Links de Pagamento

Link de pagamento: o que é, como funciona e tudo que você precisa saber para gerar o seu

Criado em 9 de fev. de 2021

(Atualizado em 24 de jul. de 2024)

Se você está começando a vender online e ainda não encontrou uma solução de confiança para receber dos seus clientes, precisa aprender como gerar link de pagamento.

Esse recurso, como o próprio nome já sugere, gera links que direcionam os clientes diretamente para uma página de pagamento — como uma espécie de maquininha virtual. Lá, em ambiente protegido, eles escolhem como te pagar: à vista por boleto ou a prazo por cartão de crédito.

Com poucos cliques e sem gastar muito, você consegue profissionalizar o seu negócio e, por consequência, aumentar o faturamento das vendas. Se você se interessou por esse assunto, continue aqui que te contaremos todos os detalhes e vantagens dessa ferramenta!

Afinal, o que é link de pagamento? 

Em síntese, o link de pagamento é um facilitador para vendas virtuais e prestadores de serviço. O cobrador consegue criar, de forma fácil, um link de cobrança único, que pode ser compartilhado com o cliente por mensagem, e-mail, direct do Instagram ou WhatsApp, por exemplo. Assim, fica mais fácil vender pelas redes sociais, sem precisar necessariamente de um e-commerce ou loja física.

Mas se engana quem pensa que esse recurso só é indicado por negócios digitais. Na verdade, o link de pagamento pode ajudar — e muito! — a fechar uma venda que não foi concluída em uma loja física, por exemplo. Suponha que um cliente conheceu o seu produto, fez o orçamento, mas não concluiu a compra na sua loja. Com a opção de link de pagamento, caso ele mude de ideia, pode seguir com a compra no conforto de casa.

Outro uso muito comum é em redes de delivery: você envia o link, o cliente efetua o pagamento e o motoboy faz a entrega sem precisar de uma maquininha.

Vale lembrar que para usar esse recurso é preciso escolher uma plataforma de meios de pagamentos, como a Efí Pay, que ofereça essa funcionalidade!

Como funciona o link de pagamento?

Como já comentamos, esse recurso é um facilitador na hora de receber de clientes. Então, não tem muito segredo sobre como funciona ou como gerar link de pagamento!

Resumidamente, você configura a cobrança, gera o link e envia para o seu cliente. A partir daí, o cliente é direcionado para a tela de pagamento, onde vai concluir a compra. Inclusive, esse é um assunto que vamos falar com mais detalhes já, já! 

De toda maneira, é na tela de pagamento que o comprador fornece os dados pessoais e efetua o pagamento.

Se seu cliente escolher pagar via boleto, a plataforma exibirá, automaticamente, o código de barras para pagamento. Por outro lado, se ele quiser pagar via cartão de crédito, precisará informar os dados do cartão e selecionar o número de parcelas que deseja.

Lembrando que é você quem escolhe quais opções estarão disponíveis no link de pagamento: boleto, cartão de crédito ou ambos.

Muitas instituições de pagamento, como a Efí, permitem não só definir as opções de recebimento, como também detalhes sobre número de parcelas, prazo de expiração do link, data de vencimento para a cobrança e possibilidade de juros para pagamento atrasado.

Personalização de tela de pagamento

Como explicado, a tela de pagamento é o ambiente para onde o cliente será direcionado.

Em alguns casos, como na Efí, é possível personalizar as telas trocando as cores dos botões e inserindo o logotipo da sua empresa.

Essa vantagem deixa o seu negócio ainda mais profissional, ajuda a reforçar a identidade da sua marca e dá mais segurança para o cliente de que ele está pagando a empresa certa.

Integração com carrinho de compras 

Algumas plataformas de pagamento, como a Efí, oferecem a possibilidade de criar links de pagamento integrados com o carrinho de compras que podem ser enviados para os clientes por e-mail ou mensagem de texto, por exemplo.

