E-commerce e negócios digitais

Plataforma de e-commerce: como escolher a minha?

Criado em 26 de set. de 2014

(Atualizado em 8 de mai. de 2024)

Ao planejar a escolha de uma plataforma de e-commerce, diante da necessidade de oferecer um bom desempenho da loja virtual, surge o dilema sobre qual escolher. Essa dúvida tem soluções variadas, mas igualmente importantes, que fazem toda a diferença na performance da solução escolhida.

Quer ajuda sobre o que considerar para decidir qual a melhor plataforma de e-commerce para o seu negócio? Confira quais são os principais critérios para fazer a melhor escolha. Assim, você vai obter o máximo que uma plataforma de e-commerce pode oferecer!

Customização do layout

Um aspecto muito importante das lojas virtuais de todos os segmentos é a sua aparência. Esse aspecto ajuda a segmentar seu negócio diante do público-alvo, agrega valor à sua marca e gera credibilidade à loja.

Certifique-se da capacidade de personalização da plataforma de e-commerce que você pretende adotar. Algumas são muito engessadas e não permitem customizações a um nível satisfatório. Se observar que as outras lojas que utilizam a mesma plataforma se parecem muito umas com as outras, fuja dela!

Integrações para sua plataforma de e-commerce

Para o pleno funcionamento de uma loja virtual são necessárias várias integrações com sistemas e aplicações de terceiros. No Brasil, as compras costumam ser entregues pelos Correios. Então, se a loja não está associada a esse sistema, será difícil implementar uma previsão do valor do frete ou do cadastro adequado do endereço de entrega para as compras. A composição com o Google Analytics também é fundamental para fazer a análise e a mensuração dos resultados. Ela inclui métricas de conversão e de retorno sobre o investimento (ROI).

SEO

Atualmente, a grande batalha dos e-commerces ocorrem nos mecanismos de busca. É de lá que vem a maioria dos visitantes das lojas virtuais. O percentual de consumidores que compram através de um clique pelo resultado da busca pode ultrapassar os 95%. Portanto, a plataforma escolhida precisa ser otimizada para esses mecanismos. Se a otimização não acontecer, o cliente não encontrará o que procura na sua loja e, provavelmente, será direcionado para um de seus concorrentes.

Limitação de vendas, produtos e page views

O modelo de negócio de alguns e-commerces tem como parâmetros de cobrança as visualizações de página da sua loja, os page views. A quantidade de vendas ou o número de produtos cadastrados também são parâmetros. Procure uma plataforma de e-commerce que tenha uma cobrança justa, o que geralmente não acontece com planos de valores pré-definidos,

Por esses acordos, ferramentas podem desativar a sua loja, caso ela ultrapasse o limite de vendas pré-estabelecido ou se o seu estoque no banco de dados for esgotado. Fuja dessa burocracia! Um bom e-commerce deve potencializar o seu negócio, e não funcionar como uma moderação dele.

Formas de pagamento

A integração com diversas formas de pagamento é crucial para o desempenho de uma loja virtual. Além de oferecer a maior variedade de opções de pagamento para o seu consumidor, representa um fator de retenção e satisfação dos clientes. Disponibilizar diferentes formas de pagamento, como cartão de crédito, boleto bancário, carnê facilita suas vendas. Escolha uma plataforma que ofereça um sistema de pagamento online e evite perder vendas por falta de variedade de pagamentos.

Agora que você já viu como escolher uma plataforma de e-commerce, as principais dicas de e-commerce para iniciantes! Tenha acesso a conteúdos exclusivos nas nossas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

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