Atualmente, tecnologia e empreendedorismo são duas palavras que devem andar juntas. É praticamente impossível empreender sem utilizar as facilidades que surgiram nas últimas décadas, como a Internet, a automação, a computação em nuvem, os sistemas integrados de soluções empresariais, novas plataformas de pagamento, entre outras.
Essas ferramentas são essenciais para que a mão de obra humana seja usada em todo o seu potencial — que é a criatividade e o espírito inovador — em vez de ser empregada somente a tarefas repetitivas e exaustivas.
Contudo, empreender é muito mais do que utilizar a tecnologia, mas também saber aproveitá-la para utilizar todo o seu capital intelectual para criar soluções para problemas antigos dos seus clientes.
Portanto, aliar empreendedorismo e tecnologia significa enriquecer o mundo com novas abordagens, se diferenciando da concorrência e ganhando destaque no mercado em que atua.
Para ajudar você a entender melhor o assunto, preparamos este guia sobre os aspectos mais importantes da tecnologia para o empreendedorismo nas empresas. Então continue a leitura e esclareça suas dúvidas!
Manual financeiro para empreendedores
Você pode oferecer o melhor serviço ou produto do mundo, mas não poderá ampliar o seu reconhecimento de marca se não investir em marketing.
Tenha em mente que ninguém ficará sabendo do potencial do seu produto sem uma divulgação adequada. Além disso, a propaganda boca a boca pode ser mais lenta e limitada que outros meios mais modernos de comunicação.
Todo empresário sabe bem que a mensagem de sua empresa precisa ser entregue ao público-alvo corretamente e em tempo hábil. Do contrário, seu negócio ficará estagnado e não terá grandes vantagens competitivas.
Sabe o que isso tem a ver com tecnologia? É simples. A distribuição de folhetos, propagandas televisivas e anúncios em jornais já não são tão eficazes como antigamente. Além disso, ainda apresentam um custo muito elevado.
Por outro lado, os meios digitais oferecem diversas possibilidades de divulgar a sua empresa. Conheça adiante alguns meios de comunicação na web que podem trazer bons resultados ao seu negócio.
O WordPress é uma das ferramentas mais utilizadas no marketing digital para atrair clientes. Com ela, você pode criar um blog e vinculá-lo ao site da sua empresa. À medida que você publica blog posts relevantes com as palavras-chave corretas e aplica outras estratégias de SEO no seu conteúdo, seu blog vai começar a aparecer como resultado nas primeiras páginas de buscas do Google — consequentemente, sua marca também.
Hoje em dia, a maioria das pessoas busca primeiro um produto no Google. Dessa forma ela conhece seu preço e custo-benefício para depois tomar a decisão de compra. Sendo assim, alcançar uma boa posição nos resultados desse buscador é uma grande chance de captar potenciais clientes.
O Mailchimp é uma ferramenta praticamente completa para quem faz marketing digital. Por meio dela, é possível gerenciar as páginas no seu blog, disparar campanhas de e-mail marketing, enviar e-books para os clientes, criar boletins informativos periódicos, entre outras ações estratégicas de comunicação.
Essas são as duas principais modalidades de anúncio pago atualmente. Com elas, você pode garantir que seu anúncio chegue ao usuário por meio da segmentação. Então, em vez de contar somente com estar nas primeiras páginas do Google, você também pode ter mais chances ao pagar um anúncio. Ele ficará sempre em lugar de destaque no buscador ou nas redes sociais.
Atualmente, as pessoas passam grande parte do seu tempo conectadas às redes sociais. Por isso, você precisa garantir que a sua mensagem, seus produtos e serviços se tornem famosos nessas redes. Dessa maneira, as empresas que investem em páginas interativas, conseguem um grande número de seguidores e, consequentemente, atingem mais pessoas.
O gerenciamento de projetos se tornou uma maneira fundamental para as organizações otimizarem os processos, garantindo uma performance de excelência aos projetos de uma empresa.
O software de gerenciamento de projetos é uma das ferramentas mais úteis para ajudar os gerentes de projetos a serem tão eficazes quanto possível, independentemente da área. A variedade de ferramentas disponíveis nesse tipo de software trazem diversas vantagens, entre elas:
O software de gestão de projetos geralmente oferece ferramentas de comunicação que podem auxiliar as equipes a discutirem os problemas e os pontos críticos de um projeto em tempo real. Assim, cada membro do time pode se manter atualizado, resolvendo rapidamente os problemas à medida em que eles aparecem.
