Uma boa gestão de negócios exige saber equilibrar as necessidades do presente com a visão do futuro. Os CEOs Evanil Paula, da Efí Bank, e Cleiton Paris, da IXC Soft, acreditam que, nessa equação, não podem faltar um bom alinhamento estratégico e processos automatizados.
De acordo com os dados da Anatel, a banda larga fixa no Brasil cresceu 241% desde março de 2020. Em 2023, o número de acessos chegou a 46,9 milhões. Com isso, donos de provedores de Internet precisam saber onde investir dinheiro hoje para economizar tempo amanhã.
Afinal, como o seu provedor de internet tem lidado com a alta demanda? Como tem estado frente à concorrência? O que é preciso fazer para se destacar no mercado? Neste texto, entenda a visão de dois grandes CEOs de sucesso e desvende 5 insights valiosos para o seu negócio!
Para começar, é preciso saber que muito do que você lerá neste texto foram temas abordados durante um encontro de alto nível entre dois grandes CEOs:
O evento aconteceu no final de setembro, ao vivo e com transmissão online, mas o conteúdo ficou gravado para você poder assistir quando quiser.
Inspirados nesse bate-papo, reunimos aqui pontos-chave sobre uma boa gestão de negócios para provedores: o que é preciso para encantar as pessoas, fidelizar os clientes e, ainda, aumentar o lucro ano após ano? Aprenda mais com quem é autoridade no assunto!
A gestão de negócios envolve planejar, coordenar, implementar e monitorar processos e recursos de uma organização com a finalidade de alcançar metas e objetivos específicos.
Para um provedor de internet, tudo isso torna-se parte irrefutável da estrutura completa da empresa. Afinal, é um ramo que exige monitoramento constante do serviço ofertado e tem sido cada vez mais demandado.
“Hoje, centenas de colaboradores estão dependendo do acesso à internet dos provedores no Brasil afora. E nós precisamos desses profissionais disponíveis, precisamos que eles estejam sempre conectados. Hoje, depois da pandemia, a responsabilidade do provedor é ainda maior.”
– Evanil Paula (CEO da Efí Bank)
Mas, afinal, em um mundo com cada vez mais tecnologia e inovação avançadas, como não perder a mão ao controlar um provedor e, ainda, garantir que a gestão de negócios continue eficiente? A demanda cresce e a exigência do consumidor também. É preciso acelerar.
“Os provedores estão ainda muito lentos ainda na evolução de produtos. Planos de 300mb, 400mb, 500mb… o que tem de diferente é só velocidade? A internet se tornou um produto de alta qualidade muito competitivo. As empresas competiram muito por muito tempo e evoluíram muito tecnicamente. Então, temos um excelente produto, com excelente qualidade… só que todo mundo tem um ótimo produto com ótima qualidade. E o que você faz pra ser diferente?”
– Cleiton Paris (CEO da IXC Soft)
Foco no cliente: estratégias para melhorar a experiência no seu provedor
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Essencial para atender às necessidades de conectividade da população, a fibra ótica já não é mais novidade no mercado de provedores. Atualmente, a tecnologia já somou mais de 73% de uso por banda larga fixa. A evolução do segmento exige virar a chave para outras frentes.
Hoje, com a Internet das Coisas (IoT), será que pensar em automação pode ser mais do que uma aposta assertiva para escalar esse negócio?
“Esse cenário vai se expandir da mesma forma que a internet. As pessoas vão querer ter dentro de casa soluções de automação para ligar ar-condicionado, luz, cortinas, TV, sensor de câmeras… todas essas tecnologias conversando dentro de uma mesma plataforma. E você conseguindo entregar um serviço da mesma forma que você aluga um roteador hoje. Você vai poder alugar esses equipamentos e prestar soluções desses serviços.”
– Cleiton Paris (CEO da IXC Soft)
Outro caminho que pode ser explorado pelas companhias do segmento é o B2B, ou seja, serviços para outras empresas. Após a instauração do home office, uma nova demanda surgiu para negócios do Brasil inteiro que disponibiliza tal possibilidade para seus funcionários: levar o escritório para a casa das pessoas.
Com isso, as empresas passam a demandar de serviços mais completos, como projetos de VPN, recursos para a segurança da informação e times de TI alocados que possam auxiliar quem trabalha de casa em relação a configurações e questões técnicas.
“A internet passou a ser uma ferramenta de trabalho, muito mais do que antigamente. Antigamente, ela era uma ferramenta de trabalho dentro das empresas; hoje, é uma ferramenta dentro da casa das pessoas. Isso é um mar de oportunidades para os provedores entregarem serviços profissionais para empresas em que os funcionários trabalham de casa.”
– Cleiton Paris (CEO da IXC Soft)
Vale considerar também outros serviços de valor agregado, como IPTV, telefonia VoIP e segurança cibernética, com foco em complementar ainda mais os planos disponibilizados.
