O momento do pagamento é fundamental para a finalização da venda, pois se o cliente não sentir confiança, pode desistir da transação e cancelar a compra. Para evitar isso, é importante tomar alguns cuidados no momento da cobrança ou da finalização da compra que podem diminuir as desistências e ainda evitar qualquer tipo de problema ou desgaste com o seu cliente. Confira nossas dicas de boas práticas de vendas e cobranças:
Seja no momento de emitir um boleto ou carnê ou gerar uma cobrança online, é fundamental colocar o máximo de informações sobre a cobrança que está sendo realizada, pois o cliente pode não se lembrar ou ficar na dúvida se comprou a coisa certa. Descrições como “Plano x” ou “Mensalidade y” podem gerar confusão, já que não são muito claras. O ideal é ser bem específico, colocando detalhes sobre a cobrança. Além disso, é importante verificar todas as informações para evitar erros.
O pós venda é uma etapa muito importante, principalmente para a fidelização de clientes. Uma boa experiência já é o primeiro passo para que a pessoa volte a fazer negócios com você. Uma das ações que garante a sua segurança e também do seu cliente é a emissão de Nota Fiscal ou de um documento formal de comprovação da venda ou da prestação de serviço. Em todos os casos, a descrição da venda ou serviço deve ser completa.
Outra dica que diminui a chance do seu cliente desistir de realizar o pagamento é a personalização da cobrança. A inserção de informações que facilitam a identificação do seu negócio traz mais confiança para seu cliente. Pensando nisso, a Gerencianer disponibiliza algumas ferramentas que ajudam você:
Se você emite boletos e carnês, é possível fazer personalização de cobrança colocando o logotipo nos documentos. Veja como fazer:
Já no menu Configurações de Boletos e Carnês , você pode realizar outras alterações:
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Se você emite cobranças online, é possível definir um texto para a fatura de cartão de crédito de seu cliente. Essa personalização permite que você coloque um texto com o nome da sua empresa que aparecerá na fatura do seu cliente. Assim, ele identificará a cobrança com mais facilidade e não irá cancelar o pagamento.
Você pode inserir um nome com até 10 caracteres que tenha relação com o seu negócio. O texto aparecerá da seguinte forma: GERENCIANET * texto indicado por você.
A personalização é realizada em Minha Conta >Texto para cartão do menu Meu Dinheiro e Recebimento Online. A solicitação passa por uma análise antes de ser concluída.
Além disso, você pode alterar a cor da tela de cobrança e inserir seu logo. Esse é o local onde seu cliente acessa a cobrança e informa os dados de pagamento. A alteração é realizada no menu Minha Conta > Tela de Pagamento.
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