Para projetos que exigem o uso de documentação significativa, as ferramentas de compartilhamento de documentos permitem que os colaboradores editem, atualizem o status dos relatórios e criem sistemas que permitem a transparência e a comunicação.
Controlar os custos é um dos benefícios mais importantes da gestão de projetos. Com o software, você pode fazer previsão de custos. Além disso, você pode inserir as entradas e saídas de um projeto em tempo real. Por meio de planilhas e gráficos, o programa mostra o estado atual do seu orçamento e identifica áreas críticas, que estão drenando mais recursos.
Com formatos de relatório flexíveis e a capacidade de acessar rapidamente os dados necessários, o software de gerenciamento de projetos pode manter as tarefas sempre dentro do cronograma previsto.
Muitos softwares de gestão de projetos oferecem plataformas que requerem pouco treinamento para implementar. Se a solução escolhida for simples de usar, você poupará bastante tempo. Alguns exemplos desse tipo de software são:
A pesquisa de mercado é a melhor maneira de entender o que seu público-alvo realmente quer e evitar um desastre. E, sem um estudo de mercado adequado, você vai se encarregar do trabalho de venda de geladeira aos esquimós.
Os métodos tradicionais de pesquisa de mercado ainda são eficazes. No entanto, sair às ruas, conhecer pessoas, pedir opiniões e fazê-las preencher um longo formulário é realmente difícil, já que a maioria das pessoas está extremamente ocupada hoje em dia.
Por outro lado, você pode fazer qualquer pesquisa de mercado online usando o Google Global Market Finder, por exemplo. Essa ferramenta oferece uma noção sobre quantas pessoas estão procurando por um termo em uma região específica. Se ninguém está procurando por “aparelhos de ar-condicionado” em uma localidade, por exemplo, isso significa que muitas pessoas não estão interessadas nisso.
Existem diversas outras ferramentas online para complementar pesquisas e coletar insights valiosos. Veja alguns exemplos:
Atualmente, há diversas aplicações de gestão financeira que otimizam bastante o trabalho do gestor de finanças. Se você gere sua empresa sozinho e não tem muita familiaridade com a administração e a contabilidade, esse benefício pode ser ainda maior.
Com essas ferramentas, é possível registrar automaticamente cada produto que entra ou sai, oferecendo uma visão real do que está acontecendo no estoque e no fluxo de caixa.
Além disso, há ferramentas que ainda são capazes de informar sua taxa de lucro, seus principais indicadores financeiros, o montante de impostos a ser pagos, etc.
Atualmente, um dos tipos de serviços mais interessantes são as contas digitais com opções para negócios, como a Efí Bank, pois elas permitem que as empresas “terceirizem” a etapa de pagamento. Contratar uma empresa especializada em cobranças abre a possibilidade de oferecer aos clientes formas de pagamento sofisticadas, como pagamentos únicos ou recorrentes via boletos, carnês e cartões de crédito.
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A Inteligência Artificial (IA) e a aprendizagem de máquina — que incluem tecnologias como aprendizagem profunda, redes neurais e processamento de linguagem natural — também podem abranger sistemas mais avançados que compreendam, aprendam, prevejam, adaptem e operem de forma autônoma.
A combinação de grande poder de processamento paralelo, algoritmos avançados e conjuntos de dados maciços para alimentar os algoritmos permitem agora a implementação de programas de recursos empresariais que tenham aprendizado de máquina, isto é, a cada tarefa, aprendem como fazê-la de modo mais correto e eficaz.
Intermediadores de pagamento podem utilizar IA e as técnicas de aprendizado de máquina para modelar transações em tempo real. Assim, criam modelos preditivos para prevenir ações fraudulentas.
Já no setor do varejo, é possível prever exatamente como será o fluxo de vendas sazonal e planejar, com base em dados confiáveis, quanto será preciso comprar para vender em determinado período. Além disso, é também possível criar campanhas de marketing personalizadas, tendo em vista as transações que seus clientes efetuam.
A Internet das Coisas (IoT) vai transformar simples objetos em instrumentos inteligentes que entregam o poder de sistemas habilitados para IA em todos os lugares. Eles podem incluir objetos domésticos, de escritório, piso de fábrica e instalações médicas, por exemplo.
À medida que a IoT evolui e se torna mais popular, ela implementará um modelo colaborativo em que os objetos inteligentes se comunicam entre si e atuam em conjunto para realizar tarefas.
A realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR) transformam o modo com que os indivíduos interagem uns com os outros e com os sistemas de software, criando um ambiente imersivo.
O VR, por exemplo, pode ser usado para cenários de treinamento e experiências remotas. A AR, que permite uma mistura dos mundos real e virtual, significa que as empresas podem sobrepor os gráficos em objetos do mundo real e interagir com eles. Experiências imersivas com AR e VR estão chegando a pontos de inflexão em termos de preço e capacidade, mas não substituirão outros modelos de interface.
Com o tempo, AR e VR devem se expandir para além da imersão visual para incluir outros sentidos humanos. Por isso, é recomendado para os empreendedores que procurem conhecer as soluções de VR e AR e se preparem para possíveis oportunidades relacionadas.
O sucesso de cada negócio depende de certos fatores. Alguns dos quais são análises de mercado mais precisas, escolher a tecnologia certa e a visão de futuro. As pesquisas das últimas duas décadas provaram que as organizações que investem em tecnologia e escolhem o caminho da inovação aumentam sua participação no mercado, figuras financeiras e competitividade geral.
A tecnologia é a única oportunidade que lhe proporciona a vantagem de analisar dados específicos e planejar sua jornada empreendedora. Ela também fornece soluções inéditas e rápidas para problemas potencialmente complexos, como o contato no pós-vendas e o atendimento ao cliente mais satisfatório.
Na era moderna, está comprovado que o marketing digital é uma ótima ferramenta para promover seus produtos ou serviços para o mercado global. E, graças à computação em nuvem e à comunicação moderna, é possível formar uma organização sem território. Portanto, ela é capaz de gerenciar e monitorar seus escritórios nos mais diversos lugares.
A essência do sucesso empresarial está em seu marketing. Ele permite que a gerência identifique seu público-alvo primeiro e, depois, observe suas tendências e necessidades.
O marketing abrange relações públicas, publicidade, promoção e vendas que, posteriormente, afetam o crescimento do negócio. Muitos tipos de marketing podem ajudá-lo a alcançar seus potenciais clientes.
O marketing digital é um fenômeno moderno que permite promover seus produtos ou serviços em todo o mundo. Então é um termo amplo que inclui muitos conceitos, entre eles:
O mercado digital cresce em um ritmo muito acelerado. Afinal, a maioria dos empresários entendeu que o sucesso a longo prazo nos negócios não é possível sem a presença digital de uma empresa.
Um maior nível de satisfação do consumidor é a chave para o crescimento, mas não pode ser alcançado sem um processo de suporte ao público em tempo real. A comunicação eficaz é a melhor ferramenta para entender as demandas, os problemas e as soluções dos clientes.
Graças à tecnologia, a web permitiu nos comunicar com milhões de clientes potenciais ou atuais em tempo real. A TI oferece muitos canais para se comunicar com os clientes. E-mail, webinar, redes sociais, portais da empresa, boletins informativos online e mensagens de texto ou multimídia são alguns deles.
Além disso, temos os chatbots, que são os robôs de atendimento ao cliente. Assim eles podem oferecer muitas respostas instantâneas sem o auxílio de um atendente humano.
Os consumidores também poderão cocriar com as empresas. Mas, afinal, como isso pode ser feito com a tecnologia atual? É muito simples! Dessa maneira, pode-se citar a enciclopédia online Wikipedia, que é um produto “cocriado” por seus próprios clientes. Afinal, ela é uma plataforma colaborativa em que os próprios usuários inserem as informações disponíveis lá!
À medida que a Internet se desenvolveu, se tornou também uma plataforma mais difundida para interação, comunicação e ativismo. Assim, a evolução foi motivada, em parte, pelas novas tecnologias Web 2.0. Os consumidores querem cada vez mais se envolver online com organizações de todos os tipos. Nesse cenário, as empresas podem aproveitar esse novo clima de engajamento do cliente para seu benefício econômico.
Como outro exemplo da cocriação no ambiente virtual, temos o OhmyNew. Ele é um popular jornal online, sul-coreano, que é escrito por mais de 60 mil contribuintes chamados de “repórteres cidadãos”. Ele rapidamente se tornou um dos meios de comunicação mais influentes da Coreia do Sul, com cerca de 700 mil visitas por dia.