Assim, essa solução contribui para que o cliente possa concluir a transação rapidamente e de forma segura, sendo direcionado diretamente para a página de pagamento.

Configuração de pagamento recorrente 

Outra possibilidade é gerar links para a cobrança de pagamentos recorrentes, facilitando o processo de recebimento.

Vale destacar que essa opção pode ser usada em planos de assinaturas. Assim seu cliente informa os dados somente no primeiro pagamento, os próximos pagamentos são processados automaticamente e você recebe sem muito esforço.  

Quais são as vantagens de vender por link de pagamento?

Até aqui já deu para perceber que vender por link de pagamento pode trazer muitas vantagens para o seu negócio, certo? A seguir, detalhamos melhor os principais benefícios dessa opção.

1. Facilidade para cobrar à distância

O link de pagamento é a carta na manga para quem quer aumentar o faturamento e deixar o negócio mais versátil para o cliente. Afinal, esse recurso dispensa a necessidade de maquininha, e-commerce ou loja física e ainda facilita a venda do produto pela internet. 

Perceba, é muito comum encontrar lojas virtuais, principalmente no Instagram, que perdem oportunidades de venda porque não oferecem uma opção de pagamento adequada para o cliente ou uma abordagem mais profissional e transparente.

Quem trabalha apenas com transferência e depósito, por exemplo, tem dificuldade em converter clientes que pagariam parcelado no cartão de crédito ou que confiam mais no boleto bancário.

Logo, quanto mais variedade você garante nas formas de pagamento, mais portas você abre para o cliente. Desse modo, fica mais fácil aumentar o faturamento e evitar desistências

2. Mais controle sobre o fluxo de pagamentos

Outra vantagem é que boas plataformas de pagamento permitem acompanhar com mais efetividade o fluxo de caixa de pagamentos feitos através dos links, a partir de notificações de cada valor recebido.

Além disso, você pode consultar todos os detalhes sobre a compra: o valor total, a forma de pagamento escolhida e o histórico da transação. Lembrando que isso pode variar de acordo com a plataforma de pagamentos escolhida por você.

3. Mais segurança para você e seu cliente

O link de pagamento também é uma forma segura para receber valores pela internet, uma vez que é um oferecido por plataformas de pagamento.

A Efí, por exemplo, é uma Instituição de Pagamento autorizada pelo Banco Central e certificada pela PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standard), que investe todos os recursos necessários para proteger as transações via cartão.

4. Acesso a relatórios detalhados de vendas 

Uma boa gestão financeira requer acesso a dados relacionados às vendas, não é mesmo? Por isso, uma vantagem interessante de oferecer pagamentos com link é a possibilidade de ter acesso a relatórios detalhados, com todas as informações das operações financeiras feitas por esse meio de pagamento.

7 Formas de vender com link de pagamento 

Agora que você já sabe como funciona o link de pagamento, confira as principais formas de usar essa funcionalidade no seu negócio.

1. Redes Sociais

O link de pagamento pode ser compartilhado com o cliente por mensagem, e-mail, WhatsApp ou qualquer outra rede social, como no direct do Instagram ou do Facebook, por exemplo.

Isso facilita as vendas, sem a necessidade de ter um e-commerce ou loja física.

É seguro compartilhar um link de pagamento em redes sociais?

De modo geral, é seguro compartilhar links de pagamento em redes sociais. No entanto, é fundamental se certificar de que a plataforma de pagamentos usada é segura e confiável.

A Efí, por exemplo, possui o certificado PCI DSS, que garante segurança nas operações com cartão. Além disso, todas as operações financeiras da plataforma contam com proteção antifraude e com uma tecnologia com alto padrão de segurança e monitoramento interno, garantindo a proteção dos dados da sua empresa e dos seus clientes.

2. Vendas sem site

Para quem não tem uma loja física ou um site, o link de pagamento é uma ótima opção, já que oferece uma variedade de formas de pagamentos sem a necessidade de uma plataforma de e-commerce ou maquininha, por exemplo.

