Abrir uma loja virtual está cada vez mais fácil, com tanta informação e facilidades oferecidas por plataformas prontas. A ideia que se tem é que basta cadastrar os produtos e sair vendendo. Porém, com o mercado de e-commerce ficando mais competitivo a cada dia, essa visão de simplicidade vai caindo por terra.
Hoje, para se destacar no mercado de lojas virtuais e ser realmente competitivo, é muito importante integrar seu e-commerce a uma plataforma de pagamento online. Assim, isso possibilita que seu negócio aceite diversos meios de pagamento (cartão de crédito, boleto), tornando o processo de compra mais simples e aumentando a credibilidade da sua loja.
Quer entender como plataformas de pagamento online funcionam e como isso pode ajudar o seu negócio? Então, leia este artigo até o final.
Toda empresa legalmente constituída que deseja vender seus produtos na internet pode oferecer meios de pagamento online. Portanto, analise seu negócio e avalie quais são as necessidades de seus clientes. Então veja abaixo alguns questionamentos para se fazer!
Respondendo a essas perguntas, você terá mais segurança ao escolher qual plataforma de pagamento atende melhor às necessidades do seu negócio.
O processo de compras online ou jornada de compra é o principal motivo pelo qual você deve integrar seu e-commerce a plataformas de pagamento. Colocar os itens no carrinho e efetuar o pagamento podem parecer ações simples. Porém, se algo der errado neste processo, o prejuízo será da sua empresa e a possibilidade do cliente não comprar mais com você é grande. Desta forma, quanto mais integrados forem os processos do seu e-commerce, menor a possibilidade de ocorrerem perdas.
Segundo dados do estudo WebShoppers da Ebit, o primeiro semestre de 2018 registrou uma mudança na forma como as compras online são pagas: 52,1% das vendas em e-commerce foram pagas à vista, um aumento de 4% em relação ao mesmo período de 2017. Assim, essa mudança ocorre por conta das facilidades oferecidas pelas lojas virtuais (descontos, frete grátis).
Vendo este cenário, fica claro porque é importante que a experiência de pagamento do usuário no seu e-commerce tenha máxima segurança e performance.
As opções de plataformas de pagamento também se diversificaram nos últimos tempos e hoje temos soluções disponíveis para praticamente qualquer demanda de negócios. Assim, as mais comuns atualmente são os intermediadores de pagamentos e os gateways de pagamento.
Nos gateways de pagamento, o cliente insere suas informações (número do cartão, código verificador) e estas são enviadas às operadoras de cartão e às instituições financeiras. No entanto, essa transação é analisada e, caso o cliente possua limite disponível para a compra, dentre outros critérios que precisam ser aprovados, ela é confirmada ou não.
Então confira as vantagens dessa modalidade para quem tem um e-commerce:
Já os intermediadores de pagamento são como uma “ponte” entre o consumidor e a instituição financeira. Assim, não é necessário que o e-commerce tenha contratos com as operadoras de cartões. O cliente paga para a empresa intermediadora, que repassa as informações ao banco. Dessa maneira, caso haja limite para a compra e outros critérios sejam atendidos, ela é aprovada.
Portanto, nesta modalidade, as vantagens são:
Os principais métodos para a integração de pagamentos online são:
A plataforma da Efí proporciona muitas facilidades para a empresa que deseja integrar suas cobranças e o recebimento dos clientes. Dessa maneira, a solução é um gerenciador de pagamentos completo, que pode atender com segurança e qualidade as diversas ferramentas de lojas virtuais e plataformas de e-commerce do mercado. Além disso, proporciona recursos, como a quitação via boleto, carnê ou por cartão de crédito.
Com ela, empresas, marketplaces e prestadores de serviço facilitam o processo de pagamento para seus clientes. Você ainda conta com uma interface intuitiva que monitora parcelas, carnês, datas de quitação e todas as informações necessárias para controlar os pagamentos.
As soluções da Efí oferecem ao seu negócio a integração de sistemas por meio da API, habilitando seu negócio a utilizar diversas modalidades de pagamento. Assim, dentre elas, pode-se citar:
Além disso, são disponibilizados outros recursos, como os Plugins para integração com plataformas de e-commerce e também sistemas para gestão de clientes. Assim, pode citar, dentre eles: WordPress (WooCommerce), Magento, OpenCart, PrestaShop, WHMCS, Box Billing e Joomla (VirtueMart).
Para auxiliar na implantação da API, a Efí oferece uma gama de conteúdos para tirar dúvidas técnicas. Portanto, os conteúdos são feitos em formato de vídeo aulas e de forma bem objetiva é possível entender como utilizar as soluções de pagamento online e realizar a integração do seu negócio.
Ao longo desse artigo apresentamos diversos pontos importantes sobre como planejar a implantação de uma plataforma de pagamento e quais os diferentes tipos de serviço. Além disso, é possível saber as diferentes formas de integração. E, por fim, os principais recursos que a Efí oferece para seus clientes e parceiros. Dessa maneira, o próximo passo é colocar esse conhecimento em prática. Quer transformar sua loja virtual em uma máquina de vendas? Então confira neste artigo!
Esse artigo foi produzido pela WorkConnection.
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