Gestão e Marketing

Tipos de Inteligência Artificial para escalar seu negócio e potencializar suas estratégias

Criado em 5 de dez. de 2023

(Atualizado em 8 de mai. de 2024)

Se você ainda não se encantou com a IA é porque, provavelmente, não conhece os tipos de Inteligência Artificial para o seu negócio. Mas isso muda agora!

Só para começarmos essa conversa, segundo a IBM, 41% das empresas brasileiras já usam ativamente a IA e 34% indicaram que estão explorando a tecnologia com a proposta de planos futuros. 

Afinal, o mundo de hoje é sobre dados que se transformam em ativos estratégicos, algoritmos que aprendem a decifrar padrões complexos e máquinas, munidas de inteligência, que se tornam o braço direito das companhias. A sua empresa já está preparada para surfar nessa onda?

Continue lendo para descobrir os tipos de Inteligência Artificial que você pode usar no seu negócio e tenha insights de especialistas no assunto!

Antes de tudo, você sabe o que é Inteligência Artificial?

A palavra “inteligência” significa conhecer, compreender e aprender. Já “artificial” diz respeito a algo produzido pela mente humana e não pela natureza. Assim, a Inteligência Artificial (IA) pode ser vista como uma criação capaz de aprender de forma sistematizada.

Ou seja, a IA é uma tecnologia que ensina sistemas a realizar tarefas cognitivas de cunho humano. Ela capacita máquinas a imitar a inteligência humana, para aprender, adaptar-se e realizar tarefas específicas com a maior assertividade possível.

Para que isso ocorra, é necessário o desenvolvimento de algoritmos e modelos computacionais que permitem o processamento de informações, garantindo que a tecnologia se adeque ao mesmo tempo em que aprende.

Vale destacar que os primeiros indícios de que a nossa mente poderia ser representada de forma matemática aconteceram em 1943

Após descobrirem que o nosso processo de pensamento e geração de ideias têm uma origem lógica, foi feita uma proposta de um primeiro neurônio em 1945. É daí que vem a ideia de “bioinspiração” no pensamento humano.  

🔶​Veja também: Tudo sobre comunidades de tecnologia com Gabs Ferreira e Sady Coimbra

Como uma IA funciona?

No episódio 08 do nosso podcast Efícientes, recebemos dois especialistas no tema: Alexandre Santana (Gerente de CRM na Efí Bank) e Sílvia Almeida (Doutora e Coordenadora de Pós-graduação em Inteligência Artificial no IFMG).

Confira tudo sobre os tipos de Inteligências Artificiais, como funcionam e como foram criadas.

Acesse também pelas principais plataformas de áudio: Spotify | Deezer | Amazon 

Sílvia define a IA, de forma breve, como “sistemas que fazem tarefas cognitivas do ser humano.” E Alexandre complementa ao explicar um pouco mais sobre como ela funciona:

A modelagem computacional do neurônio busca imitar o funcionamento do cérebro humano e construir um sistema que seja capaz de aprender. Isso é inteligência!

Essa aprendizagem funciona por meio de padrões e grandes volumes de dados, que são coletados, processados, analisados e compreendidos automaticamente. Quanto mais dados relevantes ela tem para aprender, melhor. 

Por isso, o acesso a dados de qualidade é crucial para o desenvolvimento de modelos de IA precisos e eficazes. Essa abordagem permite que a IA generalize padrões e tome decisões ou realize tarefas com base em suas experiências prévias.

Envolve programação, estatística e dados organizados. Normalmente, tem uma etapa de análise exploratória ━ na qual o cientista vai fazer cálculo de variável, entender tendências e parâmetros ━, depois de muita análise e definições de quais atributos você vai usar, aí você começa a testar o treinamento em si do modelo de IA.

Alexandre Santana

Existem alguns tipos de Inteligência Artificial. Confira no próximo tópico!

🔶 Veja também: Tecnologia e empreendedorismo: entenda a importância

Tipos de Inteligência Artificial em níveis: será que a IA vai nos superar?

O nível de uma IA vai depender de sua capacidade de aprendizagem comparada aos humanos. Quanto mais funções semelhantes ela conseguir realizar, maior será sua proficiência e, assim, estará em um nível mais avançado de evolução.

A seguir, veja 3 níveis possíveis:

Inteligência Artificial estreita(ANI)

A ANI é um tipo de inteligência artificial que realiza uma tarefa específica dentro de um domínio restrito. Um sistema de reconhecimento facial, um tradutor automático, um assistente virtual ou um jogo de xadrez são exemplos disso. 

Esses sistemas não têm consciência, nem capacidade de aprender fora do seu escopo definido. Eles são úteis para resolver problemas bem definidos, mas não podem se adaptar a situações novas ou complexas.