No mercado, é comum que entendam que um investimento é também um custo. No entanto, um custo está relacionado a gastos, sejam para a operação diária ou para a manutenção de uma empresa, como contas fixas de água, luz, energia etc.
Parte essencial da gestão de negócios, esses gastos são necessários para manter a empresa funcionando e fornecendo os produtos e serviços aos clientes.
Por outro lado, um investimento está ligado a melhorias. Aqui, o objetivo não é manter e sim expandir, como com a aquisição de ativos que têm o potencial de gerar retorno financeiro no futuro.
Quando um investimento é visto como custo, o valor gerado pelo recurso visado pode passar despercebido. Com isso, o seu provedor de internet pode perder oportunidades de evolução reais para o negócio. O segredo está em visar o valor e não o custo.
“Nós temos metas audaciosas para o futuro, mas, às vezes, a gente negligencia alguns investimentos que, lá atrás, podem parecer que você está gastando mais que o necessário. Mas você está se preparando para o futuro.”
– Evanil Paula (CEO da Efí Bank)
“Isso é o desafio do empreendedor mesmo. É você conseguir sair da sua zona de conforto. Em vez de ver o quanto vai custar, ver o valor que aquilo vai gerar.”
– Cleiton Paris (CEO da IXC Soft)
🔶 Leia também: como fazer uma eficiente gestão de cobranças para provedores
Antes de pensar em ampliar a base de clientes, pense na estrutura que você tem oferecido. A tecnologia está a todo vapor no mercado afora e os consumidores esperam muito mais das empresas hoje do que há alguns anos. É preciso acompanhar.
Para isso, há investimentos essenciais que uma gestão de negócios de provedores de internet exige. Fique com as dicas dos CEOs Evanil Paula e Cleiton Paris!
O seu sistema de gestão atual pode atender o seu provedor hoje, mas e amanhã? Investir em um bom sistema de gestão, com tecnologia avançada, recursos completos e integrações importantes é sobre pensar no futuro do seu negócio.
“Vale muito a pena investir num software para te dar todo o suporte para você crescer saudável. E as automações, junto com os meios de pagamento, facilitam muito para, aí sim, a empresa se preocupar com a parte técnica para ativar o cliente.”
– Cleiton Paris (CEO da IXC Soft)
Além de descomplicar o dia a dia da empresa, ter um bom software de gestão de negócios focado em provedores fortalece o monitoramento de rede e auxilia na identificação de problemas de conectividade, permitindo resolvê-los rapidamente, antes que afetem os clientes.
“Os provedores vão ter que começar a buscar a evolução na gestão para ter uma empresa eficiente. A empresa quanto mais eficiente mais lucrativa.”
– Cleiton Paris (CEO da IXC Soft)
🔶 Leia também: IXC Soft e Efí Bank: praticidade na gestão da empresa + eficiência na emissão de cobranças
O mesmo vale para como você atende o seu cliente hoje. Em um provedor, as cobranças são geradas por planos e o pagamento, em sua maioria, é recebido mensalmente. O seu sistema atende o seu negócio nos meios de pagamento oferecidos?
“É importante o provedor se atentar na importância de ter um sistema robusto e um meio de pagamento que concilie, que case bem; tendo as duas empresas [em que contratou o serviço] preocupadas em fazer com que o negócio seja mais automatizado para que o empresário possa correr atrás do próprio negócio.”
– Evanil Paula (CEO da Efí Bank)
Um bom sistema integrado a soluções de pagamento seguras e eficientes, que se adequem à realidade do seu cliente, é fundamental para o combo de inovação.
Pix para recebimento instantâneo, boletos com QR Code Pix, carnês para mensalidades, assinaturas para planos diferenciados e cartão de crédito para facilitar a vida do cliente são alguns exemplos de meios de pagamento mais usados e que casam com o segmento de provedores.
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Como bem disse Evanil durante a sua fala no bate-papo online para provedores, “é importante o provedor sempre olhar para a automatização e confiar em terceiros para focar no que é principal.” Afinal, automatizar processos reduz erros, economiza tempo e recursos e melhora a eficiência operacional como um todo.
Ao pensar em escalabilidade, a automatização torna-se indispensável. Dessa forma, você pode focar no que é mais estratégico para o seu provedor enquanto o seu negócio segue funcionando sem gargalos.
Além disso, a automatização facilita a coleta e análise de dados, fornecendo insights valiosos para tomada de decisões mais assertivas. E, claro, empresas que automatizam processos muitas vezes têm vantagem competitiva, sendo mais ágeis e eficazes no que oferecem.
“Se você juntar softwares de qualidade e prestadores de serviço de pagamento de qualidade, tudo funcionando bem, você acaba acompanhando as inovações, você vai junto.”