Outro ponto interessante é que, com o link de pagamento, você vende de forma mais segura e profissional, sem precisar ficar refém apenas de transferências bancárias.

3. Promoções em produtos específicos 

Você também pode usar o link de pagamento como uma estratégia para potencializar a venda de produtos específicos, por meio de promoções e ofertas relâmpago.

Assim, você cria um link de pagamento com validade, ou seja, você pode determinar até quando a promoção vai durar e quando a URL vai expirar, seja por limite de uso, seja porque a oferta é por tempo limitado.

4. Vendas de serviços 

Além das vendas de produtos, empresas que atuam na prestação de serviços também podem aproveitar a funcionalidade do link de pagamento para cobrar os seus clientes, inclusive em pagamentos recorrentes.

5. Vendas por atacado 

Para vendas maiores ou por atacado, o link de pagamento serve como uma forma de fazer uma cobrança pontual de um cliente.

Empresas que atuam sob encomenda também podem usar esse tipo de serviço para fazer a cobrança de produtos e serviços personalizados, por exemplo, que não seguem o padrão da loja virtual ou física.

6. Vendas omnichannel 

Empresas que operam unindo o físico ao online também podem se beneficiar das vendas por link de pagamento.

Dessa forma, é possível começar a venda na loja física, por exemplo, e finalizar online, pelo link, possibilitando que o cliente veja o produto ao vivo, mas pague quando estiver mais tranquilo em casa.

7. Recuperação de carrinhos abandonados 

Por fim, mais uma forma de vender com link de pagamento é a recuperação de carrinhos abandonados.

Basicamente, você consegue alcançar clientes que deixaram produtos no carrinho, sem fechar a compra, enviando o link de pagamento. É uma forma de lembrá-los sobre os produtos ou oferecer algum tipo de benefício para concluir a compra.

Passo a passo: como gerar link de pagamento na Efí? 

Se você gostou dessa modalidade e ficou interessado em incorporá-la no seu negócio, temos uma boa notícia! Na Efí tem como gerar link de pagamento e várias outras opções: Pix, boletos, carnês, assinaturas e muito mais!

Tudo o que você precisa fazer é abrir uma conta na modalidade Efí Pro (negócios sem CNPJ) ou Efí Empresas (negócios com CNPJ).

Tanto o download do app quanto o processo de abertura são gratuitos. E você ainda pode escolher por onde vai gerenciar suas finanças: pela plataforma web ou pelo aplicativo para celular. Prático, não é mesmo?

CTA: abra a sua conta grátis e desfrute de muitos benefícios que Efí oferece!

Como gerar link de pagamento na Efí Bank

  1. Pelo app ou plataforma web, acesse o menu “Receber (Cobranças)” → ”Emitir cobrança”.
  2. Depois, escolha a opção “Link de pagamento”.
  3. Siga as instruções que vão aparecer na tela.
  4. Clique em “Emitir link de pagamento”.

Simples assim! Depois disso, seu cliente receberá a cobrança no e-mail informado. Você também pode compartilhar a URL pelas redes sociais ou por WhatsApp — fica a seu critério. 

Importante! Caso o cliente pague por cartão de crédito, você pode escolher:

  • receber o valor total da venda parcelada, com cobrança de juros para você ou seu cliente;
  • receber parcelado, sem a cobrança de juros.

Vale destacar que essa configuração deve ser feita na conta, antes de gerar o link de pagamento.

💡Outras opções práticas para o seu negócio

Assinaturas 

A assinatura é uma modalidade de pagamento que permite fazer cobranças recorrentes. Pense no Spotify, na Netflix ou na sua TV por — isso mesmo! — assinatura. Revistas e jornais, por exemplo, também vendem por assinatura há anos.

A assinatura é como um link de pagamento enviado em uma periodicidade programada. Geralmente, esse modelo de cobrança é mensal, mas os intervalos podem variar entre bimestral, trimestral, semestral e até anual.