No Brasil, podemos ver essa tendência em lojas de camisetas online. Elas permitem que os clientes enviem suas próprias estampas para serem ofertadas na loja virtual. Além de divulgar o trabalho dos seus clientes, elas ficam com boa parte — senão todo — o lucro.
Aplicada ao ambiente corporativo, a cocriação pode fazer muito: as empresas que envolvem clientes em design, testes, marketing (como o marketing viral) e no processo pós-venda obtêm melhores informações sobre as necessidades e o comportamento dos clientes e podem reduzir o custo de aquisição de clientes, gerar maior fidelidade e acelerar ciclos de desenvolvimento.
Uma empresa aberta para permitir que os clientes a ajudem a inovar deve também estar atenta para incorporar somente as inovações sugeridas que tenham realmente um alto potencial.
A computação em nuvem permite que empresas grandes e pequenas movam parte de suas operações para servidores de terceiros. Portanto, eles são acessíveis por meio da conectividade com a Internet.
Isso permite a expansão e a mobilidade rápidas assim que a demanda aumenta, mas é um mito a ideia de que a nuvem deixa os dados completamente protegidos. Não é porque os dados estão na nuvem que estarão seguros. Os riscos de perda permanente (entre outros) continuam existindo.
A verdade é que apenas o “local físico” das informações mudou de lugar. Os profissionais que cuidam a infraestrutura da empresa precisam ter o mesmo nível (ou até mesmo mais) de cuidados. A nuvem reduz alguns problemas, mas traz outros desafios.
Isso permitiu o acesso das pequenas empresas a recursos que teriam sido proibidos para eles no passado e uniformizaram o campo de jogo quando se trata de competir contra corporações com muito mais recursos. Afinal, não é mais necessário construir uma infraestrutura de TI própria, com diversos servidores, técnicos de TI, várias máquinas e sistemas de fiação conectando tudo.
Hoje em dia, basta que cada colaborador tenha um computador conectado à Internet para garantir o funcionamento das ferramentas digitais.
Dependendo da complexidade das necessidades da sua empresa, você não precisa ter as máquinas alocadas fisicamente no parque da empresa e elimina boa parte da complexidade do processo. Mas, dependendo do que ela quer montar, ainda será necessário ter mão de obra especializada para criar o sistema na nuvem.
A tecnologia também aumentou a facilidade com que todos podemos manter contato. Quer se trate de seus colegas de trabalho e funcionários disponíveis em uma sala de bate-papo ou em um grupo de mensagens de texto, ou de ser capaz de enviar campanhas de e-mail promocionais direcionadas para clientes pré-qualificados quando estão comprando em empresas próximas.
O aumento da tecnologia móvel se misturou quase perfeitamente com a comunicação por software. Dessa forma, criaram uma rede superconectada de informações em tempo real.
Com o fluxo cada vez maior de dados, é mais fácil agora do que nunca compreender os clientes que você está procurando. Com a expansão dos serviços de análise, você pode segmentar suas perspectivas em grupos cada vez mais pequenos, de modo a direcioná-los especificamente e, de fato, aumentar bastante o seu valor comercial.
Mesmo uma simples conta do Google Analytics permitirá que você saiba de onde seus visitantes são, que tipo de navegador eles estão usando, como eles encontraram seu site, o que eles fazem durante o tempo, quanto tempo eles permanecem e em que ponto eles decidiram sair.
Mais serviços aprofundados podem permitir que você reduza esses dados ainda mais para aprimorar seus processos, ofertas e abordagens para incrementar as conversões dramaticamente.
Depois disso, você precisa de um plano de ação. Afinal, do que sua empresa está mais carente atualmente? Há alguma solução tecnológica que pode ajudar? Portanto as demandas mais urgentes devem ser priorizadas para, depois, você cuidar de outras áreas.
Para aplicar a inovação e a tecnologia na sua empresa, o primeiro passo é preparar a sua equipe para recebê-las. Você não pode simplesmente introduzi-las em uma equipe hostil. Então, prepare-a gradativamente, mostrando o potencial das novas ferramentas. Afinal, o primeiro passo é entender quais tecnologias a pessoa vai aplicar, depois disso preparar o time.
Por fim, não podemos nos esquecer que a tecnologia para o empreendedorismo é essencial para a inovação. Assim, você é capaz de fazer mais utilizando menos recursos e otimizando todos os seus processos. Dessa forma, sobram tempo e capital para você investir no que mais importa: criar soluções para problemas atuais da vida das pessoas ou de outras empresas.
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