Gestão e Marketing

Vendas e cobranças: conheça as boas práticas para adotar

Criado em 10 de set. de 2015

(Atualizado em 14 de mai. de 2024)

O momento do pagamento é fundamental para a finalização da venda, pois se o cliente não sentir confiança, pode desistir da transação e cancelar a compra. Para evitar isso, é importante tomar alguns cuidados no momento da cobrança ou da finalização da compra que podem diminuir as desistências e ainda evitar qualquer tipo de problema ou desgaste com o seu cliente. Confira nossas dicas de boas práticas de vendas e cobranças:

Descrição Completa

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Seja no momento de emitir um boleto ou carnê ou gerar uma cobrança online, é fundamental colocar o máximo de informações sobre a cobrança que está sendo realizada, pois o cliente pode não se lembrar ou ficar na dúvida se comprou a coisa certa. Descrições como “Plano x” ou “Mensalidade y” podem gerar confusão, já que não são muito claras. O ideal é ser bem específico, colocando detalhes sobre a cobrança. Além disso, é importante verificar todas as informações para evitar erros.

Emissão de Comprovante

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O pós venda é uma etapa muito importante, principalmente para a fidelização de clientes. Uma boa experiência já é o primeiro passo para que a pessoa volte a fazer negócios com você. Uma das ações que garante a sua segurança e também do seu cliente é a emissão de Nota Fiscal ou de um documento formal de comprovação da venda ou da prestação de serviço. Em todos os casos, a descrição da venda ou serviço deve ser completa.

Personalização de Cobranças

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Outra dica que diminui a chance do seu cliente desistir de realizar o pagamento é a personalização da cobrança. A inserção de informações que facilitam a identificação do seu negócio traz mais confiança para seu cliente. Pensando nisso, a Gerencianer disponibiliza algumas ferramentas que ajudam você:

Boletos e Carnês

Se você emite boletos e carnês, é possível fazer personalização de cobrança colocando o logotipo nos documentos. Veja como fazer:

  1. Acesse o menu Minha Conta – Tela de Pagamento;
  2. Faça o upload do logotipo que deseja utilizar;
  3. Clique no botão Salvar.

Já no menu Configurações de Boletos e Carnês , você pode realizar outras alterações:

  • Indicação multas e juros para pagamentos realizados após a data de vencimento;
  • Inserção do nome, nome fantasia, endereço e telefone da sua empresa no documento de cobrança;
  • Aviso de visualização da cobrança- você recebe uma notificação quando seu cliente visualiza o boleto enviado por e-mail;
  • Lembrete de cobranças- envia lembretes para seu cliente com 10 e/ou 1 dia de antecedência do vencimento, dependendo da data de envio da cobrança. O lembrete é enviado apenas para cobranças enviadas por e-mail pela plataforma de emissão de boletos e carnês.

Aprenda como calcular juros e multas de um boleto

Cobranças Online

Se você emite cobranças online, é possível definir um texto para a fatura de cartão de crédito de seu cliente. Essa personalização permite que você coloque um texto com o nome da sua empresa que aparecerá na fatura do seu cliente. Assim, ele identificará a cobrança com mais facilidade e não irá cancelar o pagamento.

Você pode inserir um nome com até 10 caracteres que tenha relação com o seu negócio. O texto aparecerá da seguinte forma: GERENCIANET * texto indicado por você.

A personalização é realizada em Minha Conta >Texto para cartão do menu Meu Dinheiro e Recebimento Online. A solicitação passa por uma análise antes de ser concluída.

Além disso, você pode alterar a cor da tela de cobrança e inserir seu logo. Esse é o local onde seu cliente acessa a cobrança e informa os dados de pagamento. A alteração é realizada no menu Minha Conta > Tela de Pagamento.

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