E-commerce e negócios digitais

4 tipos de oferta que todo e-commerce precisa conhecer

Criado em 24 de out. de 2014

(Atualizado em 9 de mai. de 2024)

Ofertas são poderosas ferramentas de conversão e manutenção de clientes. Elas atraem a atenção e despertam o interesse dos consumidores para a aquisição de mercadorias pelas condições especiais de compra. No comércio em geral as promoções são muito utilizadas e geram bons resultados, contribuindo para a manutenção saudável do negócio.

Utilizando as ofertas como estratégia, é possível aumentar as vendas. Além disso, é possível elevar o ticket médio, cumprir metas a curto prazo e fazer o estoque girar para ganhar espaço para novos produtos. Quer conhecer as quatro modalidades de ofertas mais usadas no e-commerce, suas vantagens e aplicações? Então confira agora neste post!

Desconto em porcentagem

Uma das formas mais populares de se conceder ofertas é dar uma porcentagem de desconto sobre o valor do produto. Ao conceder esse tipo de desconto, retira-se uma parte do lucro sobre a venda da mercadoria para removê-la do estoque, visando a renovação de uma coleção, por exemplo. Dentro dessa modalidade de oferta existem 3 níveis de desconto que podem ser trabalhados:

  • Incentivo: descontos de 5% a 10%, que têm por objetivo estimular o cliente a comprar;
  • Impulsão de vendas: descontos de 15% a 25%, que têm por objetivo atingir metas e aumentar o ticket médio;
  • Liquidação: descontos acima dos 30%, que têm por objetivo zerar o estoque e renová-lo para uma nova temporada, além de alavancar as vendas.

Desconto de valor fixo

Os descontos de valor fixo são aqueles em que você determina um valor de bônus para o cliente. O valor pode ser de 10, 20 ou 30 reais, por exemplo. Essa modalidade de oferta desperta no cliente a sensação de que estará perdendo dinheiro se não aproveitá-la.

Você pode atrelar esse tipo de desconto a valores mínimos de compras. A cada 50 reais em compras, ganha-se 10 reais de desconto, por exemplo. É uma boa estratégia e deve ser utilizada em momentos de alto potencial de vendas, como datas comemorativas e finais de ano, quando é preciso girar as mercadorias para renovar os produtos para o ano seguinte.

Frete grátis

O frete é um dos principais causadores de abandono de carrinhos de compras no mercado de e-commerce, pois costuma ser responsável por um valor considerável sobre a venda. Oferecendo frete grátis, é possível aumentar as conversões de vendas e atrair mais clientes pela vantagem oferecida.

O e-commerce pode, ainda, determinar um valor mínimo de compras para que o frete seja grátis.

Oferta de brinde

Um brinde é um pequeno agrado que se faz a um cliente que costuma ser fiel ao seu comércio. Sua oferta permite trabalhar com uma margem de lucro um pouco maior, pois esse mimo agrega valor à compra, deixando o cliente mais satisfeito ao se sentir ganhador de um produto a mais.

Essa estratégia de oferta é ideal para dar saída a produtos parados em estoque e elevar o ticket médio, pois costuma estar atrelada a um valor mínimo de compras.

As ofertas são grandes aliadas dos logistas e devem ser usadas com parcimônia, sem se tornarem costumeiras. Elas devem ser trabalhadas de maneira que o cliente entenda que aquele é o momento de realizar a compra. Assim, você aproveita melhor as oportunidades de venda e aumenta as chances de conquistar novos clientes.

Trabalhar com estratégias de ofertas para turbinar as vendas é muito fácil. Basta você determinar um objetivo, criar as ofertas dentro dos padrões estabelecidos pelo seu e-commerce e partir para a ação!

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