Gestão e Marketing

5 passos para fidelizar seus clientes

Criado em 17 de out. de 2014

(Atualizado em 14 de mai. de 2024)

Cada vez mais pesquisas confirmam que fidelizar clientes habituais sai muito mais barato do que investir tempo e dinheiro na conquista de novos. Dessa parte você já sabe, mas será que sabe também identificar e colocar em prática algumas das atitudes mais fundamentais para a fidelização de clientes? Quer saber mais? Então confira agora mesmo nosso post:

Foque em atendimento

É comum encontrarmos empresas que focam totalmente sua cultura no produto, dando ênfase ao estoque, a prateleiras cheias e bem arrumadas, ao design da loja e de seus uniformes, por exemplo. Só que ter uma empresa visualmente impecável não garante seu sucesso! De que adianta isso tudo, se os clientes não aparecerem para consumir, não é mesmo? Então, o primeiro passo é desenvolver uma cultura interna com o enfoque certo, envolvendo cada um dos setores da organização. Então a ideia é que, desde o porteiro até o diretor, todos devem atender bem. Estando esse conceito muito bem resolvido, fica mais fácil dar o próximo passo em direção à fidelização.

Conheça seus clientes

Uma das premissas básicas do marketing diz respeito ao conhecimento sobre seus clientes. É preciso conhecê-los a ponto de superar todas as suas expectativas. Só dominando bem seus gostos, práticas e preferências é que se torna possível gerar estratégias eficazes de fidelização, já que a customização é o ideal a ser buscado. Apesar de se enquadrarem em um grupo específico, cada consumidor é único, e assim deve ser tratado. Focar o atendimento na personalização é um passo importantíssimo e definitivo para a manutenção de clientes.

Tenha uma equipe bem treinada

É preciso qualificação. Uma equipe bem treinada, com feedbacks claros e liberdade de trabalho costumam fidelizar muito mais. Não são poucas as empresas que desejam implantar uma cultura de excelência em atendimento, mas são poucas as que realmente veem a importância do investimento em treinamentos e do cuidado com a comunicação interna. E isso tudo conta como motivação. Funcionários desinteressados podem jogar fora todo o trabalho conquistado ao realizarem um mau atendimento, acabando por desfidelizar em vez de conquistar. Portanto, para manter seus consumidores fiéis, é imprescindível ter uma equipe bem treinada e gerida com a devida dose de motivação e incentivo à comunicação.

Surpreenda

Não basta ter clientes minimamente satisfeitos. É preciso que eles estejam extremamente satisfeitos. Para isso, é fundamental fazer mais do que o cliente espera. Deixe o lugar comum para a concorrência. Sua empresa deve ser o mais acolhedora possível, surpreendendo quem procura por seus serviços. Use sua criatividade e seu bom senso — mandar mensagens de aniversário, lembranças em datas especiais e oferecer brindes ou descontos simplesmente por fazerem parte de sua clientela são atitudes aparentemente singelas, mas capazes de conquistar até os consumidores mais durões. E o melhor disso é que cliente fidelizado acaba por levar consigo outros possíveis consumidores. Simples, não é mesmo? Então trate de surpreender já seus compradores!

Ouça o que eles têm a dizer

Organizações que desejam manter sua relação com os clientes devem aprender, primeiramente, a ouvi-los. Uma das características mais interessantes da comunicação moderna — seja em blogs ou nas redes sociais, por exemplo — é a facilitação do diálogo entre as pessoas. As marcas que entendem isso encantam mais e se mantêm atrativas para os consumidores.

E então, qual o foco do seu negócio hoje em dia? Está pronto para rever alguns de seus conceitos com o objetivo de fidelizar sua cartela de clientes? Comente aqui e compartilhe conosco suas experiências! Participe!

Guia Gerencainet para Fidelização de clientes

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