E-commerce e negócios digitais

Construa uma reputação inabalável para seu e-commerce!

Criado em 6 de out. de 2014

(Atualizado em 14 de mai. de 2024)

Assim como acontece com as pessoas físicas e os profissionais liberais, a reputação de uma empresa demora anos para ser construída. Mas, o que é pior, ela pode desmoronar em apenas poucos instantes. Esse velho paradigma é extremamente verdadeiro no contexto das empresas on-line, uma vez que o reconhecimento do vendedor é fator fundamental para a conquista da confiança do comprador. A forma como o cliente é atendido influencia muito no processo de compra de um produto ou serviço. Isso acontece especialmente se levarmos em consideração o fato que, em uma venda realizada pela internet, o consumidor não terá uma experiência sensorial prévia com o produto. E ele não sairá da loja com o artigo em mãos, precisando assim, esperar um tempo para receber o produto. Neste artigo vamos apresentar algumas dicas para o empresário que deseja construir e manter uma boa reputação no mercado. Confira:

Seja completamente transparente

Com a transparência, busca-se evitar uma eventual decepção do cliente com o produto vendido ou o serviço prestado. Quando há um hiato entre a expectativa e a realidade, gera-se frustração. E, possivelmente, ela pode vir a resultar em reclamações públicas. E você não quer que possíveis futuros clientes visualizem as mais duras críticas direcionadas ao seu negócio, não é mesmo? Não há outra maneira de se manter uma postura transparente que não passe pela absoluta sinceridade em relação à qualidade do produto oferecido. Bem como é preciso ser totalmente transparente em relação aos prazos de entrega. Honestidade é tudo.

Surpreenda positivamente e melhore sua reputação

Vimos que não surpreender o consumidor de forma negativa é uma meta que deve ser sempre buscada. Mas isso é o mínimo que se pode exigir de uma empresa que deseja se estabelecer no mercado e construir sua reputação. No entanto, se a intenção é ir além e criar um diferencial capaz de cativar o cliente e conquistar a sua confiança, a empresa deve procurar surpreendê-lo positivamente. Assim, devemos voltar a nossa atenção para os pequenos detalhes, que acabam fazendo toda a diferença. Um exemplo que podemos citar é realizar a entrega do produto antes do prazo máximo estabelecido, possuir uma embalagem mais elegante ou um brinde em datas especiais. Assim como apostar em recompensas após o cliente realizar um número determinado de compras.

Responda prontamente às reclamações dos clientes

Toda atividade empresarial está sujeita a erros. Entretanto, esse risco pode — e deve — ser controlado com a implementação de práticas que visam evitar a ocorrência de novas falhas e a corrigir as que já foram eventualmente cometidas. Esses dois processos são vitais para a manutenção de uma boa reputação por parte da empresa. O administrador deve ter preparo para lidar com as mais adversas situações. Além disso, ele deve instruir seus colaboradores acerca dos procedimentos a serem adotados. Um produto que não chega ao seu destinatário no prazo certo, por exemplo, deve ser visto como uma crise, e providências devem ser tomadas para amenizar as perdas sofridas pelo cliente.

Use um sistema de pagamentos confiável

O pagamento é, sem sobra de dúvida, um dos temas mais delicados quando falamos em conquistar a confiança do consumidor. O gestor deve analisar essa questão, com a merecida diligência, por um motivo muito óbvio: se o cliente não confia ou não conhece a forma de pagamento disponibilizada por sua loja virtual, escolherá por não finalizar a compra. Simples assim. E de nada adianta ter uma taxa alta de acessos e cliques se as compras não chegam a ser realizadas.

Não basta, portanto, reconhecer a importância de se manter uma boa reputação dos negócios. É necessário agir, colocando em prática uma conduta condizente com a imagem que a empresa deseja projetar no mercado. Então mãos à obra!

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