Conseguir fidelizar os consumidores por meio das táticas de atendimento ao cliente é indispensável para o sucesso das empresas. Por isso, com tantas opções e a praticidade das lojas online, essa tática passou de opcional para obrigatória.
Além disso, com a facilidade em se buscar o que se deseja na internet, é cada vez mais raro um consumidor se manter fiel a uma marca. E uma das maneiras mais eficazes de se conseguir isso é por meio de um contato preciso e diferenciado.
Para se ter uma ideia, de acordo com uma análise da plataforma de atendimento NeoAssist, 80% dos clientes se revoltam com as marcas quando vivenciam uma experiência de atendimento ruim. E umas das formas mais efetivas de conseguir encantar o público é por meio de um suporte eficiente.
Quer entender como o atendimento afeta as finanças de sua loja e como investir nisso pode aumentar seus lucros? Então confira!
Um suporte eficiente — seja por chat, telefone ou e-mail — é crucial para a satisfação dos consumidores. E, além disso, o atendimento ao cliente impacta, de muitas formas, no seu faturamento. Em termos de gastos, é muito mais complexo atrair um indivíduo novo para comprar em seu empreendimento do que manter quem já faz negócios habitualmente com você.
As estratégias de marketing para novos clientes costumam ser onerosas e arriscadas, além de não oferecerem nenhuma garantia concreta de que as pessoas realmente vão comprar na loja.
Já com o cliente habitual, a questão é bem diferente: ele já conhece o processo e, se satisfeito, possivelmente vai querer fechar mais negócios com sua empresa no futuro. Por isso, um atendimento adequadamente personalizado pode ser um grande aliado no aumento dos lucros.
Em 1999, especialistas como Philip Kotler indicavam que clientes antigos são de cinco a sete vezes mais lucrativos que novos. Vale enfatizar que o preço de angariar novos consumidores em potencial e ainda convencê-los a adquirir um novo artigo é mais caro.
Os clientes tradicionais, quando satisfeitos, tendem a comprar mais. Isso acontece por eles já estarem familiarizados com a empresa, os processos, produtos e até mesmo com a sua equipe de vendas. E esses clientes ainda podem fazer a melhor propaganda para o seu negócio. O efeito do boca a boca é extraordinário! Nesse sentido, celebridades da internet e das mídias sociais podem ser ótimos divulgadores de sua marca!
Agora que você conhece a importância de manter os clientes ao seu lado, deve estar se perguntando: mas o que eu faço? Pois a resposta é muito mais simples do que imagina: agrade-os! O primeiro passo é ouvir seu SAC. As reclamações feitas devem ser levadas em consideração na melhoria dos processos e prontamente resolvidas.
Estar presente nas redes sociais também é importante, pois estreita sua relação com os consumidores, mostra que a empresa está antenada nas novidades e permite que eles façam perguntas e tirem suas dúvidas.
Além disso, é também uma forma moderna de divulgar informações e fazer promoções. Você pode, pela análise do histórico de compras, sugerir produtos de interesse com promoções e descontos exclusivos!
Para melhorar a experiência do consumidor, é importante certificar-se de que sua equipe de atendimento tenha as habilidades certas para ajudar com as necessidades dele. Dessa maneira, nenhum software CRM pode compensar as deficiências nessa área. Mas, quais habilidades um representante de serviço ao cliente deve ter? Veja algumas delas a seguir.
Alguns clientes podem ser mais nervosos, outros questionadores e alguns muito falantes. Dessa maneira, você e sua equipe devem saber como lidar com todos os tipos de pessoas e fornecer um atendimento com a mesma qualidade sempre.
Cada cliente é de um jeito e alguns podem até parecer mudar de uma semana para a outra. Você deve ser capaz de lidar com surpresas, sentir seu humor e se adaptar de acordo com cada situação. Isso também inclui a vontade de aprender. Portanto, fornecer um bom atendimento é um processo de aprendizagem contínua.
Para ter um atendimento ao cliente eficiente, mais do que responder às demandas, é importante surpreendê-lo das mais diversas formas. Por isso, prometeu que o pedido seria entregue em três dias? Então, consiga que ele seja encaminhado em dois.
