Links de Pagamento

Link de pagamento: como funciona e tudo que você precisa saber para gerar o seu

Criado em 12 de set. de 2024

(Atualizado em 31 de out. de 2024)

O link de pagamento é um facilitador para vendas virtuais e prestadores de serviço. O cobrador consegue criar, de forma fácil, um link de cobrança único, que pode ser compartilhado com o cliente por mensagem, e-mail, direct do Instagram ou WhatsApp, por exemplo. 

Quando o cliente acessa o link, ele é direcionado para uma página de pagamento — como uma espécie de maquininha virtual. Lá, em ambiente protegido, ele escolhe como te pagar: à vista por boleto ou Pix ou a prazo por cartão de crédito. Assim, fica mais fácil vender online, sem precisar necessariamente de um site ou maquininha.

Passo a passo: como gerar link de pagamento?

  1. acesse sua plataforma de meios de pagamentos;
  2. selecione a opção de gerar link de pagamento;
  3. defina o valor a ser cobrado e as formas de pagamento que você deseja oferecer;
  4. depois, é só compartilhar o link com o cliente.

Vale lembrar que para usar esse recurso é preciso escolher uma plataforma de meios de pagamentos, como, a do Efí Bank, que ofereça essa funcionalidade!

Como gerar link de pagamento no Efí Bank

  1. acesse “Menu” > “Receber (Cobranças)” > “Emitir cobrança” > “Link de pagamento”;
  2. selecione as opções de pagamento que deseja disponibilizar para seu cliente;
  3. escolha para quem deseja enviar o link de pagamento;
  4. preencha com os itens da cobrança e, depois, data de vencimento;
  5. se desejar, inclua informações adicionais;
  6. por fim, clique no botão para emitir o link.

Se você gostou dessa modalidade e ficou interessado em incorporá-la no seu negócio, temos uma boa notícia! No Efí Bank tem como gerar link de pagamento e várias outras opções: Pix, boletos, carnês, assinaturas e muito mais!

Tudo o que você precisa fazer é abrir uma conta na modalidade Efí Pro (negócios sem CNPJ) ou Efí Empresas (negócios com CNPJ).

Tanto o download do app quanto o processo de abertura são gratuitos. E você ainda pode escolher por onde vai gerenciar suas finanças: pela plataforma web ou pelo aplicativo para celular. Prático, não é mesmo?

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Como funciona o link de pagamento?

Como já comentamos, esse recurso é um facilitador na hora de receber de clientes. Então, não tem muito segredo sobre como funciona!

Depois que você envia seu link para o cliente, ele é direcionado para a tela de pagamento, onde vai concluir a compra. Não existem limites de valor para as transações, você pode configurar de acordo com os valores dos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa, e sendo necessário, é possível cancelar um link de pagamento ativo a qualquer momento de forma simples e prática.

Formas de pagamento oferecidas

Quando você cria um link de pagamento, é possível escolher quais formas de pagamento você quer oferecer para seu cliente. O Efí Bank oferece as opções de boleto com QR Code Pix à vista, e parcelamento no cartão de crédito em até 12 vezes, com ou sem juros. Você decide o número de parcelas disponibilizadas e a data de vencimento da cobrança.

Além disso, você também pode incluir taxas de frete, juros para pagamento atrasado e descontos condicionais conforme a forma de pagamento. Sendo assim, é possível disponibilizar um desconto especial para quem pagar à vista, por exemplo.

Como você recebe os pagamentos feitos por link?

Cada plataforma tem suas próprias taxas e prazos para recebimento, mas quando o assunto é Efí Bank, economia é a palavra-chave. Portanto, se você tem preocupação em relação às tarifas dos links de pagamento, pode ficar tranquilo.

Aqui, você não paga para emitir cobranças. As tarifas só incidem sobre os seus recebimentos, mas já adiantamos que são bem acessíveis. Consulte nossa página de tarifas para entender as cobranças aplicadas em cada forma de pagamento.