Inteligência Artificial geral(AGI)

A AGI é aquela inteligência que pode fazer tarefas intelectuais que um humano pode fazer. Trata-se de um recurso mais difícil de desenvolver considerando a complexidade da mente humana. 

Alguns exemplos de possíveis aplicações de AGI são: assistentes virtuais, robôs domésticos, carros autônomos, diagnósticos médicos e criação de arte.

Superinteligência Artificial(ASI)

Já nesse caso, temos o mais complexo dos níveis, considerado aquele que marcará o universo tecnológico de um modo quase inimaginável: a ASI será capaz de replicar a mente humana e, além disso, superá-la.

Enquanto a ANI e a AGI podem ser especializadas em tarefas específicas, a ASI seria capaz de superar as habilidades cognitivas humanas em todas as áreas. Ainda que seja algo especulativo atualmente, a ASI poderá ser capaz de:

  • aprender autonomamente de forma avançada;
  • raciocinar logicamente sobre complexidades com agilidade;
  • tomar decisões com maior precisão possível;
  • se autoaperfeiçoar continuamente;
  • compreender uma variedade profunda de assuntos;
  • adaptar-se a mudanças automaticamente e em tempo real.
💡 Pílula do podcast Efícientes:

A IA pode estar fazendo mais barulho hoje, mas seus rastros no mercado têm é tempo! Um exemplo disso é que o termo “Inteligência Artificial” foi cunhado pela primeira vez lá em 1955. Você sabia?  

Tipos de Inteligência Artificial que você pode usar no seu negócio

Humanoides, robôs, IoTs, realidade aumentada, chatbots, Big Date, chat GPT… boas-vindas à era em que a tecnologia se tornou mais do que uma ferramenta nos negócios.

Empresas buscam otimização, seja do tempo, dos custos, da mão de obra, dos processos etc. E foi para isso que a tecnologia nasceu: desenvolver maneiras mais eficazes de nos entregar resultados melhores com um menor esforço. 

Pensando nisso, há alguns tipos de Inteligência Artificial que o mercado vem usando e que podem casar com o seu modelo de negócio. 

Reconhecimento facial

É uma tecnologia que utiliza a técnica de visão computacional para reconhecer pessoas com base em suas características faciais, considerando seus traços físicos únicos. 

Você provavelmente já viu bancos usando para autenticação de contas, certo? Esse é um exemplo conhecido, mas há infinitas possibilidades. 

Veja alguns exemplos mais comuns:

  • segurança: para identificar e monitorar indivíduos;
  • controle de acesso: para autorizar e restringir acesso a áreas específicas;
  • dispositivos eletrônicos: para desbloquear a tela de smartphones;
  • transações financeiras: para realizar pagamentos com autenticação biométrica;
  • prevenção de fraudes: para verificar a identidade das pessoas e prevenir fraudes.

Assistentes virtuais

Já pensou em ganhar mais um braço no seu time sem muito esforço? As assistentes virtuais ficaram bastante famosas com tecnologias como Google Assistant, Bixby da Samsung e Alexa da Amazon. 

Trata-se de um recurso que diz por si só, já que é uma inteligência capaz de automatizar tarefas do dia a dia, como: fazer chamadas, enviar mensagens, definir lembretes e realizar buscas na internet. Funcionam em dispositivos móveis, computadores, alto-falantes inteligentes e até mesmo em ambientes corporativos.

É comum que utilizem o reconhecimento de fala e a interpretação de texto em seus comandos. Dessa forma, seu negócio pode usar esses assistentes de várias maneiras. 

Veja alguns exemplos:

  • atendimento ao cliente: para lidar com perguntas frequentes e fornecer informações básicas;
  • agendamentos: para fazer reservas e consultar disponibilidades;
  • auxílio no processo de compra: para ajudar a otimizar a jornada do cliente;
  • processamento de pedidos: para ajudar o cliente no rastreio e atualizações de status;
  • personalização da experiência do cliente: para oferecer produtos e ofertas com base nas interações anteriores.

Chatbot conversacional

Melhorar a interação com seus clientes é o seu desejo para hoje? Tá na mão! 

Aqui, temos uma tecnologia capaz de simular conversas humanas em um chat. Sustentados por processamento de linguagem natural (PLN), os chatbots que usam IA compreendem e respondem perguntas de usuários de forma fluida.

Como pode ser usado? Veja alguns exemplos:

  • atendimento ao cliente: para fornecer informações sobre produtos, entrega de pedidos, processos de pagamento, entre outros;
  • assistência técnica: para tirar dúvidas de usuários e ajudar com passo a passo;
  • pesquisa de satisfação: para coletar feedbacks sobre produtos, serviços, atendimento e processo de compra;
  • treinamento interno: para tirar dúvidas de colaboradores sobre procedimentos internos e políticas da empresa.

🔶​Veja um exemplo prático: Pix via Open Finance em chatbot no WhatsApp: a parceria inovadora entre Blip e Efí Bank

Antifraude

Outros tipos de Inteligência Artificial para negócios são soluções de IA usadas na segurança digital e ações antifraude.

Essas soluções variam em termos de funcionalidades e abordagens e, muitas vezes, são personalizadas para atender às necessidades específicas de cada setor. 

Confira alguns modelos:

  • reconhecimento biométrico: para identificar face, fala, olhos, voz e impressão digital dos usuários e realizar a autenticação;
  • recursos com redes neurais artificiais: para identificar padrões complexos e detectar fraudes avançadas;
  • análise de comportamento do usuário(UBA): para verificar atividades fraudulentas com base nas interações anteriores de uma pessoa;
  • detecção de phishing: para indicar tentativas fraudulentas de enganação por e-mails, mensagens e sites;
  • aplicações com cartão de crédito: para impedir ações suspeitas em cartão de crédito por meio de padrões comportamentais.

Análise de Dados

A inteligência artificial também é uma ferramenta poderosa para análise de dados e proporciona insights valiosos, potencializando as decisões estratégicas.

Há algumas técnicas de IA que já são bastante exploradas pelas empresas quando falamos de dados, entre elas estão: Aprendizagem de Máquina, Processamento de Linguagem Natural, Redes Neurais Artificiais e Data Science. 

Atualmente, no mercado, há diversas ferramentas de BI (Business Intelligence) que incorporam, por meio de dashboards, relatórios e análises explorativas, recursos de IA para ajudar na visualização, mapeamento e interpretação de dados.

Um exemplo disso é um CRM (Customer Relationship Management) usado para gerir e estreitar o relacionamento com clientes com base na análise de perfil desses usuários. 

Outros exemplos de uso são:

  • previsão de vendas: para analisar tendências futuras, comportamento de compra dos clientes e dados do mercado;
  • detecção de anomalias: para identificar padrões suspeitos nos dados, indicando possíveis problemas;
  • otimização de processos: para identificar oportunidades de melhoria da eficiência operacional e reduzir custos;
  • prevenção de churn: para identificar clientes em risco de saída, permitindo a implementação de estratégias proativas de retenção.

E o futuro com isso?

Apesar de promissor, o futuro das IAs no Brasil ainda é bastante desafiador. No entanto, é possível notar algumas tendências, como:

  • aumento da demanda por profissionais qualificados em ciência de dados, inteligência artificial e áreas afins; 
  • desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas sociais, ambientais e econômicos;
  • ampliação do uso de IAs para fins educacionais, culturais e de entretenimento; 
  • e a necessidade de garantir a ética, a transparência e a segurança dos sistemas de IAs.

🔶Veja também: Doações em um Blip: a parceria inovadora que une o Pix via Open Finance a causas sociais

Eu acredito que ela vai ficar cada vez mais generalista. E que a gente vai se acostumar a utilizá-la, mas que o caminho ainda é longo, não porque a IA é mais inteligente que a gente, é porque o ser humano, em geral, tem um medo muito grande do novo. E cada coisa que aparece que é nova[…] traz um medo de eu ter que me movimentar para aprender aquilo. Mas há aqueles que se movimentam e usam essa tecnologia a favor.

Sílvia Almeida

Antes de mais nada, é preciso investir em pesquisa, capacitação, cooperação e governança para que as IAs possam contribuir para o bem-estar social, empresarial e até ambiental do país. 

A expectativa é que os obstáculos como aceitação e a falta de infraestrutura, de mão de obra qualificada, de regulamentação e de ética sejam superados com o tempo.

Você está vendo na transformação uma oportunidade, pega pra estudar, pra entender e se destacar. A internet democratizou a informação. As IAs estão democratizando a inteligência. Hoje você tem informação à sua disposição e inteligência também. Então, tem que usar. Para de ter medo, estuda e aplica.

Alexandre Santana

Por fim, mas não menos importante… 

Agora que você já entendeu tudo sobre os diferentes tipos de Inteligência Artificial que pode usar no seu negócio, que tal começar automatizando seus processos financeiros com a tecnologia da Efí Pay?

EXPLORE A EFÍ PAY

A Efí Pay é um ecossistema de meios de pagamento pensado para tornar a sua gestão de cobranças e financeira muito mais prática, fácil e moderna. Você pode conferir tudo o que a nossa inteligência financeira pode fazer por você aqui

Este texto foi produzido com base nos ensinamentos dos especialistas em Inteligência Artificial convidados do podcast Efícientes. Não se esqueça de se inscrever em nosso canal para não perder mais nenhum conteúdo como este!😉​

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.