Finanças e Gestão

Como saber se a plataforma de e-commerce é boa?

Criado em 4 de nov. de 2014

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Manter um padrão de excelência nas vendas on-line vai além de oferecer bons produtos ou boas condições de compra. É preciso, antes de mais nada, selecionar muito bem a plataforma de e-commerce do seu negócio. É por meio dela que seus clientes vão ter acesso às suas mercadorias. E na hora de escolher um bom parceiro, é importante analisar alguns pontos muito relevantes, para que você possa oferecer serviços práticos e seguros aos consumidores.

Busque sempre por plataformas e-commerce que possuam um know-how comprovado e uma boa cartela de clientes. Para descobrir serviços de qualidade, converse com outros empreendedores e compare antes de determinar qual será seu prestador de serviço. Considere a tradição do parceiro e a opinião de seus clientes.

Listamos neste post alguns serviços essenciais que devem ser oferecidos por essas plataformas e-commerce. Eles que o auxiliarão a manter a qualidade do seu comércio virtual. Então confira agora mesmo nossa seleção de facilidades e faça sua própria checklist:

Acesso e produtos ilimitados

Não perca vendas por problemas de acesso! Após divulgar seus produtos e cativar o cliente, você não pode correr o risco de comprometer o número de conversões por culpa de um suporte intermitente. Assim, escolha um serviço de conexão estável e que ofereça poucos riscos de quedas. Além disso, é extremamente importante que a plataforma e-commerce não engesse suas vendas impondo limitações de número de produtos a serem disponibilizados. Procure por acesso e catálogo ilimitados!

Personalização máxima

A plataforma de e-commerce deve permitir que você mantenha a identidade da marca na oferta dos produtos. É essencial contar com ferramentas que possam ser utilizadas para personalizar seu canal direto com os consumidores.

Busque serviços que tenham um bom número de temas, cores e layouts, possibilitando a customização da sua loja de acordo com seu perfil. Uma forma muito simples e eficiente de personalização é ter um domínio próprio, do tipo sualoja.com.br. Dessa maneira, você facilita significativamente a busca do seu cliente.

Múltiplas formas de pagamento

É importante se assegurar que o cliente não vai deixar de comprar por dificuldades na finalização do negócio, na etapa do pagamento. Ofereça possibilidades diversificadas, como boletos e várias bandeiras de cartões de crédito e débito.

Algumas plataformas de e-commerce possuem integração com sistemas de gerenciamento de compras que garantem a segurança dos dados tanto do comprador quanto do vendedor. Procure saber mais sobre essa integração, seus clientes merecem encontrar formas práticas e seguras de efetuar as transações financeiras.

Ferramentas de mensuração

Um e-commerce de sucesso sempre dedica tempo a analisar dados de acesso — como o número de visitas, as fontes de tráfego e as taxas de conversão, por exemplo. Esses indicadores são essenciais para avaliar como anda a divulgação de sua loja, podendo ajudá-lo a melhorar seu posicionamento em sites de busca, gerando ainda mais visitas, que resultam em um maior número de leads, que, se bem direcionados, tornam-se consumidores. Existem no mercado plataformas e-commerce que oferecem esses recursos de criação de relatórios de mensuração eficaz e gratuitamente.

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Recomendação de produtos

Boas plataformas e-commerce podem oferecer um acréscimo na taxa de conversão ao contarem com uma forma inteligente de recomendação de produtos. Com base nas compras ou seleções anteriores dos clientes, o serviço pode indicar outros itens de potencial interesse. A chance de novas compras aumenta substancialmente quando são oferecidos produtos relacionados aos gostos e perfis de quem já acessou sua loja.

Design responsivo

Na era dos dispositivos móveis, é essencial que sua loja virtual se adapte às diversas formas de acesso — seja por meio de desktop, celular ou tablet — por meio de um design responsivo. Um acesso com falhas de navegação ou imagens com qualidade comprometida pode acabar com suas chances de venda.

A plataforma de e-commerce é a forma como o cliente visualiza sua loja. Assim, um layout desagradável e confuso pode comprometer o desenvolvimento de suas vendas. Selecione um parceiro com reputação consolidada e ferramentas inteligentes e eficazes para proporcionar ao cliente uma excelente experiência de compras.

Então, você tem outras dicas para se escolher bem uma plataforma de e-commerce? Existem outras funcionalidades que você considera indispensáveis? Comente nas nossas redes sociais e vamos trocar experiências Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin!

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