Boletos e Carnês

Boleto registrado: saiba o que é, como funciona, como emitir e mais

Criado em 21 de out. de 2019

(Atualizado em 1 de ago. de 2024)

O boleto registrado é como nós conhecemos, mas leva esse nome porque é um meio de pagamento registrado no sistema do banco de emissão. Geralmente, as informações pedidas para a emissão de boleto registrado são os seguintes:

  • nome, endereço completo, e-mail, telefone, CPF ou CNPJ do pagador;
  • produtos ou serviços a serem cobrados;
  • data de vencimento e configuração de desconto, juros e multa, caso sejam aplicados.

Dessa forma, todas as informações relacionadas a este tipo de cobrança devem ser encaminhadas para as instituições financeiras. Afinal, o registro desses dados se torna obrigatório para o pagamento ser confirmado. 

Índice

  1. Como funciona um boleto registrado?
  2. Quem pode emitir boletos registrados?
  3. Quais são as principais diferenças entre o boleto não registrado e o boleto registrado?
  4. Quais são as vantagens do boleto registrado?
  5. Como emitir um boleto registrado?
  6. Como saber se o boleto é registrado?
  7. Por que a Febraban determinou o fim do boleto não registrado?
  8. O que significa boleto com liquidação já registrada?
  9. Quais são as obrigações legais e responsabilidades ao usar boletos registrados?
  10. É possível cancelar ou alterar um boleto registrado depois de emitido?
  11. Como acompanhar os pagamentos e identificar inadimplências em boletos registrados?
  12. Quais são os benefícios de emitir boleto registrado em uma Conta Digital para negócios?

Como funciona um boleto registrado?

O boleto registrado é a evolução do boleto comum. Dessa forma, ao gerar esse tipo de documento de cobrança, todas as informações da transação são registradas e validadas pelo banco emissor antes de gerá-lo

Para criar um boleto registrado, o emissor precisa fornecer detalhes do pagador, além de dados sobre o produto ou serviço, valor e data de vencimento. 

Essas informações são enviadas ao banco, que valida e registra a transação, criando um código único para a cobrança. Isso garante mais segurança, facilita o controle e a gestão dos pagamentos e fornece um status em tempo real do que foi pago, reduzindo o risco de fraudes e erros.

A baixa automática dos pagamentos também facilita a conciliação bancária, tornando o processo financeiro mais eficiente e organizado.

Quem pode emitir boletos registrados?

Qualquer pessoa jurídica ou física pode emitir um boleto registrado, caso tenha uma conta bancária em uma instituição que ofereça esse serviço. Não existem restrições impostas para gerar boleto registrado

Empresas de todos os tamanhos, desde microempreendedores individuais (MEIs), até grandes corporações, podem usar esse formato para receber pagamentos.

Essa opção é bem útil para negócios que querem oferecer uma forma de pagamento segura e democrática, além de melhorar a gestão financeira.

Quais são as principais diferenças entre o boleto não registrado e o boleto registrado?

Apesar de serem todos boletos, existem diferenças entre o não registrado e registrado. Entenda quais são!

Boleto não registrado

Desde 1993, quando os boletos começaram a vigorar, a maioria das cobranças era feita sem o registro bancário e a modalidade ficou conhecida como boleto simples ou sem registro. 

Dessa forma, as informações bancárias poderiam ser alteradas ou excluídas sem aviso ao banco. Por isso, não era possível verificar e rastrear os dados da cobrança caso uma fraude fosse identificada. 

Boleto registrado

Com o boleto registrado, as instituições bancárias podem acessar as informações da cobrança e identificar quem é o pagador. Além disso, também fica negada a possibilidade de pagamento de um valor que não esteja registrado no sistema bancário. Todo o processo fica salvo na Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) ou na Base Centralizada.

Alterações na cobrança

Outra diferença deste tipo de cobrança é que, por ela estar registrada no sistema bancário, para fazer qualquer alteração no boleto, como trocar a data de vencimento ou cancelamento, é necessário enviar as alterações para o banco emissor. 

Por esse motivo, a maioria das instituições bancárias cobram mais de uma tarifa para cada documento de cobrança. Conforme as etapas do processo de emissão, as principais tarifas praticadas pelo banco são:

  • tarifa de emissão;
  • tarifa de confirmação de pagamento;
  • tarifa de alteração da data de vencimento;
  • tarifa de manutenção de registro (caso o boleto não seja pago alguns meses após o vencimento);
  • tarifa de cancelamento ou baixa.