Assim, além de se sentir especial, o cliente perceberá que a sua empresa busca fugir do lugar comum e fazer sempre um pouco a mais. Aí a escolha é óbvia, certo? Entre quem cumpre o básico e quem tem o cuidado com a excelência, qual você escolheria?
Certifique-se de transmitir aos clientes exatamente o que você quer dizer. Eles não podem pensar que estão recebendo 50% de desconto quando o que realmente estão tendo é 50% a mais de produto. Dessa forma, use linguagem positiva e seja simpático. E, não importa o que aconteça, nunca termine um atendimento sem que o cliente esteja satisfeito.
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Seus clientes dependem de você para ter conhecimento do seu produto. Mantenha-se informado o suficiente para responder à maioria das perguntas.
Caso elas se tornarem muito detalhadas ou técnicas para você responder, saiba onde buscar respostas. Mas não tenha medo de dizer “eu também não sei”. Os clientes apreciarão sua honestidade e esforços para encontrar a resposta correta.
Isso torna os conflitos mais fáceis de serem superados, o atendimento mais humanizado e atrai os clientes para seus representantes (e, finalmente, para sua empresa).
Esclareça e reformule o que os clientes dizem a fim de garantir que você os compreende. Demonstre empatia e reflita os seus sentimentos dizendo coisas como: “Isso deve ter te incomodado” ou “Eu consigo entender o motivo da sua insatisfação”.
Esta parece ser uma premissa básica para qualquer empresa que queira se destacar no mercado. No entanto, na prática, são poucas as companhias que efetivamente tratam seus clientes como se fossem únicos.
Para aprimorar o seu atendimento, invista em uma ferramenta que possibilite o armazenamento dos dados dos seus consumidores, para, assim, apostar em uma assistência personalizada. Afinal, quem é que não gosta de uma atenção especial, não é mesmo?
Reconhecer as falhas pode ajudar a criar e restaurar a confiança dos seus clientes. Isso também permite que você controle a situação, focalize a atenção do cliente e resolva o problema.
Para evitar erros e atender bem, é fundamental que os funcionários conheçam a fundo seus produtos e serviços. Por isso, vale a pena investir em treinamentos não só para sua equipe de vendas, mas para todos os profissionais que atuam na companhia.
Dessa forma, quando estiverem em contato com os clientes, serão capazes de passar segurança sobre as informações repassadas. Além disso, terão mais argumentos para defender a imagem da companhia, caso seja necessário.
É importante também que os funcionários recebam treinamento para saber lidar com os clientes quando eles estiverem nervosos. Desta forma, eles estarão preparados para atenderem com calma mesmo em situações difíceis.
Certifique-se de que o problema esteja resolvido e que seus clientes ficaram satisfeitos com o serviço. Enviar um e-mail, ou mesmo uma pesquisa de feedback, é uma excelente maneira de informar ao cliente que você ainda está acompanhando o caso.
Além disso, outra regra de ouro para um atendimento ao cliente eficiente é dar retorno sempre, por mais difícil que seja a demanda do cliente. Nunca demore mais de um dia para responder a um e-mail ou para retornar uma ligação, por exemplo. Nas redes sociais, a agilidade deve ser ainda maior. Portanto, responda a todas as questões postadas no perfil da empresa para mostrar que o atendimento é sua maior prioridade e para aumentar o engajamento.
Se ainda não conseguiu resolver as questões do seu consumidor, entre em contato apenas para deixá-lo informado e mostrar que você está trabalhando para sanar os problemas assim que possível. Cliente que não tem ao menos um retorno do seu pedido certamente pensará duas vezes antes de voltar a fazer negócios com a empresa.
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Sua equipe pode ter habilidades e know-how para interagir com seus clientes. Mas quais estratégias organizacionais você pode empregar para agradá-los? Pratique o atendimento proativo, tornando seus clientes felizes antes de chegarem a você com problemas. Você pode:
E por falar em comunidades, aqui, na Efí, temos um canal exclusivo no Discord com mais de 2 mil especialistas em integração. Assim, fica muito mais simples entender sobre nossas integrações, caso o cliente precise de um suporte.
