A transformação digital tem provocado grandes mudanças no universo corporativo. No mercado financeiro, a opção de operar contas financeiras com acesso totalmente remoto, por meio da internet, fez surgir um novo mercado e novos hábitos de consumo.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em 2019 foram abertas 7,4 milhões de contas digitais, sendo 6,5 milhões por dispositivos móveis e 935 mil por internet banking.
Com o maior uso das tecnologias digitais, também surgem questionamentos, principalmente, em relação à segurança dos usuários na web. E a resposta é sim, as contas digitais são seguras – se tratando tanto do dinheiro quanto dos dados pessoais dos usuários.
Para garantir que as contas digitais sejam 100% seguras, as instituições financeiras e de pagamento investem, cada vez mais, em tecnologias de segurança; e uma delas é a assinatura eletrônica.
Continue a leitura para entender para que serve esse recurso. Descubra, também, como criar uma assinatura aqui, na sua conta digital para negócios.
Assinatura eletrônica é, basicamente, uma maneira de validar a autenticidade de uma transação na sua conta digital.
Assinaturas eletrônicas são diferentes das senhas de acesso às contas. Essa assinatura é uma senha específica para autenticação, sendo solicitada sempre que houver movimentações financeiras na conta.
A ideia da assinatura eletrônica é promover mais segurança nas transações pelo aplicativo e internet banking, já que o código funciona como um token digital, validando a operação pelo próprio smartphone.
No caso da Efí, a assinatura eletrônica é solicitada em qualquer operação de débito, como pagamentos, transferências e outras transações. Também é necessário utilizá-la para alterar o número de telefone celular e o e-mail de cadastro da conta digital.
A assinatura eletrônica é pessoal e intransferível, mesmo que existam usuários secundários cadastrados na conta. Afinal, este é um recurso utilizado para garantir a segurança do titular da conta.
Aqui, na Efí, a criação da assinatura eletrônica ocorre no processo de abertura da sua conta digital para negócios. Nesse caso, é preciso definir uma senha de cinco letras.
Agora, se você chegou até aqui porque não se lembra da sua assinatura eletrônica, siga os passos abaixo para alterá-la:
Por fim, lembre-se de memorizá-la e de nunca fornece-la a terceiros. A Efí NUNCA solicita a sua assinatura eletrônica por meio dos canais oficiais de atendimento, portanto desconfie de e-mails ou mensagens que pedem essa informação.
Compartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.