E-commerce e negócios digitais

Começar seu e-commerce: vejas essas ideias para ajudá-lo

Criado em 12 de fev. de 2015

(Atualizado em 14 de mai. de 2024)

O comércio eletrônico no Brasil vem apresentando um aumento nos últimos anos. Segundo o estudo E-commerce Radar 2017, realizado pela Atlas, houve um crescimento de 12% dos e-commerces em 2017, comparado ao ano de 2016. Esse aumento impacta no faturamento, aumento do ticket médio e número de vendas dos negócios on-line. Portanto, é uma ótima época para começa seu e-commerce.

E esses números só refletem as inúmeras possibilidades que a internet traz para quem deseja empreender sem correr grandes riscos. E para ganhar um espacinho nesse mundo de possibilidades não é preciso ser um expert em tecnologia, tampouco um empresário já com anos e anos de experiência. O que basta é ter vontade de ter seu próprio negócio e ir, com garra e determinação, em busca de seu objetivo.

Quer ser um empreendedor virtual, mas não sabe por onde começar, que área explorar e como fazer? Pois acompanhe agora mesmo nosso post e confira as ideias incríveis que selecionamos para você abrir seu e-commerce. Animado? Então vamos lá:

Planejamento prévio imprescindível para começar seu e-commerce

Antes de partir para a efetiva concretização de uma ideia, qualquer que ela seja, você precisa parar por um minuto e planejar seu negócio. Para início de conversa, identifique uma demanda de determinado público e pesquise mais a respeito. Será que tem mercado para esse produto? Você consegue atender à demanda dos clientes? Como será o abastecimento das mercadorias? Há fornecedores suficientes? E a logística, como se dará?

Pense em todos os detalhes e escolha fazer aquilo com que você mais se identifique, afinal, quanto mais afinidade você tiver com o produto e o nicho que escolher, maiores serão suas chances de sucesso. Contudo, se você ainda não sabe bem o que deve vender no seu e-commerce, nossas 4 dicas fantásticas vão dar uma mãozinha!

Escolha adequada do nicho a explorar

Cursos on-line

Nunca foi tão fácil aprender sobre qualquer assunto como hoje em dia. A internet encerra centenas de conteúdos extremamente interessantes e didáticos para que os mais diferentes perfis de pessoas possam melhorar seus conhecimentos. E você pode entrar nessa também.

Como as possibilidades são praticamente infinitas, basta você escolher um tema do seu domínio e preparar aquela aula especial. Algumas ideias: marchetaria, serralheria, enfeites natalinos, corte e costura, logística, gestão de pessoas e assim por diante. Repasse seus conhecimentos e aprenda enquanto ensina!

Lanches saudáveis

As pessoas têm se conscientizado cada vez mais de que é preciso investir na saúde, melhorando a alimentação e mantendo uma rotina de exercícios físicos regular. Contudo, com a correria do dia a dia, nem sempre dá tempo de preparar aquele lanchinho saudável para levar para o escritório.

E é aí mesmo que você pode entrar, oferecendo a entrega de lanches saudáveis que podem ser solicitados diretamente no seu e-commerce, super fácil e rápido. É só montar um cardápio equilibrado e divulgar! Valem pães integrais, sanduíches naturais, sucos, snacks energéticos e muito mais!

Produtos naturais

Na mesma linha dos lanches saudáveis, você pode vender pães integrais, biscoitos, sucos detox e toda uma imensa variedade de alimentos e produtos naturais por meio de um portal de e-commerce, desde que seja na sua região e a entrega seja facilitada, em virtude do prazo de validade dos alimentos.

Cervejas artesanais

Existem bons apreciadores de cervejas artesanais por aí, só esperando por você! Que tal então vender para eles por meio de um e-commerce? O processo de produção é fácil e você ainda pode exercitar sua criatividade desenvolvendo novos sabores, incrementando alguns já existentes. Já imaginou se tornar um mestre cervejeiro de renome na internet?

Reveja o processo e repasse a checklist

Como dissemos no início da nossa conversa, as possibilidades são quase infinitas! Basta então identificar uma área que realmente o atraia, que tenha mercado para expansão e que ainda não seja muito explorada — para não ter que lutar contra a concorrência desde o princípio —, certificando-se também que o produto escolhido seja de fácil produção ou aquisição para que a entrega seja igualmente simplificada, trazendo o lucro sem maiores problemas e entraves.

Passou por todas as fases? Conferiu a checklist e está tudo nos conformes? Então o que ainda está esperando? Comece já a transformar seu sonho em realidade!

Agora comente nas nossas redes sociais e nos conte em que fase do processo você se encontra. Já identificou seu nicho? Já checou a concorrência? Com que critérios verificou o processo de produção e a logística de escoamento de suas mercadorias? Compartilhe suas experiências conosco e enriqueça nosso post! Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin!

E não deixe de clicar aqui para conhecer os 4 segredos de todo e-commerce de sucesso!

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