E-commerce e negócios digitais

Como reduzir a taxa de abandono de carrinho

Criado em 26 de set. de 2014

(Atualizado em 8 de mai. de 2024)

Quais motivos levam os clientes a desistirem das compras? Essa resposta é o segredo mais cobiçado por comerciantes online que desejam vender acima da média. Podemos destacar alguns dos principais fatores que explicam as altas taxas de abandono de carrinho no mercado e-commerce. Páginas com difícil acesso, botões quase imperceptíveis, falta do selo de segurança, fotos com baixa qualidade, ausência de descrição dos produtos e poucos meios de pagamento estão entre eles. Confira agora nossas dicas para reduzir as taxas de abandono de carrinho:

Simplicidade ajuda a reduzir as taxas de abandono de carrinho

Lojas online devem ser fáceis de navegar e conter botões visíveis. Isso ajuda usuários sem muito costume de acessar a internet a compreenderem quais são os atalhos para as compras. O acesso aos elementos principais da página precisa ser bem simplificado para diminuir a taxa de abandono de carrinho. O campo para busca de produtos, central de atendimento, carrinho de compra, acesso ao cadastro e botões para a efetivação de pagamentos precisam estar visíveis para todos que acessarem sua página.

Não se esqueça de organizar seu rodapé somente com conteúdo informativo básico, como selos de segurança, e-mail, formas de pagamento e redes sociais. E procure formatar seu menu com cores e letras agradáveis, que informem o necessário sem tirar o foco dos produtos.

Imagens

Clientes consideram as fotos como evidências da existência e qualidade do produto, por isso é importante que se dê uma atenção especial a elas. Faz-se necessário um investimento em produções próprias, com a contratação de fotógrafos profissionais. A dica é produzir as fotos com um fundo branco, porque assim o foco permanece no item à venda, sem distrações. Jamais se esqueça do zoom, recurso que expõe as principais características do produto — como tipo de material, cor e logotipo da marca.

Selo de segurança

Quando as lojas não passam total confiança nas características do layout e nas fotos, pode até haver algum tipo de receio por parte do consumidor. Mas, normalmente, esse fator não é crucial. Já a falta do selo de segurança pode sugerir que o e-commerce não representa local ideal para se comprar. Providencie — e evidencie — o seu para diminuir a taxa abandono de carrinho!

Central de atendimento

Clientes esperam, obviamente, ser atendidos com qualidade. Quando as centrais de atendimento têm profissionais despreparados, as chances de os internautas buscarem outro e-commerce aumentam. Comerciantes web devem providenciar contatos qualificados via telefone, e-mail ou chat online, as três formas consagradas para esse tipo de comunicação.

Descrição

Descrever produtos, formas de pagamento e garantias pode trazer vantagem frente à concorrência que não se preocupa com esses aspectos. Nenhum consumidor experiente adquire algo na internet apenas através de foto, sem detalhamento. Mas também não adianta escrever um post gigante, repleto de minúcias técnicas que poucos conseguem compreender. A dica é solicitar serviços de redatores experientes, capazes de produzir artigos sedutores, pequenos e convincentes. Utilize linguagem publicitária, busque pontos positivos dos produtos — mas jamais minta!

Formas de pagamento

Oferecer múltiplas formas de pagamento é um diferencial para se conquistar o público em geral. Grandes lojas sempre assinam serviços terceirizados que oferecem soluções para cobranças, pagamentos e gestão dos clientes. E O custo-benefício é maior do que a contratação de profissionais especialistas ao quadro de funcionários da empresa.

E então, qual das nossas dicas mais chamou sua atenção? Coloque-as em prática e nos conte nas redes sociais qual o impacto trazido ao seu e-commerce FacebookTwitterInstagramLinkedin!

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