Uma boa gestão de negócios exige saber equilibrar as necessidades do presente com a visão do futuro. Os CEOs Evanil Paula, da Efí Bank, e Cleiton Paris, da IXC Soft, acreditam que, nessa equação, não podem faltar um bom alinhamento estratégico e processos automatizados.
De acordo com os dados da Anatel, a banda larga fixa no Brasil cresceu 241% desde março de 2020. Em 2023, o número de acessos chegou a 46,9 milhões. Com isso, donos de provedores de Internet precisam saber onde investir dinheiro hoje para economizar tempo amanhã.
Afinal, como o seu provedor de internet tem lidado com a alta demanda? Como tem estado frente à concorrência? O que é preciso fazer para se destacar no mercado? Neste texto, entenda a visão de dois grandes CEOs de sucesso e desvende 5 insights valiosos para o seu negócio!
Para começar, é preciso saber que muito do que você lerá neste texto foram temas abordados durante um encontro de alto nível entre dois grandes CEOs:
O evento aconteceu no final de setembro, ao vivo e com transmissão online, mas o conteúdo ficou gravado para você poder assistir quando quiser.
Inspirados nesse bate-papo, reunimos aqui pontos-chave sobre uma boa gestão de negócios para provedores: o que é preciso para encantar as pessoas, fidelizar os clientes e, ainda, aumentar o lucro ano após ano? Aprenda mais com quem é autoridade no assunto!
A gestão de negócios envolve planejar, coordenar, implementar e monitorar processos e recursos de uma organização com a finalidade de alcançar metas e objetivos específicos.
Para um provedor de internet, tudo isso torna-se parte irrefutável da estrutura completa da empresa. Afinal, é um ramo que exige monitoramento constante do serviço ofertado e tem sido cada vez mais demandado.
“Hoje, centenas de colaboradores estão dependendo do acesso à internet dos provedores no Brasil afora. E nós precisamos desses profissionais disponíveis, precisamos que eles estejam sempre conectados. Hoje, depois da pandemia, a responsabilidade do provedor é ainda maior.”
– Evanil Paula (CEO da Efí Bank)
Mas, afinal, em um mundo com cada vez mais tecnologia e inovação avançadas, como não perder a mão ao controlar um provedor e, ainda, garantir que a gestão de negócios continue eficiente? A demanda cresce e a exigência do consumidor também. É preciso acelerar.
“Os provedores estão ainda muito lentos ainda na evolução de produtos. Planos de 300mb, 400mb, 500mb… o que tem de diferente é só velocidade? A internet se tornou um produto de alta qualidade muito competitivo. As empresas competiram muito por muito tempo e evoluíram muito tecnicamente. Então, temos um excelente produto, com excelente qualidade… só que todo mundo tem um ótimo produto com ótima qualidade. E o que você faz pra ser diferente?”
– Cleiton Paris (CEO da IXC Soft)
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Essencial para atender às necessidades de conectividade da população, a fibra ótica já não é mais novidade no mercado de provedores. Atualmente, a tecnologia já somou mais de 73% de uso por banda larga fixa. A evolução do segmento exige virar a chave para outras frentes.
Hoje, com a Internet das Coisas (IoT), será que pensar em automação pode ser mais do que uma aposta assertiva para escalar esse negócio?
“Esse cenário vai se expandir da mesma forma que a internet. As pessoas vão querer ter dentro de casa soluções de automação para ligar ar-condicionado, luz, cortinas, TV, sensor de câmeras… todas essas tecnologias conversando dentro de uma mesma plataforma. E você conseguindo entregar um serviço da mesma forma que você aluga um roteador hoje. Você vai poder alugar esses equipamentos e prestar soluções desses serviços.”
– Cleiton Paris (CEO da IXC Soft)
Outro caminho que pode ser explorado pelas companhias do segmento é o B2B, ou seja, serviços para outras empresas. Após a instauração do home office, uma nova demanda surgiu para negócios do Brasil inteiro que disponibiliza tal possibilidade para seus funcionários: levar o escritório para a casa das pessoas.
Com isso, as empresas passam a demandar de serviços mais completos, como projetos de VPN, recursos para a segurança da informação e times de TI alocados que possam auxiliar quem trabalha de casa em relação a configurações e questões técnicas.
“A internet passou a ser uma ferramenta de trabalho, muito mais do que antigamente. Antigamente, ela era uma ferramenta de trabalho dentro das empresas; hoje, é uma ferramenta dentro da casa das pessoas. Isso é um mar de oportunidades para os provedores entregarem serviços profissionais para empresas em que os funcionários trabalham de casa.”
– Cleiton Paris (CEO da IXC Soft)
Vale considerar também outros serviços de valor agregado, como IPTV, telefonia VoIP e segurança cibernética, com foco em complementar ainda mais os planos disponibilizados.
No mercado, é comum que entendam que um investimento é também um custo. No entanto, um custo está relacionado a gastos, sejam para a operação diária ou para a manutenção de uma empresa, como contas fixas de água, luz, energia etc.
Parte essencial da gestão de negócios, esses gastos são necessários para manter a empresa funcionando e fornecendo os produtos e serviços aos clientes.
Por outro lado, um investimento está ligado a melhorias. Aqui, o objetivo não é manter e sim expandir, como com a aquisição de ativos que têm o potencial de gerar retorno financeiro no futuro.
Quando um investimento é visto como custo, o valor gerado pelo recurso visado pode passar despercebido. Com isso, o seu provedor de internet pode perder oportunidades de evolução reais para o negócio. O segredo está em visar o valor e não o custo.
“Nós temos metas audaciosas para o futuro, mas, às vezes, a gente negligencia alguns investimentos que, lá atrás, podem parecer que você está gastando mais que o necessário. Mas você está se preparando para o futuro.”
– Evanil Paula (CEO da Efí Bank)
“Isso é o desafio do empreendedor mesmo. É você conseguir sair da sua zona de conforto. Em vez de ver o quanto vai custar, ver o valor que aquilo vai gerar.”
– Cleiton Paris (CEO da IXC Soft)
🔶 Leia também: como fazer uma eficiente gestão de cobranças para provedores
Antes de pensar em ampliar a base de clientes, pense na estrutura que você tem oferecido. A tecnologia está a todo vapor no mercado afora e os consumidores esperam muito mais das empresas hoje do que há alguns anos. É preciso acompanhar.
Para isso, há investimentos essenciais que uma gestão de negócios de provedores de internet exige. Fique com as dicas dos CEOs Evanil Paula e Cleiton Paris!
O seu sistema de gestão atual pode atender o seu provedor hoje, mas e amanhã? Investir em um bom sistema de gestão, com tecnologia avançada, recursos completos e integrações importantes é sobre pensar no futuro do seu negócio.
“Vale muito a pena investir num software para te dar todo o suporte para você crescer saudável. E as automações, junto com os meios de pagamento, facilitam muito para, aí sim, a empresa se preocupar com a parte técnica para ativar o cliente.”
– Cleiton Paris (CEO da IXC Soft)
Além de descomplicar o dia a dia da empresa, ter um bom software de gestão de negócios focado em provedores fortalece o monitoramento de rede e auxilia na identificação de problemas de conectividade, permitindo resolvê-los rapidamente, antes que afetem os clientes.
“Os provedores vão ter que começar a buscar a evolução na gestão para ter uma empresa eficiente. A empresa quanto mais eficiente mais lucrativa.”
– Cleiton Paris (CEO da IXC Soft)
🔶 Leia também: IXC Soft e Efí Bank: praticidade na gestão da empresa + eficiência na emissão de cobranças
O mesmo vale para como você atende o seu cliente hoje. Em um provedor, as cobranças são geradas por planos e o pagamento, em sua maioria, é recebido mensalmente. O seu sistema atende o seu negócio nos meios de pagamento oferecidos?
“É importante o provedor se atentar na importância de ter um sistema robusto e um meio de pagamento que concilie, que case bem; tendo as duas empresas [em que contratou o serviço] preocupadas em fazer com que o negócio seja mais automatizado para que o empresário possa correr atrás do próprio negócio.”
– Evanil Paula (CEO da Efí Bank)
Um bom sistema integrado a soluções de pagamento seguras e eficientes, que se adequem à realidade do seu cliente, é fundamental para o combo de inovação.
Pix para recebimento instantâneo, boletos com QR Code Pix, carnês para mensalidades, assinaturas para planos diferenciados e cartão de crédito para facilitar a vida do cliente são alguns exemplos de meios de pagamento mais usados e que casam com o segmento de provedores.
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Como bem disse Evanil durante a sua fala no bate-papo online para provedores, “é importante o provedor sempre olhar para a automatização e confiar em terceiros para focar no que é principal.” Afinal, automatizar processos reduz erros, economiza tempo e recursos e melhora a eficiência operacional como um todo.
Ao pensar em escalabilidade, a automatização torna-se indispensável. Dessa forma, você pode focar no que é mais estratégico para o seu provedor enquanto o seu negócio segue funcionando sem gargalos.
Além disso, a automatização facilita a coleta e análise de dados, fornecendo insights valiosos para tomada de decisões mais assertivas. E, claro, empresas que automatizam processos muitas vezes têm vantagem competitiva, sendo mais ágeis e eficazes no que oferecem.
“Se você juntar softwares de qualidade e prestadores de serviço de pagamento de qualidade, tudo funcionando bem, você acaba acompanhando as inovações, você vai junto.”
– Evanil Paula (CEO da Efí Bank)
Somada à automatização, vale repensar os recursos da empresa, sejam eles operacionais, materiais ou humanos.
Além de atualizar a infraestrutura da rede, permitindo maior capacidade e menor latência, oferecer planos flexíveis e um bom atendimento, é preciso visar outras frentes para elevar o seu provedor.
