Se você tem uma empresa e está considerando migrar para uma instituição financeira digital, a dúvida é inevitável: banco digital é seguro? A resposta é sim, desde que a instituição seja regulamentada pelo Banco Central e adote práticas robustas de segurança.
A maioria dos bancos digitais voltados para pessoas jurídicas segue normas rigorosas, utilizando tecnologias como criptografia de dados, autenticação em duas etapas e sistemas de monitoramento antifraude em tempo real.
Além disso, esses bancos oferecem proteção para transações empresariais, com soluções integradas como emissão de boletos, Pix, pagamentos recorrentes e gestão financeira automatizada, garantindo praticidade e segurança no dia a dia.
Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
Os bancos digitais são instituições financeiras regulamentadas pelo Banco Central, que só funcionam de forma online e oferecem serviços por meio de aplicativos ou plataformas digitais.
Quando consideramos a comparação banco digital x banco tradicional, os bancos digitais saem na frente no quesito tecnologia, além de não possuírem agências físicas vinculadas. Por isso, eles operam normalmente com custos menores, realizando suas operações totalmente no ambiente virtual.
Como vimos, essas instituições financeiras precisam ser regulamentadas pelo Banco Central — e você pode consultar as que são autorizadas no BC.
Entre as obrigatoriedades do Banco Central estão adotar medidas rigorosas de segurança para proteger transações e dados empresariais, como criptografia de dados, autenticação de dois fatores, monitoramento antifraude e proteção contra ataques cibernéticos.
A seguir, você conhecerá em detalhes as principais medidas de segurança adotadas pelos bancos digitais, acompanhe.
A criptografia funciona como um escudo de proteção para evitar o vazamento de informações sigilosas como documentos, dados pessoais e trocas de mensagens.
No ambiente online, essa medida de segurança utiliza algoritmos matemáticos para proteger as informações em sites e aplicativos.
Conte com o Efí Bank para ter uma conta digital totalmente segura!Esse é um recurso de segurança que exige duas formas de identificação para fazer login em uma conta digital. Também conhecido como “verificação em duas etapas”, ele cria uma camada extra para proteger o usuário contra acessos indevidos e vazamento de dados.
Geralmente, esse recurso funciona da seguinte forma: você fornece uma senha e uma segunda forma de identificação, como um código gerado por um aplicativo, SMS ou token. A partir disso, sempre que realizar um login, receberá uma notificação no celular ou e-mail para confirmar o acesso.
O sistema antifraude funciona a partir da automatização com inteligência artificial para identificar e prevenir transações suspeitas. Por meio da coleta de dados, esse recurso realiza uma análise de padrões de comportamento em busca de atividades fraudulentas.
Esse monitoramento geralmente acontece em tempo real, oferecendo proteção robusta e constante.
O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) é uma entidade sem fins lucrativos que protege clientes de instituições financeiras em caso de falência, intervenção ou liquidação. Ele garante até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ, por instituição, com um limite total de R$ 1 milhão renovável a cada quatro anos.
Vale destacar que essa proteção se aplica apenas a contas de pagamento e aplicações financeiras específicas, como Certificados de Depósito Bancário (CDBs) de bancos associados, e não ao saldo da conta PJ em si.
O Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Pagamento com Cartão (PCI-DSS) é uma certificação de segurança internacional que estabelece padrões de segurança para empresas que aceitam, processam, armazenam ou transmitem dados de cartão de crédito.
Seu principal objetivo é garantir a segurança de uma transação financeira, protegendo as informações dos titulares com um pagamento seguro e sem fraudes.
Atender aos requisitos do PCI-DSS é muito importante não apenas para garantir a proteção contra fraudes e roubos de dados como também para evitar prejuízos financeiros.
Apesar de garantirem a segurança dos usuários por diversos meios, os bancos digitais, assim como os físicos e tradicionais, também apresentam riscos, como fraudes, ataques cibernéticos e golpes de engenharia social. Para evitá-los, escolha uma instituição autorizada pelo Banco Central e que tenha medidas de segurança eficientes.
No Efí Bank, a segurança vem em primeiro lugar. Protegemos sua Conta Digital com monitoramento antifraude em tempo real, além de outros recursos para garantir transações seguras e tranquilas para o seu negócio.
A seguir, confira dicas práticas para aumentar a sua proteção ao utilizar serviços bancários online.
Para começar, verifique se a instituição é autorizada pelo Banco Central. Além disso, é importante conhecer as medidas de segurança adotadas pelo banco.
No Efí Bank você conta com diversas precauções, como:
Além disso, o Efí Bank nunca ligará para você ou pedirá que faça transferências, pagamentos, informe sua senha de acesso ou realize alterações na conta. O objetivo é simplificar suas finanças de forma segura e confiável.
Abra sua Conta Digital Efí Bank e simplifique as suas finanças com segurança!Use senhas fortes e únicas para cada conta digital que você possui. Uma dica é utilizar letras maiúsculas e minúsculas, além de números e caracteres especiais em um mesmo código de segurança — se a plataforma permitir.
Ative também a autenticação de dois fatores como uma camada extra de segurança para receber um código de confirmação de identidade sempre que fizer login no seu banco digital.
Se possível, não utilize o app ou o site do seu banco em lugares públicos. Pode ser que a rede não tenha a segurança adequada para suas atividades financeiras, além de ser mais propensa a conter softwares que capturam informações digitadas.
Permaneça sempre alerta a tentativas de phishing (ataques cibernéticos que visam obter informações pessoais dos usuários), golpes via SMS, e-mail e WhatsApp.
Apesar de apresentarem alguns riscos, os bancos que oferecem conta digital têm muitas vantagens além das medidas avançadas de segurança:
Além dessas vantagens, de uma forma geral, um bom banco digital também costuma ter aplicativo eficiente e intuitivo, atendimento de qualidade, serviços gratuitos e outros benefícios.
Gerenciar as finanças da sua empresa com praticidade é bom. Mas fazer isso com total segurança é melhor ainda. Com a Conta Digital PJ do Efí Bank, você tem tudo isso na palma da mão e conta com:
Chegou a hora de dar um passo além da gestão do seu negócio. Saiba mais sobre a Conta Digital do Efí Bank e conte com um parceiro seguro, simples e cheio de vantagens para você!
Compartilhe nas redes: