Cada vez mais pesquisas confirmam que fidelizar clientes habituais sai muito mais barato do que investir tempo e dinheiro na conquista de novos. Dessa parte você já sabe, mas será que sabe também identificar e colocar em prática algumas das atitudes mais fundamentais para a fidelização de clientes? Quer saber mais? Então confira agora mesmo nosso post:
É comum encontrarmos empresas que focam totalmente sua cultura no produto, dando ênfase ao estoque, a prateleiras cheias e bem arrumadas, ao design da loja e de seus uniformes, por exemplo. Só que ter uma empresa visualmente impecável não garante seu sucesso! De que adianta isso tudo, se os clientes não aparecerem para consumir, não é mesmo? Então, o primeiro passo é desenvolver uma cultura interna com o enfoque certo, envolvendo cada um dos setores da organização. Então a ideia é que, desde o porteiro até o diretor, todos devem atender bem. Estando esse conceito muito bem resolvido, fica mais fácil dar o próximo passo em direção à fidelização.
Uma das premissas básicas do marketing diz respeito ao conhecimento sobre seus clientes. É preciso conhecê-los a ponto de superar todas as suas expectativas. Só dominando bem seus gostos, práticas e preferências é que se torna possível gerar estratégias eficazes de fidelização, já que a customização é o ideal a ser buscado. Apesar de se enquadrarem em um grupo específico, cada consumidor é único, e assim deve ser tratado. Focar o atendimento na personalização é um passo importantíssimo e definitivo para a manutenção de clientes.
É preciso qualificação. Uma equipe bem treinada, com feedbacks claros e liberdade de trabalho costumam fidelizar muito mais. Não são poucas as empresas que desejam implantar uma cultura de excelência em atendimento, mas são poucas as que realmente veem a importância do investimento em treinamentos e do cuidado com a comunicação interna. E isso tudo conta como motivação. Funcionários desinteressados podem jogar fora todo o trabalho conquistado ao realizarem um mau atendimento, acabando por desfidelizar em vez de conquistar. Portanto, para manter seus consumidores fiéis, é imprescindível ter uma equipe bem treinada e gerida com a devida dose de motivação e incentivo à comunicação.
Não basta ter clientes minimamente satisfeitos. É preciso que eles estejam extremamente satisfeitos. Para isso, é fundamental fazer mais do que o cliente espera. Deixe o lugar comum para a concorrência. Sua empresa deve ser o mais acolhedora possível, surpreendendo quem procura por seus serviços. Use sua criatividade e seu bom senso — mandar mensagens de aniversário, lembranças em datas especiais e oferecer brindes ou descontos simplesmente por fazerem parte de sua clientela são atitudes aparentemente singelas, mas capazes de conquistar até os consumidores mais durões. E o melhor disso é que cliente fidelizado acaba por levar consigo outros possíveis consumidores. Simples, não é mesmo? Então trate de surpreender já seus compradores!
Organizações que desejam manter sua relação com os clientes devem aprender, primeiramente, a ouvi-los. Uma das características mais interessantes da comunicação moderna — seja em blogs ou nas redes sociais, por exemplo — é a facilitação do diálogo entre as pessoas. As marcas que entendem isso encantam mais e se mantêm atrativas para os consumidores.
E então, qual o foco do seu negócio hoje em dia? Está pronto para rever alguns de seus conceitos com o objetivo de fidelizar sua cartela de clientes? Comente aqui e compartilhe conosco suas experiências! Participe!
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