“Quando eu tenho otimização de recursos humanos, otimização de tempo, a gente consegue ter eficiência na operação e a empresa é mais lucrativa. Se eu tenho uma dica para dar sobre como fazer a empresa crescer é: separe as atribuições e responsabilidades dos seus colaboradores que isso vai ser um salto gigante na empresa.”
– Cleiton Paris (CEO da IXC Soft)
A otimização de recursos é essencial para a saúde e o sucesso de um provedor, pois permite operar com mais eficiência, reduzir custos, melhorar a qualidade de seus produtos ou serviços e se manter competitivo em um mercado que cresce cada vez mais.
Um provedor é mais do que uma empresa de acesso à internet. É um modelo de negócio com um alto potencial de inovação em várias áreas, devido à natureza dinâmica e tecnológica do setor de telecomunicações e da internet em constante evolução.
“Esse ano você convenceu o seu cliente que ele precisa de mais internet. Mas e no ano que vem, você vai convencê-lo novamente que ele precisa de mais internet? Para você conseguir vender novamente para o mesmo cliente, a cada 18 meses, você tem que ter algo novo.”
– Cleiton Paris (CEO da IXC Soft)
E que tal explorar tecnologias emergentes,como 5G, Internet das Coisas (IoT) e redes definidas por software (SDN)? Avalie como podem ser incorporadas aos serviços que você já oferece.
“Existe o crescimento horizontal, que é a expansão de clientes. E existe a evolução vertical: novos produtos, novas funcionalidades que você pode entregar. Os provedores têm que se tornar um provedor de soluções e buscar isso o quanto antes.”
Cleiton Paris (CEO da IXC Soft)
Lembrando que a modernização dos serviços de um provedor de internet é um processo contínuo que requer investimento, inovação e monitoramento das tendências do mercado.
É importante adaptar-se às necessidades e expectativas dos clientes para permanecer competitivo e oferecer serviços diferenciados.
🔶 Leia também: como cobrar um cliente no seu provedor de internet?
Se você chegou até aqui, será beneficiado!
Juntas, a IXC Soft e a Efí Bank criam soluções inovadoras para provedores de internet há anos. Com a integração da Efí, a IXC Soft foi o primeiro software de gestão a lançar o Pix junto ao Banco Central. Inovação está em nosso DNA.
Desde sempre, a Efí tem uma parceria de valor não só com a IXC como também com você, provedor de internet. A demanda por meios de pagamento automatizados, seguros e eficientes do segmento foi o nosso trampolim. Enquanto ajudávamos os provedores, os provedores também nos ajudavam.
“Hoje, 60% dos provedores de internet do Brasil são clientes da Efí Bank. O provedor é o nosso queridinho. Isso porque nós caminhamos juntos. Lá no início da Efí, antes Gerencianet, foi quem nós ajudamos a crescer e quem nos ajudou a crescer, então é uma parceria de longa data.”
– Evanil Paula (CEO da Efí Bank)
Em parceria com a IXC Soft, a nossa caminhada se tornou ainda mais forte. Nada como estar junto a empresas de tecnologia que realmente inovam, recriando a realidade e tornando a vida de milhares de outras empresas muito melhor.
“Para o provedor estar à frente da concorrência é preciso estar com as empresas que estão sempre à frente e a Efí foi a empresa que ajudou a mudar o mercado de Telecom no Brasil. A Efí facilitou tanto a forma de cobrança automatizada que pulverizou os provedores no Brasil.”
– Cleiton Paris (CEO da IXC Soft)
Você pode fazer parte disso! Veja como no próximo tópico.
Agora que você já absorveu todas as dicas dos CEOs, que tal começar a traçar mais inovação para o futuro do seu provedor? A Efí Bank é integrada ao sistema de gestão da IXC Soft e é você quem ganha benefícios com isso.
Por meio da parceria da IXC Soft com a Efí Bank, você garante o combo perfeito.
🔶 Leia também: Efí e IXC Soft garantem benefícios exclusivos para provedores
Conte com um sistema de qualidade, completo e focado em provedores para uma gestão de negócios muito mais otimizada!
IXC Provedor: monitore, registre e gerencie as operações do seu provedor.
Inmap Sales: gerencie o seu relacionamento com clientes.
Inmap Fiberdocs: mantenha a sua empresa atualizada sobre os serviços realizados.
Inmap Service: potencialize a sua gestão de ordens de serviço.
Opa! Suite: otimize o atendimento dos seus clientes.
IXC ACS: gerencie os dispositivos conectados ao seu provedor.
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Escrito por
Sâmela FariaPrazer, sou a Sam! Amo ler e escrever desde que me entendo por gente e, por isso, trabalho escrevendo para web com foco no Marketing de conteúdo há mais de 10 anos. Meu objetivo? Gerar experiências ricas em quem me lê. Boa leitura!
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