Cartão de crédito

Sem contato! Como fazer pagamento por aproximação com seu cartão Efí?

Criado em 9 de jun. de 2020

(Atualizado em 25 de nov. de 2021)

A crise gerada pela disseminação do coronavírus pelo mundo fez com que muitas pessoas repensarem velhos hábitos. Se há alguns anos era difícil imaginar que o dinheiro em espécie teria um substituto, hoje todos já estão acostumados com as novas formas de pagamento. Outras modalidades surgiram e, no contexto atual, o pagamento por aproximação ganhou ainda mais força.

Atualmente, além de ser seguro e rápido, o pagamento por aproximação – também chamado contactless – é muito útil. Ele ajuda a evitar o contato físico com o cobrador ou com a máquina do cartão, além disso, o método é recomendado pela OMS para evitar o contágio pela Covid-19.

Uma pesquisa realizada por uma empresa de pagamentos americana constatou que os pagamentos por aproximação aumentaram quatro vezes no Brasil só em março. O aumento está ligado ao maior número de cartões com a tecnologia NFC (near field communication) em circulação no país. Além disso, o isolamento social também é identificado como um fator que acelerou o anseio por pagamentos sem contato.

Saiba mais como funciona o contactless e como a Efí pode te ajudar. Continue a leitura!

Como funciona o sistema de pagamento por aproximação?

Em resumo, o contactless é uma espécie de comunicação por campo de proximidade diferente de tecnologias como Bluetooth e Wi-Fi. O funcionamento é simples: basta aproximar o cartão a cerca de cinco centímetros do leitor de pagamento e aguardar o sinal de autorização

A operação pode ser feita em qualquer maquininha de cartão que tenha o símbolo Contactless – quatro ondas que sugerem justamente transmissão sem fio. Isso indica a compatibilidade do equipamento com a tecnologia. 

A primeira praticidade identificada na tecnologia é o fato de que a senha do comprador não precisa ser digitada nas compras de até R$200. Isso facilita e dá agilidade às transações corriqueiras do dia a dia, como compras em farmácias, padarias ou lanchonetes.

Como saber se é possível usar o pagamento por aproximação?

Começar a usar o pagamento por aproximação é muito fácil. É possível fazê-lo utilizando o cartão, celular ou até o smartwatch. Mas antes disso, é preciso considerar alguns pontos:

  • Verifique se, em seu cartão, aparece o símbolo Contactless;
  • Caso deseje usar carteiras digitais, veja se o seu smartphone tem suporte à tecnologia NFC ou MST (Transmissão Magnética Segura);
  • Nos dispositivos com o sistema Android, é comum que o chip venha apenas nos modelos mais recentes;
  • Android Pay, Apple Pay e Samsung Pay são alguns aplicativos de celular disponíveis para realizar compras com essa tecnologia;
  • É necessário que a emissora do cartão tenha contrato com a fabricante do celular para fornecer suporte ao pagamento por aproximação.

A segurança das transações por aproximação

Esclarecidas essas questões, é preciso estar atento à segurança. Veja algumas características e orientações que dão mais segurança às transações. A saber:

  • Para começar, no caso de perda ou roubo do cartão, o bloqueio deve ser imediato
  • O risco de clonagem do cartão ou roubo de identidade é baixo, pois as transações via contactless não transmitem informações completas sobre o usuário. Por exemplo: código CVV — código de verificação com três ou quatro dígitos que geralmente está localizado no verso do cartão, e que possibilita compras digitais;
  • Cada pagamento por aproximação é criptografado e validado com um código exclusivo para aquela operação;
  • A intercepção do pagamento é improvável e, mesmo se existir, a criptografia impede ou dificulta a realização de débitos ou extração de dados indevidos.

Como realizar o pagamento por aproximação com o cartão Efí

cartão Efí é uma das opções mais completas em pagamento pré-pago do mercado e possui a tecnologia de pagamento por aproximação. Ele é aceito, graças ao convênio com a Visa, uma das maiores empresas do gênero, em mais de 44 milhões de estabelecimentos no mundo todo.

Para realizar pagamento por aproximação com o cartão Efí é muito fácil. Primeiramente é preciso ter dinheiro em conta. O funcionamento do cartão Efí é similar à mecânica do celular pré-pago, portanto, não é possível fazer uma compra a prazo nele, por exemplo. O usuário só consegue usar o dinheiro que é inserido no cartão pré-pago de forma gratuita por meio da plataforma Efí.

Assim sendo, no momento em que a maquininha de pagamento solicitar a aproximação, basta realizá-la para concluir a transação. 

Leia também: Cartão de débito Efí: veja como pedir o seu!

É importante lembrar que o estabelecimento pode ter suas regras e limitações específicas. Por isso, em alguns casos, a transação poderá ser recusada. Em geral, uma transação é negada nas seguintes situações:

  • saldo insuficiente;
  • cartão bloqueado;
  • comportamento fora do padrão de compras do cliente.

Em específico, este último item é importante no caso de o sistema da Efí identificar compras frequentes em um curto intervalo de tempo. O bloqueio serve como medida de segurança. No caso do contactless, isso é importante principalmente para transações com valores abaixo de R$ 200, em que a senha não é necessária.

Caso sua transação tenha sido recusada, é só entrar em contato com a equipe de relacionamento e informar os detalhes, como mensagem de erro e valor da transação. 

Como recarregar seu cartão pré-pago Efí?

Para realizar recargas é muito fácil. Veja em 4 passos simples:

  1. Acesse o menu “Meu Cartão” da sua conta digital Efí;
  2. No campo “Saldo do Cartão”, clique em “Recarga”; 
  3. Informe o valor que deseja transferir para o cartão e clique em “Confirmar”;
  4. Informe a “Assinatura Eletrônica”. Pronto!

Quais os outros benefícios do cartão Efí?

O cartão pré-pago Efí pode ser usado para movimentação do saldo disponível na conta digital e para saques em qualquer caixa da Rede Plus

Outro benefício é que ele não passa por análise de crédito para sua concessão. Isso acontece porque as recargas de saldo são realizados pelo usuário. As recargas são imediatas e não têm nenhum custo.

Além disso, o cartão pré-pago não possui anuidade, tarifas de mensalidade ou resgate. Os gastos podem ser acompanhados pelo aplicativo da Efí, disponível para iOS e Android

Em caso de roubo ou perda, o cartão pré-pago Efí pode ser bloqueado pelo aplicativo, na aba “Meus Cartões”.

Então, ficou interessado (a) em conhecer mais sobre as vantagens do pagamento por aproximação? Se você já é cliente da Efí, solicite o cartão pré-pago da Efí sem a burocracia típica dos grandes bancos.

Se ainda não é cliente, abra sua conta digital grátis pelo nosso aplicativo disponível na Google Play ou Apple Store. Até o próximo artigo!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.