Atualmente, muitas pessoas passam o dia todo conectadas à internet. Do momento em que acordam até a hora de irem dormir, elas checam constantemente seus perfis. Além de serem atualizadas sobre tudo e todos, em tempo real, pelas mensagens de seus contatos.
Só no Brasil, pesquisas revelam que 62% da população usam as mídias sociais de forma ativa. Além disso, 74% dos brasileiros preferem comprar por meio dos canais de vendas nas redes sociais e sites.
Saber se valer dessa nova realidade pode resultar em lucro financeiro e na diferenciação em relação à concorrência. Por estarem conectadas praticamente em horário integral, as pessoas buscam atender suas necessidades de consumo ali mesmo.
Como empreendedor, você não pode abrir mão dessas informações para aumentar o sucesso do seu negócio. Quer descobrir como as redes sociais podem ajudá-lo a vender mais? Então, confira as dicas a seguir:
Um passo importante para estreitar sua relação com os clientes e fortalecer sua marca é garantir presença com perfis nas redes sociais. Por isso, invista na contratação de um social media, profissional especialista na interação e análise dessas redes.
Os perfis nas redes devem atender à filosofia da empresa. Também é importante mostrar aos consumidores os traços marcantes dos produtos e serviços oferecidos. Lembre-se que deve haver coerência e cuidado com os posts. Fuja de polêmicas, tenha um linguajar condizente com o do seu público e invista em conteúdo de qualidade!
O lançamento de um produto, serviço ou promoção não precisa ser feito, obrigatoriamente, assim que a empresa entrar na rede social. Você pode ter diferentes oportunidades de lançamentos, independente do fator tempo.
Utilize uma ou várias redes sociais e invista na divulgação desse produto ou serviço novo. Realize promoções, ofereça brindes. Faça compartilhamento das imagens e vídeos sobre esse lançamento. Consiga que sua marca seja cada vez mais conhecida. Isso pode ajudar a melhorar suas vendas!
Trabalhar com social media não é simples. O profissional precisa estudar bastante o cenário. Ele deve conhecer as novidades, o que é meme e o que já deixou de ser. Por isso, além de ser bom no que faz, o responsável pelas suas redes sociais precisa ser antenado.
A sua empresa, independente do ramo, deve ter produtos compartilháveis nas mídias sociais. Ou seja, as imagens e vídeos publicados precisam ter força de compartilhamento. Isso só é possível, se o profissional responsável por essa área tiver o timing de fazer um post que gere essa interação.
As vendas nas redes sociais podem aumentar com boas estratégias de interação. Pesquise as principais marcas brasileiras, as maiores, mais conhecidas e respeitadas. Todas elas possuem elementos de interação nas mídias. Seja um personagem no Twitter, uma atendente artificial para o Facebook e até mesmo o próprio dono que conversa e interage com os seus clientes no Instagram.
Use e abuse dessas estratégias. Responda os comentários, as mensagens inbox, crie stories com enquetes, perguntas e respostas. Enfim, faça com que o cliente se sinta parte da empresa.
Uma boa estratégia para vender nas redes sociais é a contratação de influenciadores. Porém, não é apenas pelo fato da pessoa ser famosa que você vai contratá-la. Ela precisa ser forte com as vendas.
Por isso, a análise de qual influenciador escolher tem que ser muito bem elaborada e pensada. Existem personalidades com milhões de seguidores e que não conseguem vender nada. Enquanto outras possuem menos fãs, mas conseguem vender mais.
Faça uma boa pesquisa de público e de quem segue esse influenciador. Veja os resultados dele com as vendas dos produtos divulgados. Só depois de toda essa análise, feche um contrato.
Há pesquisas que mostram que 71% dos usuários de internet preferem conteúdos de vídeo do que texto e imagem. Isso quer dizer que você precisa investir em vídeos. Além disso, eles precisam ser feitos da forma correta para poder melhorar as vendas nas redes sociais.
Quanto menor o vídeo, melhor. Quanto mais intuitivo, mais visto, compartilhado, comentado e sugerido ele vai ficar. Preste atenção, por exemplo, nos vídeos de receitas que fazem sucesso no Facebook. Eles possuem menos de um minuto, em sua maioria e alguns têm 30 segundos. Não precisam de áudio e ensinam as receitas de forma prática e eficiente. Dessa forma, esse tipo de vídeo se tornou um viral na internet. Avalie o investimento em um editor de vídeo profissional a fim de garantir a qualidade do seu conteúdo.
Empresas que se destacam em vendas nas redes sociais são aquelas que investem em um excelente atendimento ao cliente. Assim, é importante que a sua marca tenha várias opções de suporte e todas de muita qualidade. O atendente precisa ser educado, ágil e resolver o problema ou dúvida do consumidor em poucos minutos. Além de ser divertido, engraçado quando puder e carinhoso. Esse é um grande diferencial. Lembre-se que um atendimento qualificado pode ser essencial para a fidelização dos clientes online.
Baixar e-book sobre Fidelização de Clientes
Os stories estão presentes em, praticamente, todas as principais redes sociais do planeta. Logo, ele tem que ser usado, mas não de qualquer forma.
Crie estratégias de vendas que façam sentido no stories. Preste atenção que o primeiro a ser publicado é sempre o mais visto. Então, a primeira dica é fazer poucas histórias por dia. A segunda é utilizar mecanismos de interação. Por exemplo: enquetes, perguntas diretas, memes interativos, entre outros.
A internet é conhecida por ser extremamente volátil e veloz. Então, use isso a seu favor! Se você está oferecendo um produto ou serviço novo, aproveite para divulgar com anúncios. Assim, os clientes visualizarão as ofertas em tempo real e poderão, inclusive, ajudar na divulgação! Se você ainda não faz isso, avalie essas estratégias para começar a vender online.
Mostre que sua empresa tem consciência social. Fique atento às campanhas de doação em pauta no momento. Esse dinheiro, que por vezes é irrelevante para a empresa, pode ajudar várias pessoas e promover a sua marca ainda mais. Sem falar do melhor: gastando muito menos!
Caso não seja possível doar, compartilhe vídeos engajados, por exemplo. Use sua marca para o bem. O retorno, além de ser sentido no bolso, será de imensa satisfação pessoal.
Outra maneira bem eficaz de fazer com que as pessoas comprem do seu negócio é anunciando promoções nas redes sociais. Para chamar a atenção, você pode, por exemplo, fazer promoções exclusivas para seus seguidores. Isso pode ajudar a gerar mais oportunidades de negócios e a converter mais clientes.
Além de resultar, obviamente, em lucro, o processo de fidelização da clientela também ganha com isso. O produto sendo bom e a experiência satisfatória, a partir daí, aumentam as chances de resultados positivos.
Seguindo esses passos você terá nas mídias sociais uma maneira eficaz e barata de fortalecer a sua marca. Com isso, ainda é possível melhorar vendas e ter maiores lucros. Quem está atento à importância da internet na vida das pessoas tem um grande diferencial em relação à concorrência. Isso também encurta muito a distância a ser percorrida para alcançar o sucesso!
E então, já havia pensado em todos os benefícios que essa era pode oferecer ao seu negócio? Já deu seus primeiros passos em direção a essa nova maneira de empreender? Aprendeu sobre como melhorar as vendas nas redes sociais?
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