Quando estamos falando de vendas, é claro que outros fatores como a qualidade do produto, o preço e o sistema da loja virtual são igualmente relevantes para o sucesso da transação. No entanto, de nada adianta ter o melhor produto ou promoções irresistíveis se o cliente perde muito tempo ou tem dificuldades na hora de concluir a operação.
Justamente pela forma de pagamento ser um fator crucial para a competitividade da empresa no comércio eletrônico, decidimos utilizar esse espaço para tecer algumas palavras a respeito do assunto. Confira!
Do ponto de vista do consumidor, a transação pelo boleto bancário não é exatamente a mais prática. Isto porque o comprador deverá emitir o boleto e posteriormente pagá-lo, dividindo o processo em duas etapas distintas. Ainda que o cliente esteja familiarizado com as práticas de internet banking e não tenha que enfrentar filas na agência, a transação acaba sendo menos cômoda e quase sempre exige a espera pela confirmação do banco para que o comprador possa retirar a mercadoria ou para que o prazo de entrega comece a correr.
O débito em conta corrente é, talvez, a opção mais prática para quem não tem um cartão de crédito, sobretudo se considerarmos a agilidade que proporciona na hora do pagamento. No entanto, este método exige que o comprador tenha disponibilidade imediata de fundos para consumir, o que necessariamente não acontece com o cartão de crédito.
O cartão de crédito é, sem dúvida, a preferência nacional! Seja por uma questão de praticidade ou mesmo por uma questão cultural, o brasileiro conhece e está acostumado com o cartão de crédito. Muito por conta disso, a incorporação deste tipo de pagamento em uma loja virtual costuma ter grande impacto no volume de vendas. As compras realizadas pela internet têm uma natureza dinâmica, muitas vezes o comprador abre simultaneamente múltiplas janelas dentro do navegador para pesquisar preços e acaba decidindo por fechar algumas pela via que oferece maior segurança, facilidade e rapidez.
O empreendedor que ainda não oferece esta comodidade para seus clientes pode buscar a contratação direta do serviço com a operadora, o que nem sempre é a melhor saída para quem está começando, uma vez que esta opção tem custos fixos e investimentos iniciais altos, burocracia e riscos de fraude, que ficam por conta do contratante.
Alternativamente, poderá buscar um sistema de intermediação de pagamentos. Este método proporciona um investimento inicial mais baixo, já que o empreendedor será onerado apenas quando vender. Terá, ainda, menos despesas com burocracia, maior segurança e garantia do recebimento dos valores.
Por fim, nunca é demais ressaltar o papel fundamental que o cartão de crédito tem assumido no comércio eletrônico. A maior parte da retirada de produtos do carrinho e de desistências se dá por conta da ausência de um método de pagamento no qual o consumidor confie e pelo qual tenha preferência. Por isso, a adoção dessa prática é um investimento de primeira necessidade para a loja virtual que deseja se estabelecer no mercado.
E você, já incorporou o cartão de crédito em sua loja virtual? Qual dessas vantagens chamou mais sua atenção? Deixe um comentário e compartilhe conosco suas dúvidas e experiências!
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