Finanças e Gestão

Como aproveitar o crescimento do mercado de pequenos provedores?

Criado em 15 de dez. de 2016

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

O mercado de pequenos provedores está em alta e o número de provedores ativos já passou dos cinco mil. Para aproveitar o crescimento do segmento e conquistar novos clientes, além de manter os atuais, é importante se destacar da concorrência. Por isso, alguns cuidados são fundamentais. Confira as dicas que preparamos para você:

Esteja preparado para o crescimento

Antes de qualquer coisa, é fundamental estar pronto para crescer.  Não adianta fazer divulgações e ações promocionais e não ter o sistema preparado para atender novos clientes com qualidade. O investimento em infraestrutura é essencial para você conseguir oferecer um serviço de qualidade e dentro do que foi prometido.

Afinal, reputação é muito importante em qualquer negócio. Se seu cliente tiver uma experiência negativa, além de trocar de provedor, poderá passar a má impressão para outras pessoas.

Capacite sua equipe

Mesmo tendo uma infraestrutura boa e preparada para atender o número de clientes que sua empresa tem, é normal que problemas aconteçam. Ter uma boa equipe de profissionais é fundamental não só para oferecer um serviço estável, mas também para que os possíveis problemas que surjam possam ser solucionados no menor tempo possível.

Além disso, a equipe do suporte precisa ser muito bem preparada. Os profissionais precisam ser treinados para lidar com o cliente, atendendo com educação e respeito, e também precisa ter conhecimento para tirar dúvidas e prestar informações corretas. Afinal, nada irrita mais um cliente do que não se sentir acolhido quando entra em contato com uma empresa que lhe presta serviço.

Mostre seu diferencial

O segmento de pequenos provedores, juntamente com o de telefonia, é um dos que mais concentram reclamações. Por isso mesmo, muitos clientes já demonstram ter um pé atrás antes mesmo de conhecer a empresa. E esta é uma oportunidade de mostrar seus diferenciais.

Ter uma estrutura bem definida e profissionais capacitados já é mais do que suficiente para agradar novos e possíveis clientes. Se você oferecer um preço competitivo com o mercado, suas chances de crescer são ainda maiores.

Invista em marketing

É verdade que a propaganda boca a boca é uma das melhores maneiras de divulgar seu serviço. Mas além disso, é importante investir em ações de marketing digital e off-line para atingir um número maior de pessoas.

O marketing digital, por exemplo, é uma ótima opção, já que requer investimentos e esforços não muito alto e pode proporcionar um alcance muito maior. Algumas ações podem ser realizadas com custos quase zerados, como divulgação em redes sociais e blogs. Se você tiver um orçamento maior, pode investir em links e anúncios patrocinados. O resultado pode surpreender você.

Formas de Pagamento

O que mais faz falta para a maioria das pessoas hoje é tempo. Por isso, é fundamental que você ofereça opções de pagamentos para facilitar o processo para seus clientes. Não é nada usual, por exemplo, que ele tenha que ir na sede da sua empresa todo mês para pagar a mensalidade.

Para facilitar o processo para você, a dica é contar com os serviços de um intermediador de pagamento. Com ele, você não precisa fazer negociações e contratos com instituições bancárias e tem a opção de cobrar de seus cliente por meio de boleto bancário, carnê ou cartão de crédito.

A Efí, por exemplo, tem ampla experiência com pequenos provedores de internet e possui soluções específicas para o mercado, como integrações com diversos gerenciadores, geração de relatórios, etc. Além disso, oferece a emissão de boletos e carnês registrados com a cobrança de tarifa apenas para confirmações de pagamentos. Conheça outras vantagens!

Fidelização de clientes

A forma de pagamento também pode representar uma forma de fidelização do cliente. Você pode oferecer descontos para quem realizar o pagamento por meio de Assinaturas, por exemplo. Com esta forma de cobrança, o débito é realizado automaticamente no cartão de crédito do seu cliente. Assim, ele não tem trabalho de realizar o pagamento todo mês e pode fechar um pacote por um determinado número de meses. Além disso, é uma garantia para você que o pagamento será realizado em dia.

Essas são alguns pontos que podem ajudar no seu negócio de pequenos provedores. E você, tem mais dicas para dividir com a gente?

Escrito por

Sabrina Carvalho

Sabrina Carvalho é graduada em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Possui experiência em assessoria de imprensa e comunicação organizacional. É redatora na área de Comunicação da Gerencianet, onde desempenha atividades de produção de textos, assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais.

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