quanto a gestão de compras impacta as atividades da empresa e como é possível fazer um controle mais apurado? Dessa maneira, cada passo dado e concluído ajuda e facilita o processo de forma integrada. Assim, o negócio visa a economia e o lucro.

Como uma Instituição de Pagamento pode turbinar as vendas do seu negócio?

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