Essa é uma métrica calculada a partir da média de quanto determinada venda vai lhe trazer de lucro. Esse cálculo é muito utilizado em qualquer negócio, pois mostra o quanto suas vendas estão verdadeiramente rendendo. Quanto mais alto seu ticket médio, mais lucro você recebe por cada transação.
O atendimento eficiente aumenta significativamente seu ticket médio, já que é capaz de expandir a satisfação do cliente e, consequentemente, as vendas. Dessa forma, você pode prever quanto ganharia a mais com um determinado aumento no número de consumidores, criando estratégias de venda para produtos que alavanquem ainda mais essa métrica.
Os consumidores habituais podem ser seus melhores amigos na hora da divulgação do seu negócio. O efeito do boca a boca ainda é muito maior do que pode-se imaginar. Isso acontece mesmo em dias de marketing maciço e internet 24 horas. Sua clientela pode, por exemplo, fazer propagandas e comentários nas mídias sociais, que acabam por divulgar ainda mais a sua marca. É uma propaganda boa e barata!
Agora que você conhece a importância de um bom atendimento, é hora de saber como agir. E a questão é bem simples: agrade seus clientes. Ouça o seu SAC e as eventuais reclamações feitas para que as questões sejam prontamente resolvidas.
Um atendimento perfeito pode ser exatamente o que faltava para ter seus clientes como verdadeiros aliados na divulgação e promoção da sua marca. Nessa relação, fique atento para os detalhes e se diferencie da concorrência. Seus lucros vão disparar e você vai se consolidar ainda mais no mercado.
Corporações inseridas no contexto atual de mercado reconhecem a importância da gestão on-line de plataformas diversas. O que os seus consumidores dizem da sua marca na internet faz toda a diferença, graças à velocidade com que uma opinião pode ser divulgada. Portanto, se você não tiver uma equipe organizada, há a possibilidade da sua empresa estar sendo divulgada negativamente pela web e você nem estar ciente disso!
É neste cenário que entra o SAC 2.0, para acompanhar os avanços tecnológicos e os consumidores conectados que precisam de soluções rápidas. A proposta é que se criem novos canais virtuais de comunicação, integrando-se aos sites que os seus consumidores frequentam, para cuidar de todo o conteúdo virtual a respeito de seus produtos.
Consumidor satisfeito gera divulgação gratuita do seu produto. Então, para garantir o sucesso da sua empresa junto aos seus clientes, veja abaixo como é possível criar experiências inesquecíveis de atendimento, fidelizar e conquistar novos clientes!
O primeiro passo para surpreender o cliente é investir em profissionais qualificados, que transitem bem pelo universo virtual. Planejar os processos internos é uma garantia maior de alcançar melhores repercussões. O detalhamento dos resultados também é uma etapa importante, porque pode impulsionar novos começos, visto que é a partir de seus frutos que a empresa pode refinar o conhecimento sobre o público e identificar os pontos que precisam de melhoria.
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O relacionamento virtual com o cliente oferece muitas “pegadinhas”. Monitoramento on-line é trabalho sério e exige muito jogo de cintura. Muitos clientes publicam nas redes sociais perguntas engraçadas ou propõem uma disputa entre fornecedores. Se a sua empresa for desafiada, entre na brincadeira e exponha as suas ideias. Então envolva o cliente e responda sempre com criatividade! Fica divertido e outros consumidores podem aderir à “brincadeira”.
Surpreenda o cliente e use o tempo ao seu favor. Se um cliente acaba de postar um comentário ou precisa de solução para algum problema, atenda-o em tempo recorde. O SAC 2.0 precisa ser ágil, pois os clientes on-line possuem um tempo diferente dos demais. Portanto, neste universo, tudo é imediato e pode acontecer no tempo de um clique!
Um dos pilares para criar vivências positivas no atendimento ao cliente é estabelecer relacionamento estável com o público, inclusive em ambientes virtuais. O cliente é único, então faça com que ele se sinta assim.
Esperamos que essas dicas ajudem vocês a pensar no planejamento para ter um bom atendimento ao cliente. Por isso, compartilhe este post nas suas redes sociais e se inscreva na nossa newsletter. Dessa maneira, você vai receber mais conteúdos que podem te ajuda a atender bem! Além disso, acompanhe-nos nas redes sociais e se mantenha atualizado: Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin!
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