Os primeiros passos a serem dados por qualquer empreendedor interessado em investir no mercado e-commerce passam pelo desenvolvimento do produto, a busca por fornecedores, a implementação de uma boa plataforma e a escolha de um eficiente sistema de gestão empresarial. Muitos investidores, no entanto, veem, com alguma perplexidade, os resultados se manterem estagnados após essa complexa fase inicial. E isso ocorre porque o crescimento do negócio evidentemente não depende apenas de sua funcionalidade operacional. Ele também resulta de outros fatores, como marketing, fortalecimento da marca no mercado, fidelização de clientela etc. E nesse momento que você pode pensar no marketplace para ajudar nas suas vendas.
Nesse contexto apresentado, um ambiente de marketplace pode ajudar — e muito! — no desenvolvimento de uma loja virtual, fornecendo grandes vantagens especialmente para os micro e pequenos negócios. Mas como se decidir se vale a pena vender seus produtos em um marketplace? Pois foi exatamente para ajudá-lo a se decidir que resolvemos elaborar este post. Então confira:
O advento da internet alterou profundamente a forma como nos relacionamos e fazemos negócios. Os velhos paradigmas das práticas de vendas continuam válidos, mas foram alçados a um novo patamar. Isso aconteceu devido ao rompimento das barreiras espaciais e temporais proporcionado pelo comércio eletrônico. Porém, esse novo ambiente virtual amplo e praticamente ilimitado traz também algumas dificuldades para o empreendedor.
Talvez o obstáculo mais óbvio seja a aproximação com o público. Afinal, diferentemente de um estabelecimento físico posicionado em um ponto estratégico, a loja virtual deve encontrar caminhos alternativos para atrair sua clientela. E é aí que entra o marketplace, um espaço virtual que reúne diversos lojistas em um só lugar. Ele costuma atrair a atenção dos internautas e beneficiar todos os comércios envolvidos.
São várias as vantagens proporcionadas pelo marketplace tanto para o lojista como para o consumidor. O internauta pode, por exemplo, encontrar uma enorme variedade de produtos, serviços e fornecedores em um único espaço virtual, realizando várias compras com apenas um pagamento, efetuado em favor do operador da plataforma — que geralmente é uma empresa com uma marca de grande prestígio e boa reputação perante a opinião pública.
Evidentemente, se há grandes vantagens para o consumidor, o vendedor também sairá beneficiado. Outras vantagens inerentes a esse modelo de vendas são relativas ao investimento realizado em publicidade e marketing, por exemplo — que é dividido entre todos os negócios que participam do mesmo espaço, pulverizando os custos — aos custos com a prevenção às fraudes, já que a cobrança fica por ponta do operador e não das próprias lojas.
Como lucrar vendendo em um marketplace
As grandes redes varejistas estão sempre em disputa por mais e mais fatias do mercado virtual. Mas nem sempre conseguem satisfazer plenamente seus clientes por conta do grande volume de negócios a elas já atrelado. É nessa lacuna que os pequenos negócios ligados ao e-commerce encontram oportunidades de oferecer um serviço personalizado e cuidadoso.
Muitas vezes, só com o aumento da visibilidade proporcionado pela estrutura do marketplace já se pode ver bem a diferença no desempenho das vendas. Além disso, se o produto ou a marca comercializados são desconhecidos do grande público, essa é mais uma oportunidade para vinculá-los a um ambiente já conhecido, conquistando mais facilmente a confiança da clientela.
O pagamento em marketplace também precisa ser diferenciado. É necessário que o valor pago pelo cliente seja automaticamente dividido entre o vendedor e o responsável pelo marketplace, que cobra uma comissão sobre a utilização da plataforma. E é aí que a Efí entra: permitindo que o processo seja todo realizado de forma prática, automática e com segurança.
Compartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.