Quanto ao tempo para disponibilização do valor, no boleto você recebe em até 1 dia útil após a confirmação do pagamento. Se o cliente pagar usando a opção de QR Code Pix, você recebe na hora

Já nas vendas por cartão de crédito, você pode escolher entre:

  • receber à vista ou o valor total da venda parcelada em até 30 dias;
  • receber parcelado, com 1 parcela a cada 30 dias.

Essa vantagem é muito importante para manter o seu negócio sempre girando. Sabemos que tudo o que um empreendedor quer é agilidade para movimentar o dinheiro, não é mesmo? Afinal, precisa pagar as dívidas, os funcionários e repor o estoque da loja. 

Personalização da tela de pagamento

Como explicado, a tela de pagamento é o ambiente para onde o cliente será direcionado quando acessar o link.

Em alguns casos, como no Efí Bank, é possível personalizar as telas trocando as cores dos botões e inserindo o logotipo da sua empresa. Essa vantagem deixa o seu negócio ainda mais profissional, ajuda a reforçar a identidade da sua marca e dá mais segurança para o cliente de que ele está pagando a empresa certa.

Integração com carrinho de compras 

Algumas plataformas de pagamento, como o Efí Bank, oferecem a possibilidade de criar links de pagamento integrados com o carrinho de compras, que podem ser enviados para os clientes por e-mail ou WhatsApp, por exemplo.

Assim, essa solução contribui para que o cliente possa concluir a transação rapidamente e de forma segura, sendo direcionado diretamente para a página de pagamento.

Configuração de pagamento recorrente 

Outra possibilidade é gerar links para a cobrança de pagamentos recorrentes, facilitando o processo de recebimento.

Vale destacar que essa opção pode ser usada em planos de assinaturas. Assim seu cliente informa os dados somente no primeiro pagamento, os próximos são processados automaticamente e você recebe sem muito esforço.  

Gere links e receba pagamentos fácil, fácil! ✨

Quais são as vantagens de vender por link de pagamento?

Até aqui já deu para perceber que vender por link de pagamento pode trazer muitas vantagens para o seu negócio, certo? A seguir, detalhamos melhor os principais benefícios dessa opção.

1. Facilidade para cobrar à distância

O link de pagamento é a carta na manga para quem quer aumentar o faturamento e deixar o negócio mais versátil para o cliente. Afinal, esse recurso dispensa a necessidade de maquininha, e-commerce ou loja física e ainda facilita a venda do produto pela internet. 

Perceba, é muito comum encontrar lojas virtuais, principalmente no Instagram, que perdem oportunidades de venda porque não oferecem uma opção de pagamento adequada para o cliente ou uma abordagem mais profissional e transparente.

Quem trabalha apenas com transferência e depósito, por exemplo, tem dificuldade em converter clientes que pagariam parcelado no cartão de crédito ou que confiam mais no boleto bancário.

Logo, quanto mais variedade você garante nas formas de pagamento, mais portas você abre para o cliente. Desse modo, fica mais fácil aumentar o faturamento e evitar desistências. 

2. Mais controle financeiro com relatórios e notificações

Outra vantagem é que boas plataformas de pagamento permitem acompanhar com mais efetividade o fluxo de caixa e os pagamentos recebidos por meio dos links, a partir de notificações de cada valor recebido.

Além disso, você tem acesso a relatórios detalhados com todas as informações das operações financeiras feitas por esse meio de pagamento, podendo consultar todos os detalhes sobre a compra: o valor total, a forma de pagamento escolhida e o histórico da transação. Lembrando que isso pode variar de acordo com a plataforma de pagamentos escolhida por você.

3. Mais segurança para você e seu cliente

O link de pagamento também é uma forma segura para receber valores pela internet, uma vez que é oferecido por plataformas de pagamento.

O Efí Bank, por exemplo, é uma Instituição de Pagamento autorizada pelo Banco Central e certificada pela PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standard), que garante segurança nas operações com cartão. Além disso, todas as operações financeiras da plataforma contam com proteção antifraude e com uma tecnologia com alto padrão de segurança e monitoramento interno, garantindo a proteção dos dados da sua empresa e dos seus clientes.

