Se você ainda não se encantou com a IA é porque, provavelmente, não conhece os tipos de Inteligência Artificial para o seu negócio. Mas isso muda agora!
Só para começarmos essa conversa, segundo a IBM, 41% das empresas brasileiras já usam ativamente a IA e 34% indicaram que estão explorando a tecnologia com a proposta de planos futuros.
Afinal, o mundo de hoje é sobre dados que se transformam em ativos estratégicos, algoritmos que aprendem a decifrar padrões complexos e máquinas, munidas de inteligência, que se tornam o braço direito das companhias. A sua empresa já está preparada para surfar nessa onda?
Continue lendo para descobrir os tipos de Inteligência Artificial que você pode usar no seu negócio e tenha insights de especialistas no assunto!
A palavra “inteligência” significa conhecer, compreender e aprender. Já “artificial” diz respeito a algo produzido pela mente humana e não pela natureza. Assim, a Inteligência Artificial (IA) pode ser vista como uma criação capaz de aprender de forma sistematizada.
Ou seja, a IA é uma tecnologia que ensina sistemas a realizar tarefas cognitivas de cunho humano. Ela capacita máquinas a imitar a inteligência humana, para aprender, adaptar-se e realizar tarefas específicas com a maior assertividade possível.
Para que isso ocorra, é necessário o desenvolvimento de algoritmos e modelos computacionais que permitem o processamento de informações, garantindo que a tecnologia se adeque ao mesmo tempo em que aprende.
Vale destacar que os primeiros indícios de que a nossa mente poderia ser representada de forma matemática aconteceram em 1943.
Após descobrirem que o nosso processo de pensamento e geração de ideias têm uma origem lógica, foi feita uma proposta de um primeiro neurônio em 1945. É daí que vem a ideia de “bioinspiração” no pensamento humano.
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No episódio 08 do nosso podcast Efícientes, recebemos dois especialistas no tema: Alexandre Santana (Gerente de CRM na Efí Bank) e Sílvia Almeida (Doutora e Coordenadora de Pós-graduação em Inteligência Artificial no IFMG).
Confira tudo sobre os tipos de Inteligências Artificiais, como funcionam e como foram criadas.
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Sílvia define a IA, de forma breve, como “sistemas que fazem tarefas cognitivas do ser humano.” E Alexandre complementa ao explicar um pouco mais sobre como ela funciona:
A modelagem computacional do neurônio busca imitar o funcionamento do cérebro humano e construir um sistema que seja capaz de aprender. Isso é inteligência!
Essa aprendizagem funciona por meio de padrões e grandes volumes de dados, que são coletados, processados, analisados e compreendidos automaticamente. Quanto mais dados relevantes ela tem para aprender, melhor.
Por isso, o acesso a dados de qualidade é crucial para o desenvolvimento de modelos de IA precisos e eficazes. Essa abordagem permite que a IA generalize padrões e tome decisões ou realize tarefas com base em suas experiências prévias.
Envolve programação, estatística e dados organizados. Normalmente, tem uma etapa de análise exploratória ━ na qual o cientista vai fazer cálculo de variável, entender tendências e parâmetros ━, depois de muita análise e definições de quais atributos você vai usar, aí você começa a testar o treinamento em si do modelo de IA.
Alexandre Santana
Existem alguns tipos de Inteligência Artificial. Confira no próximo tópico!
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O nível de uma IA vai depender de sua capacidade de aprendizagem comparada aos humanos. Quanto mais funções semelhantes ela conseguir realizar, maior será sua proficiência e, assim, estará em um nível mais avançado de evolução.
A seguir, veja 3 níveis possíveis:
A ANI é um tipo de inteligência artificial que realiza uma tarefa específica dentro de um domínio restrito. Um sistema de reconhecimento facial, um tradutor automático, um assistente virtual ou um jogo de xadrez são exemplos disso.
Esses sistemas não têm consciência, nem capacidade de aprender fora do seu escopo definido. Eles são úteis para resolver problemas bem definidos, mas não podem se adaptar a situações novas ou complexas.
A AGI é aquela inteligência que pode fazer tarefas intelectuais que um humano pode fazer. Trata-se de um recurso mais difícil de desenvolver considerando a complexidade da mente humana.
Alguns exemplos de possíveis aplicações de AGI são: assistentes virtuais, robôs domésticos, carros autônomos, diagnósticos médicos e criação de arte.
Já nesse caso, temos o mais complexo dos níveis, considerado aquele que marcará o universo tecnológico de um modo quase inimaginável: a ASI será capaz de replicar a mente humana e, além disso, superá-la.
Enquanto a ANI e a AGI podem ser especializadas em tarefas específicas, a ASI seria capaz de superar as habilidades cognitivas humanas em todas as áreas. Ainda que seja algo especulativo atualmente, a ASI poderá ser capaz de:
💡 Pílula do podcast Efícientes: A IA pode estar fazendo mais barulho hoje, mas seus rastros no mercado têm é tempo! Um exemplo disso é que o termo “Inteligência Artificial” foi cunhado pela primeira vez lá em 1955. Você sabia? |
Humanoides, robôs, IoTs, realidade aumentada, chatbots, Big Date, chat GPT… boas-vindas à era em que a tecnologia se tornou mais do que uma ferramenta nos negócios.