Botão de pagamento 

Por outro lado, para quem tem um site e não tem muito domínio de programação, o botão de pagamento também é uma excelente opção. Ele funciona de forma similar ao link de pagamento, mas pode ser usado em mais de uma transação e tem um apelo mais visual

Para usá-lo, basta configurar os métodos de pagamento que deseja disponibilizar ao cliente, copiar o código HTML que será gerado e adicionar em qualquer post ou página do seu site. Você pode mudar o estilo, a cor, o ícone e o tamanho do botão. Veja, na prática, como fica:

Checkout transparente 

Já o checkout transparente é indicado para negócios que buscam oferecer uma experiência de pagamento mais agradável e protegida, sem redirecionamentos no site.

A grande vantagem é que esse recurso diminui a taxa de desistência dos clientes que, muitas vezes, abandonam a compra por causa de problemas de conexão, falta de tempo ou desconfiança ao sair do site original.

💡Anota a dica: na Efí Pay, você tem acesso a diversas formas de pagamento com emissão gratuita e cobrança apenas no recebimento. Além disso, você pode integrar as nossas APIs e automatizar todo o processo de recebimento. 

Quer ter mais comodidade para receber os pagamentos dos seus clientes? Experimente a Efí Pay!

Como receber via link de pagamento? 

Confira o passo a passo para receber via link de pagamento:

  • cadastre-se em uma plataforma de pagamento online que ofereça a solução de link de pagamento;
  • crie um link personalizado com valor e descrição, de acordo com o produto ou serviço;
  • compartilhe o link com os clientes, por meio das redes sociais, mensagens de texto ou e-mail, por exemplo.

A partir disso, os clientes poderão inserir as informações de pagamento e concluir a transação financeira.

Como personalizar um link de pagamento?

Algumas plataformas permitem que você personalize o próprio link de pagamento, incluindo palavras-chave relevantes ou o nome do produto, ou serviço, por exemplo.

Adicionar opções de moeda e idioma 

Uma opção de personalização é incluir opções de selecionar a moeda de pagamento ou o idioma para atender pessoas de outras localidades.

Com isso, além de aumentar o seu limite de alcance e atuação, também oferece uma experiência de compra ainda melhor para seus clientes.

Configurar descontos e promoções no link 

Você também pode usar links personalizados para ofertas e promoções relâmpago, como citamos. Além disso, é possível oferecer descontos exclusivos para clientes que abandonaram o carrinho ou que atendem a algum requisito.

Aqui, na Efí, além dessas possibilidades, você também pode personalizar a tela de pagamento com as cores e a logo da sua marca, o que contribui ainda mais para a segurança e credibilidade da sua empresa.

Confira as tarifas e os prazos do recebimento por link da Efí 

Economia é palavra-chave quando o assunto é Efí. Portanto, se sua preocupação é em relação às tarifas dos links de pagamento, pode ficar tranquilo.

Aqui, você não paga para emitir cobranças. As tarifas só incidem sobre os seus recebimentos, mas já adiantamos que são bem acessíveis.

Para boletos, a disponibilização do valor é imediata após a confirmação do pagamento. Já nas vendas parceladas por cartão, você pode escolher receber o valor total de uma única vez em até 31 dias

Essa vantagem é muito importante para manter o seu negócio sempre girando. Sabemos que tudo o que um empreendedor quer é agilidade para movimentar o dinheiro, não é mesmo? Afinal, precisa pagar as dívidas, os funcionários e repor o estoque da loja. 

FAQ sobre Links de Pagamento

Como cancelar um link de pagamento ativo? 

O cancelamento de um link de pagamento ativo pode ser feito de forma simples e prática por meio da plataforma de pagamentos contratada pela sua empresa.

Existem limites de valor para transações por link de pagamento?

Não. Você pode configurar o seu link de pagamento de acordo com os valores dos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa, sem limitação.

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