4. Promoções em produtos específicos 

Você também pode usar o link de pagamento como uma estratégia para potencializar a venda de produtos específicos, por meio de promoções e ofertas relâmpago.

Assim, você cria um link de pagamento com validade, ou seja, você pode determinar até quando a promoção vai durar e quando a URL vai expirar, seja por limite de uso, ou porque a oferta é por tempo limitado.

5. Recuperação de carrinhos abandonados 

Por fim, mais uma forma de vender com link de pagamento é a recuperação de carrinhos abandonados.

Basicamente, você consegue alcançar clientes que deixaram produtos no carrinho, sem fechar a compra, enviando o link de pagamento. É uma forma de lembrá-los sobre os produtos ou oferecer algum tipo de benefício para concluir a compra.

Como vender com link de pagamento?

Agora que você já sabe as vantagens do link de pagamento, confira as principais formas de usar essa funcionalidade no seu negócio.

Como o link de pagamento pode ser compartilhado com o cliente por mensagem, e-mail, WhatsApp ou qualquer outra rede social, é uma ótima opção para quem não tem uma plataforma de e-commerce ou maquininha, já que oferece uma variedade de formas de pagamentos de forma mais segura e profissional, sem precisar ficar refém apenas de transferências bancárias.

Empresas que atuam sob encomenda também podem usar esse tipo de serviço para fazer a cobrança de produtos personalizados, por exemplo, que não seguem o padrão da loja virtual ou física.

Além das vendas de produtos, empresas que atuam na prestação de serviços também podem aproveitar a funcionalidade do link de pagamento para cobrar os seus clientes, inclusive em pagamentos recorrentes.

Mas se engana quem pensa que esse recurso só é indicado para negócios digitais. Na verdade, o link de pagamento pode ajudar — e muito! — a fechar uma venda que não foi concluída em uma loja física, por exemplo. Suponha que um cliente conheceu o seu produto, fez o orçamento, mas não concluiu a compra na sua loja. Com a opção de link de pagamento, caso ele mude de ideia, pode seguir com a compra no conforto de casa.

Outro uso muito comum é em redes de delivery: você envia o link, o cliente efetua o pagamento e o motoboy faz a entrega sem precisar de uma maquininha.

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💡Outras opções práticas para o seu negócio

Assinaturas 

A assinatura é uma modalidade de pagamento que permite fazer cobranças recorrentes. Pense no Spotify, na Netflix ou na sua TV por — isso mesmo! — assinatura. Revistas e jornais, por exemplo, também vendem por assinatura há anos.

A cobrança da assinatura pode ser enviada para seu cliente automaticamente em uma periodicidade programada como um link de pagamento, boleto por e-mail, ou como cobrança automática na fatura do cliente. Geralmente, esse modelo de cobrança é mensal, mas os intervalos podem variar entre bimestral, trimestral, semestral e até anual.

Botão de pagamento 

Por outro lado, para quem tem um site e não tem muito domínio de programação, o botão de pagamento também é uma excelente opção. Ele funciona de forma similar ao link de pagamento, mas pode ser usado em mais de uma transação e tem um apelo mais visual

Para usá-lo, basta configurar os métodos de pagamento que deseja disponibilizar ao cliente, copiar o código HTML que será gerado e adicionar em qualquer post ou página do seu site. Você pode mudar o estilo, a cor, o ícone e o tamanho do botão. Veja, na prática, como fica:

Checkout transparente 

Já o checkout transparente é indicado para negócios que buscam oferecer uma experiência de pagamento mais agradável e protegida, sem redirecionamentos no site.

A grande vantagem é que esse recurso diminui a taxa de desistência dos clientes que, muitas vezes, abandonam a compra por causa de problemas de conexão, falta de tempo ou desconfiança ao sair do site original

💡Anota a dica: com o Efí Bank, você tem acesso a diversas formas de pagamento com emissão gratuita e tarifa apenas no recebimento. Além disso, você pode integrar as nossas APIs e automatizar todo o processo de recebimento. 

Quer ter mais comodidade para receber os pagamentos dos seus clientes? Experimente o Efí Bank!

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