No mercado atual, não basta apenas oferecer os melhores produtos ou serviços. É essencial ter um atendimento ao cliente eficiente. Essa é uma das principais formas de se estabelecer um relacionamento duradouro com seus consumidores e, pela propaganda boca a boca, conquistar novos clientes. Confira agora mesmo algumas dicas que irão auxiliá-lo a mudar para melhor o atendimento ao cliente da sua empresa:
Para atender bem, é fundamental que cada funcionário da sua empresa conheça a fundo os produtos e serviços por ela comercializados. Por isso, investir em treinamentos não só para sua equipe de vendas, mas para todos os profissionais que atuam na companhia. Esta é a garantia de que os colaboradores serão os embaixadores mais entusiasmados da sua marca. Certifique-se de que todos que trabalham na empresa conhecem os detalhes das mercadorias comercializadas e se estão alinhados com a missão e valores da companhia. Dessa forma, quando estiverem em contato com os clientes, serão capazes de passar segurança sobre o que dizem e terão mais argumentos para, se necessário, defender a imagem da companhia.
É importante também que os funcionários que trabalham diretamente com o público receba treinamento para saber lidar com os clientes quando eles estiverem nervosos. Desta forma, eles estarão preparados para atenderem com calma mesmo em situações difíceis.
Esta parece ser uma premissa básica para qualquer empresa que queira se destacar no mercado. No entanto, na prática, são poucas as companhias que efetivamente tratam seus clientes como se fossem únicos. Para aprimorar o seu atendimento, invista em uma ferramenta que possibilite o armazenamento de dados dos seus consumidores, para, assim, apostar em uma assistência personalizada. Afinal, quem é que não gosta de uma atenção especial, não é mesmo?
Para ter um atendimento ao cliente eficiente, mais do que atender às demandas do consumidor, é importante surpreendê-lo das mais diversas formas. Prometeu que o pedido seria entregue em três dias? Consiga que seja encaminhado em dois. Além de se sentir especial, o cliente perceberá que sua empresa busca fugir do lugar comum e fazer sempre um pouco a mais. Aí a escolha é óbvia, certo? Entre quem cumpre o básico e quem tem o cuidado com a excelência, qual você escolheria?
Regra de ouro para um atendimento ao cliente eficiente: dar retorno sempre, por mais difícil que seja a demanda do cliente. Nunca demore, por exemplo, mais de um dia para responder a um e-mail ou para retornar uma ligação. Nas redes sociais, a agilidade deve ser ainda maior. Responda a todas as questões postadas no perfil da empresa para mostrar que o atendimento é sua maior prioridade e para aumentar o engajamento. Se ainda não conseguiu resolver as questões do seu consumidor, entre em contato apenas para deixá-lo informado e mostrar que você está trabalhando para sanar os problemas assim que possível. Cliente que não tem ao menos um retorno do seu pedido certamente pensará duas vezes antes de voltar a fazer negócios com a empresa.
E então, o atendimento ao cliente já é prioridade para você? Qual das nossas dicas chamou mais sua atenção e vai ser mais útil para sua organização? Comente aqui e compartilhe conosco sua experiência!
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