O varejo está em constante transformação, assim como o comportamento e os hábitos de consumo dos brasileiros. Um ponto-chave para o varejo em 2024 é ir além do seu papel transacional e focar cada vez mais na experiência do consumidor.
Desde o momento em que um cliente entra na loja até o momento em que realiza uma compra, cada interação molda sua percepção da marca. Portanto, proporcionar uma experiência positiva é essencial para garantir a satisfação do cliente e incentivar a compra.
Inclusive, uma pesquisa da PwC, feita com consumidores, mostra que 73% consideram a experiência do cliente um fator importante na decisão de compra.
Quer saber como melhorar e experiência na sua loja e como usar os meios de pagamento certos para fechar vendas com mais facilidade? Vem comigo!
A experiência do usuário no varejo é construída a partir de vários elementos, incluindo a disposição da loja, a facilidade de navegação, a disponibilidade de produtos, a qualidade do atendimento e até mesmo as formas de pagamento disponíveis.
Sim! Ter a experiência do cliente como centro da sua estratégia traz muitos pontos de otimização. Mas… calma! Listamos, abaixo, 4 dicas principais para você aplicar no seu negócio.
Invista na apresentação visual da sua loja física. Certifique-se de que os produtos estão bem dispostos, a iluminação é boa e a decoração reflete a identidade da sua marca.
Se você tem um varejo online, ter um site ou aplicativo intuitivo e fácil de navegar é essencial. Garanta também que os processos de busca e compra sejam simples e rápidos.
O processo de checkout deve ser simplificado, com opções de pagamento variadas e seguras, para reduzir o abandono de carrinho.
Certifique-se de que a experiência de compra seja fluida em todos os canais, sejam eles lojas físicas, online ou através de dispositivos móveis.
A integração entre os diferentes canais permite que os clientes transitem facilmente de um para o outro, mantendo a consistência no atendimento e nas informações do produto.
Use os dados do cliente para oferecer uma experiência personalizada. Sugira produtos ou serviços que correspondam às suas preferências anteriores.
Isso pode ser feito através de análise de comportamento de compra, pesquisas de interesse e o histórico de navegação no site.
Use a tecnologia para aprimorar a experiência do usuário, seja por meio de sistemas de pagamento automatizados, controle de estoque que facilite a consulta de produtos ou até mesmo realidade aumentada para proporcionar uma experiência de compra inovadora.
E é aqui que um sistema de gestão empresarial pode fazer toda a diferença, porque se atenta a toda operação do negócio, desde a gestão de estoque até o checkout.
Um software de gestão empresarial (ou ERP) integra diversos processos de negócios em um sistema único e centralizado. O objetivo é facilitar o fluxo de informações entre todas as funções de negócios dentro da organização.
A implementação de um sistema de gestão empresarial eficiente no varejo permite automatizar processos, reduzindo erros manuais e economizando tempo. Além de proporcionar insights para decisões estratégicas de negócio.
De forma prática, um ERP possui soluções que automatizam as tarefas de gestão, como:
E por falar nisso…
A tecnologia por trás dos pagamentos é essencial para garantir uma boa experiência durante a jornada de compra. Não é apenas uma questão operacional, mas também sobre como os clientes se sentem ao comprar.
Pesquisas mostram, inclusive, que 85% dos consumidores desistem de concluir pedidos em lojas virtuais, sobretudo, por frete alto e checkout burocrático.
Então, como evitar métodos de pagamento que não funcionam e converter mais clientes no varejo online ou reduzir a inadimplência no varejo físico?
Existem 3 principais meios de pagamento e diferentes aplicações. Vamos explicar cada uma delas para que você encontre a que mais combina com o seu modelo de negócio, ok?
O primeiro é o Bolix, o nosso boleto com código de barras + QR Code Pix. Ele pode ser a solução perfeita para simplificar o processo de pagamento da sua loja, já que combina as 2 formas mais populares e fáceis de pagar em um único documento.
São vários os benefícios de usá-lo, mas vamos listar abaixo os principais:
Mas como assim?
É que o Bolix podeser usado para vendas à vista, parceladas(carnê) ou recorrentes. Veja como funciona nos exemplo a seguir:
E aí, ficou mais fácil de entender?
Eu nem lembro mais como era fazer pagamentos antes do Pix. E você?
O meio de pagamento instantâneo já faz tão parte nossa rotina, que se tornou o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros.
Empresas de todos os segmentos podem simplesmente informar a chave Pix ou gerar um novo QR Code manualmente toda vez que fechar uma venda. Essa opção acaba sendo viável apenas para quem faz poucas transações diárias.
Ou podem fazer isso de forma automatizada via API Pix. Dessa forma, assim que você iniciar um processo de venda no seu sistema de gestão, um QR Code Pix é gerado automaticamente na tela e a aprovação do pagamento ocorre em segundos.
💡 A API Pix da Efí, por exemplo, já está integrada à maioria dos sistemas de gestão, ERPs e PDVs. Então, você só vai precisar fazer pequenas configurações para começar a usar. |
VEJA TAMBÉM | Pix Automático: desvende o novo meio de pagamento
O link de pagamento pode ser uma ótima opção para você que vende ou presta serviço e quer receber por cartão de crédito mesmo ser ter maquininha.
Em poucos cliques você gera e envia um link personalizado aos seus clientespor e-mail, WhatsApp ou outras redes sociais; e eles pagam diretamente do celular ou computador. Simples assim!
💡Com o link de pagamento da Efí, você pode aceitar as principais bandeiras de cartão do mercado e ter o saldo disponível na conta a partir de 2 dias úteis. |
Agora que você já sabe como a experiência do usuário é importante e já identificou as formas de pagamento que mais se adequam ao seu negócio, vem a parte mais difícil fácil: escolher um sistema de gestão para varejo e uma plataforma de pagamentos perfeita para você.
GestãoClick é um software de gestão empresarial completo, especialista em facilitar a gestão de pequenas e médias empresas.
Eles atendem com eficiência diversos segmentos, como varejo físico e online em geral, prestadores de serviço, ramo da saúde e estética, alimentação e muito mais.
Além disso, o GestãoClick já está perfeitamente integrado à plataforma de pagamentos da Efí. Isso significa que você pode ter os meios de pagamento mais eficientes e fáceis de pagar à disposição do seu negócio, direto do painel administrativo do seu ERP.
E aí, está preparado para otimizar a experiência de compra do seu cliente com GestãoClick + Efí? Experimente o GestãoClick grátis por 10 dias, configure a aplicação para acessar os meios de pagamentos da Efí e comece a usar! — Tem emissão de cobranças 100% gratuita e tarifas especiais para novos clientes. Aproveite! 🧡
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