E-commerce e negócios digitais

Recuperação de carrinho: 5 dicas essenciais para adotar

Criado em 12 de dez. de 2014

(Atualizado em 14 de mai. de 2024)

Você já conferiu aqui no nosso blog como o Checkout Transparente pode te ajudar a evitar o abandono de carrinho e te mostramos ainda três passos essenciais pro seu cliente não desistir da compra e converter carrinhos em vendas. Mas se nada disso der certo, não se preocupe!!! Vamos te mostrar agora 5 dicas essenciais para recuperar esses carrinhos abandonados. Calma, temos a solução ideal!

Planeje-se para recuperar

A recuperação do carrinho de compras deve ser uma estratégia devidamente planejada. Estabelecer critérios e ações é o primeiro passo para recuperar os clientes que deixam a negociação no ponto mais importante da transação.

Sem planejamento, qualquer iniciativa se torna mera improvisação, podendo ser, até, mais prejudicial. Pode acabar causando danos à imagem do e-commerce do que propriamente beneficiar a relação com o consumidor.

Segmente para alcançar

Na recuperação do carrinho de compras é preciso, antes de mais nada, medir a importância daquela compra para o todo, lançando mão de artifícios adequados para recuperar o cliente sem cair no prejuízo.

Sendo assim, dependendo do valor acumulado no carrinho, é possível ofertar uma vantagem, um bônus ou, ainda, um vale-presente para que o cliente se convença a confirmar sua compra.

Só tome cuidado para que o consumidor não se sinta impelido a repetir a mesma ação sempre, a fim de obter vantagens nas negociações. Os benefícios devem ser ofertados apenas em último caso, como medida final para conquistar a confiança do cliente.

Relembre para fechar

Muitas pessoas abandonam o carrinho de compras por algum imprevisto, como uma falta de energia elétrica, a queda da conexão da internet ou até uma visita inesperada que chega, por exemplo. Para recuperar esse carrinho de compras abandonado, deve-se relembrar o cliente de que ele está lá, esperando para ser fechado.

Você pode enviar um e-mail nas três horas subsequentes ao abandono, relembrando mais uma vez nas próximas 24 horas. E, por fim, após uma semana. Se com esses lembretes nada acontecer, é porque houve mesmo a desistência. As taxas de conversão costumam ser bastante atrativas quando essa técnica é empregada logo nas primeiras horas após o abandono.

Automatize para otimizar

Para que as ações de recuperação de carrinho de compras sejam ainda mais efetivas, o melhor caminho é automatizá-las. O envio imediato de uma mensagem de recuperação é a maneira mais eficaz de trazer o cliente de volta a seu e-commerce. Para isso, você precisa de alguém atento 24 horas por dia. Ou seja, precisa robotizar a ação para que todos os clientes sejam atendidos da mesma forma.

Incite para agir

Uma das falhas que os e-commerces costumam cometer é não chamar os consumidores para a ação. Assim, não criam um senso de urgência para que o cliente se sinta impelido a fechar a compra.

Avisar que os itens do carrinho ficarão lá armazenados somente pelas próximas X horas ou que os preços promocionais podem não mais estar disponíveis na sua volta pode ser uma boa maneira de fazer com que o cliente se decida logo.

E então, pronto para trazer todos esses clientes de volta e fechar muitos negócios? Ficou ainda alguma dúvida? Comente nas nossas redes sociais e compartilhe suas impressões e seus questionamentos conosco! Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin!

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