Empresas buscam otimização, seja do tempo, dos custos, da mão de obra, dos processos etc. E foi para isso que a tecnologia nasceu: desenvolver maneiras mais eficazes de nos entregar resultados melhores com um menor esforço.
Pensando nisso, há alguns tipos de Inteligência Artificial que o mercado vem usando e que podem casar com o seu modelo de negócio.
É uma tecnologia que utiliza a técnica de visão computacional para reconhecer pessoas com base em suas características faciais, considerando seus traços físicos únicos.
Você provavelmente já viu bancos usando para autenticação de contas, certo? Esse é um exemplo conhecido, mas há infinitas possibilidades.
Veja alguns exemplos mais comuns:
Já pensou em ganhar mais um braço no seu time sem muito esforço? As assistentes virtuais ficaram bastante famosas com tecnologias como Google Assistant, Bixby da Samsung e Alexa da Amazon.
Trata-se de um recurso que diz por si só, já que é uma inteligência capaz de automatizar tarefas do dia a dia, como: fazer chamadas, enviar mensagens, definir lembretes e realizar buscas na internet. Funcionam em dispositivos móveis, computadores, alto-falantes inteligentes e até mesmo em ambientes corporativos.
É comum que utilizem o reconhecimento de fala e a interpretação de texto em seus comandos. Dessa forma, seu negócio pode usar esses assistentes de várias maneiras.
Veja alguns exemplos:
Melhorar a interação com seus clientes é o seu desejo para hoje? Tá na mão!
Aqui, temos uma tecnologia capaz de simular conversas humanas em um chat. Sustentados por processamento de linguagem natural (PLN), os chatbots que usam IA compreendem e respondem perguntas de usuários de forma fluida.
Como pode ser usado? Veja alguns exemplos:
🔶Veja um exemplo prático: Pix via Open Finance em chatbot no WhatsApp: a parceria inovadora entre Blip e Efí Bank
Outros tipos de Inteligência Artificial para negócios são soluções de IA usadas na segurança digital e ações antifraude.
Essas soluções variam em termos de funcionalidades e abordagens e, muitas vezes, são personalizadas para atender às necessidades específicas de cada setor.
Confira alguns modelos:
A inteligência artificial também é uma ferramenta poderosa para análise de dados e proporciona insights valiosos, potencializando as decisões estratégicas.
Há algumas técnicas de IA que já são bastante exploradas pelas empresas quando falamos de dados, entre elas estão: Aprendizagem de Máquina, Processamento de Linguagem Natural, Redes Neurais Artificiais e Data Science.
Atualmente, no mercado, há diversas ferramentas de BI (Business Intelligence) que incorporam, por meio de dashboards, relatórios e análises explorativas, recursos de IA para ajudar na visualização, mapeamento e interpretação de dados.
Um exemplo disso é um CRM (Customer Relationship Management) usado para gerir e estreitar o relacionamento com clientes com base na análise de perfil desses usuários.
Outros exemplos de uso são:
Apesar de promissor, o futuro das IAs no Brasil ainda é bastante desafiador. No entanto, é possível notar algumas tendências, como:
🔶Veja também: Doações em um Blip: a parceria inovadora que une o Pix via Open Finance a causas sociais
Eu acredito que ela vai ficar cada vez mais generalista. E que a gente vai se acostumar a utilizá-la, mas que o caminho ainda é longo, não porque a IA é mais inteligente que a gente, é porque o ser humano, em geral, tem um medo muito grande do novo. E cada coisa que aparece que é nova[…] traz um medo de eu ter que me movimentar para aprender aquilo. Mas há aqueles que se movimentam e usam essa tecnologia a favor.
Sílvia Almeida
Antes de mais nada, é preciso investir em pesquisa, capacitação, cooperação e governança para que as IAs possam contribuir para o bem-estar social, empresarial e até ambiental do país.
A expectativa é que os obstáculos como aceitação e a falta de infraestrutura, de mão de obra qualificada, de regulamentação e de ética sejam superados com o tempo.
Você está vendo na transformação uma oportunidade, pega pra estudar, pra entender e se destacar. A internet democratizou a informação. As IAs estão democratizando a inteligência. Hoje você tem informação à sua disposição e inteligência também. Então, tem que usar. Para de ter medo, estuda e aplica.
Alexandre Santana
Agora que você já entendeu tudo sobre os diferentes tipos de Inteligência Artificial que pode usar no seu negócio, que tal começar automatizando seus processos financeiros com a tecnologia da Efí Pay?
A Efí Pay é um ecossistema de meios de pagamento pensado para tornar a sua gestão de cobranças e financeira muito mais prática, fácil e moderna. Você pode conferir tudo o que a nossa inteligência financeira pode fazer por você aqui!
Este texto foi produzido com base nos ensinamentos dos especialistas em Inteligência Artificial convidados do podcast Efícientes. Não se esqueça de se inscrever em nosso canal para não perder mais nenhum conteúdo como este!😉
Escrito por
Sâmela FariaPrazer, sou a Sam! Amo ler e escrever desde que me entendo por gente e, por isso, trabalho escrevendo para web com foco no Marketing de conteúdo há mais de 10 anos. Meu objetivo? Gerar experiências ricas em quem me lê. Boa leitura!
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