– Evanil Paula (CEO da Efí Bank)
Somada à automatização, vale repensar os recursos da empresa, sejam eles operacionais, materiais ou humanos.
Além de atualizar a infraestrutura da rede, permitindo maior capacidade e menor latência, oferecer planos flexíveis e um bom atendimento, é preciso visar outras frentes para elevar o seu provedor.
“Quando eu tenho otimização de recursos humanos, otimização de tempo, a gente consegue ter eficiência na operação e a empresa é mais lucrativa. Se eu tenho uma dica para dar sobre como fazer a empresa crescer é: separe as atribuições e responsabilidades dos seus colaboradores que isso vai ser um salto gigante na empresa.”
– Cleiton Paris (CEO da IXC Soft)
A otimização de recursos é essencial para a saúde e o sucesso de um provedor, pois permite operar com mais eficiência, reduzir custos, melhorar a qualidade de seus produtos ou serviços e se manter competitivo em um mercado que cresce cada vez mais.
Um provedor é mais do que uma empresa de acesso à internet. É um modelo de negócio com um alto potencial de inovação em várias áreas, devido à natureza dinâmica e tecnológica do setor de telecomunicações e da internet em constante evolução.
“Esse ano você convenceu o seu cliente que ele precisa de mais internet. Mas e no ano que vem, você vai convencê-lo novamente que ele precisa de mais internet? Para você conseguir vender novamente para o mesmo cliente, a cada 18 meses, você tem que ter algo novo.”
– Cleiton Paris (CEO da IXC Soft)
E que tal explorar tecnologias emergentes,como 5G, Internet das Coisas (IoT) e redes definidas por software (SDN)? Avalie como podem ser incorporadas aos serviços que você já oferece.
“Existe o crescimento horizontal, que é a expansão de clientes. E existe a evolução vertical: novos produtos, novas funcionalidades que você pode entregar. Os provedores têm que se tornar um provedor de soluções e buscar isso o quanto antes.”
Cleiton Paris (CEO da IXC Soft)
Lembrando que a modernização dos serviços de um provedor de internet é um processo contínuo que requer investimento, inovação e monitoramento das tendências do mercado.
É importante adaptar-se às necessidades e expectativas dos clientes para permanecer competitivo e oferecer serviços diferenciados.
🔶 Leia também: como cobrar um cliente no seu provedor de internet?
Se você chegou até aqui, será beneficiado!
Juntas, a IXC Soft e a Efí Bank criam soluções inovadoras para provedores de internet há anos. Com a integração da Efí, a IXC Soft foi o primeiro software de gestão a lançar o Pix junto ao Banco Central. Inovação está em nosso DNA.
Desde sempre, a Efí tem uma parceria de valor não só com a IXC como também com você, provedor de internet. A demanda por meios de pagamento automatizados, seguros e eficientes do segmento foi o nosso trampolim. Enquanto ajudávamos os provedores, os provedores também nos ajudavam.
“Hoje, 60% dos provedores de internet do Brasil são clientes da Efí Bank. O provedor é o nosso queridinho. Isso porque nós caminhamos juntos. Lá no início da Efí, antes Gerencianet, foi quem nós ajudamos a crescer e quem nos ajudou a crescer, então é uma parceria de longa data.”
– Evanil Paula (CEO da Efí Bank)
Em parceria com a IXC Soft, a nossa caminhada se tornou ainda mais forte. Nada como estar junto a empresas de tecnologia que realmente inovam, recriando a realidade e tornando a vida de milhares de outras empresas muito melhor.
“Para o provedor estar à frente da concorrência é preciso estar com as empresas que estão sempre à frente e a Efí foi a empresa que ajudou a mudar o mercado de Telecom no Brasil. A Efí facilitou tanto a forma de cobrança automatizada que pulverizou os provedores no Brasil.”
– Cleiton Paris (CEO da IXC Soft)
Você pode fazer parte disso! Veja como no próximo tópico.
Agora que você já absorveu todas as dicas dos CEOs, que tal começar a traçar mais inovação para o futuro do seu provedor? A Efí Bank é integrada ao sistema de gestão da IXC Soft e é você quem ganha benefícios com isso.
Por meio da parceria da IXC Soft com a Efí Bank, você garante o combo perfeito.
🔶 Leia também: Efí e IXC Soft garantem benefícios exclusivos para provedores
Conte com um sistema de qualidade, completo e focado em provedores para uma gestão de negócios muito mais otimizada!
IXC Provedor: monitore, registre e gerencie as operações do seu provedor.
Inmap Sales: gerencie o seu relacionamento com clientes.
Inmap Fiberdocs: mantenha a sua empresa atualizada sobre os serviços realizados.
Inmap Service: potencialize a sua gestão de ordens de serviço.
Opa! Suite: otimize o atendimento dos seus clientes.
IXC ACS: gerencie os dispositivos conectados ao seu provedor.
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