Mesmo com o momento econômico ruim no Brasil, as vendas online continuam crescendo. E, cada vez mais, pessoas estão se rendendo às facilidades de comprar pela internet. Se você estava esperando o momento certo para investir nas vendas online, chegou a hora de explorar este mercado. Com um bom planejamento, é possível abrir uma loja virtual, fidelizar clientes e ter um bom lucro.
Confira algumas dicas que a equipe da Efí preparou para você:
Em primeiro lugar, sua loja virtual deve disponibilizar opções de pagamentos para os clientes. Por isso, é importante buscar a parceria com um meio de pagamento online. Assim, o lojista deixa de se preocupar com contrato com empresas de cartão de crédito, negociação com banco, análise antifraude, entre outras questões, e pode ficar mais focado na parte de vendas. A Efí pode te ajudar nisso. A empresa proporciona a efetivação do pagamento com cartões de crédito ou boletos bancários. E, com a integração, é possível emitir as cobranças diretamente do seu site ou loja. Além disso, o cliente pode pagar em até 12 vezes e o lojista recebe em uma única parcela.
Escolher um bom provedor é crucial na hora de abrir um negócio online. Uma escolha errada de hospedagem pode causar um deficit nos lucros da empresa. Quando seu site fica fora do ar, por exemplo, você perde em visibilidade, fidelização de clientes e, sobretudo, em vendas. Além disso, se o site fica offline com frequência o efeito negativo sobre o seu Ranking CEO será enorme.
Especialistas afirmam que a lentidão do provedor também interfere na aceitação do site pelo público. Por isso, é válido investir um pouco mais num bom provedor para evitar futuros problemas de rentabilidade e ter que “fechar as portas”.
As compras pela Internet são de cunho extremamente dinâmico e ágil. Dessa forma se o cliente ficar com alguma dúvida sobre o processo de pagamento, políticas de entrega ou procedimentos para troca do produto, ele não vai concluir a compra e vai procurar a informação faltante na loja virtual concorrente. Dessa forma, é fundamental manter um sistema de atendimento eletrônico eficaz para que o cliente se sinta seguro para comprar em sua loja.
Ter uma equipe pronta para atender a este tipo de demanda faz toda a diferença, seja para sanar dúvidas em chats online, através de e-mail de suporte e até mesmo atendimento telefônico. A união dessas ações passa para o cliente a confiança de comprar num site “vivo” que dialoga com o comprador.
Para que seu negócio conquiste clientes em grandes proporções e agilidade mantenha uma logística eficiente. Controle rigorosamente o estoque dos seus produtos, cumpra sempre os prazos de entrega e não se esqueça de verificar com antecedência cada embalagem antes de enviar o produto para despacho.
O lojista deve ter como premissa que ele tem o dever de fazer com que o produto chegue em perfeitas condições até o seu cliente no prazo estipulado. Não hesite em investir num planejamento estratégico para a logística, desde a chegada do material, passando pela estocagem, envio para despacho e encaminhamento para transporte. Lembre-se: você precisa ter o controle total deste percurso.
A velha frase “a propaganda é a alma do negócio” não deixa de ser atual. Invista em ações periódicas nas redes sociais, meio muito utilizado para a captação de potenciais clientes. Além disso, busque outras maneiras de divulgar a sua loja virtual como e-mail marketing e newsletter. Esta última opção possibilita a divulgação de novos produtos, promoções relâmpagos e até mesmo conteúdo atual relacionado ao seu nicho de mercado.
As dicas acima são o ponta pé inicial para inserir o empresário no comércio eletrônico, mas a verdadeira essência está na criatividade e dedicação de cada empreendedor. Então, você tem alguma dica para compartilhar com a gente? Comente nas nossas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin!
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