Na Efí, é possível fazer as seguintes ações gratuitamente: emissão e registro da cobrança, alteração da data de vencimento, cancelamento e baixa do boleto. Você só paga uma tarifa na compensação do boleto, ou seja, quando receber do seu cliente!

Quero começar a emitir boletos

Quais são as vantagens do boleto registrado?

O aumento do controle do sistema bancário em relação à emissão de boletos apresenta vantagens e desvantagens. Como comentamos, o fato de os bancos terem a opção de cobrar tarifas em diferentes etapas de um processo trabalhoso de emissão é uma das principais desvantagens para quem gera boletos bancários. 

No entanto, esse tipo de cobrança também apresenta vantagens relevantes que contribuem para a gestão de recebimentos de pessoas físicas e jurídicas. Veja a seguir!

Mais segurança

A segurança e a prevenção a golpes e fraudes foram alguns dos principais fatores que influenciaram na mudança para o boleto registrado. Antes os dados não eram registrados no sistema bancário e esse tipo de cobrança se tornava mais vulnerável para o consumidor.

Com o registro das cobranças, os bancos têm acesso às informações de todos os fraudadores que já atuaram no sistema financeiro, evitando a aplicação de novos golpes. 

Antes, uma pessoa poderia fazer uma fraude em um banco e, quando descoberto, poderia aplicar o mesmo golpe em outra instituição, já que os dados não eram compartilhados. No entanto, com o novo modelo, isso não é mais possível.

Fim da inconsistência do valor pago

Antes, seu cliente poderia pagar um valor diferente do indicado no boleto ou no carnê, gerando uma série de insatisfações. Com a nova plataforma e com o boleto registrado, isso não acontece mais. O cliente final só pode pagar a quantia descrita no documento, com exceção de descontos e acréscimos previstos no próprio boleto

Mais garantias em caso de inadimplência

A oportunidade de protestar o boleto em caso de inadimplência também é um benefício possibilitado por esse modelo. Para conseguir fazer o protesto, é preciso comprovar a entrega do produto ou do serviço oferecido. 

Também é preciso verificar os procedimentos adotados nos cartórios, que podem variar conforme a região.

Mais controle sobre as cobranças emitidas

O registro do boleto é um ponto claramente positivo para as instituições bancárias, que podem consultar as informações da cobrança e reduzir golpes e fraudes. Essa vantagem também se aplica a quem gerou o boleto, pois ele pode acessar esses dados e ter mais controle sobre as suas cobranças.

Mais flexibilidade para o consumidor

O boleto registrado pode oferecer mais flexibilidade no pagamento quando comparado a outros métodos, como o cartão de crédito. 

Essa opção permite oferecer descontos para pagamentos antecipados. O emissor ainda pode configurar multas e juros em caso de atraso. Assim, se o banco identificar que a cobrança está vencida, as informações serão atualizadas e as multas aplicadas no momento do pagamento. 

Para o pagador, há a possibilidade de pagamento em qualquer banco, mesmo após o vencimento, sem a necessidade de emitir uma segunda via. A cobrança ainda pode ser quitada em diversas localidades, como instituições bancárias, lotéricas, internet banking, dentre outros. 

Outras vantagens

Além dos benefícios listados acima, o boleto traz outras vantagens que podem influenciar na sua gestão de pagamentos. Confira!

  • O boleto é um dos principais meios de pagamento daqueles que não possuem conta bancária;
  • Esse documento é aceito em todo o território nacional;
  • O prazo de disponibilização do saldo das vendas feitas nos boletos, geralmente, é mais rápido do que pelo cartão de crédito;
  • É possível usar o boleto como meio de pagamento por assinaturas (cobranças recorrentes) ou por meio do Débito Direto Autorizado.

Conheça o boleto com QR Code Pix

Como emitir um boleto registrado?

Emitir um boleto registrado é simples. E o melhor: fazendo o processo com a Efí, você tem todas as funções integradas com a gestão financeira do seu negócio, mantendo todo o controle, além de poder enviar a cobrança automaticamente para o seu cliente.

A seguir, confira o passo a passo para gerar um boleto registrado na Efí.

  1. Acesse o menu de cobranças: no menu principal, vá para “Receber (Cobranças)” e selecione “Emitir cobrança”;
  2. Escolha a opção de pagamento: selecione a opção “Boleto bancário” como método de pagamento;
  3. Defina a forma de envio: escolha como deseja enviar o boleto ao pagador (automaticamente via e-mail ou manualmente, caso você queira imprimir ou mandar por outro canal);
  4. Identifique o destinatário: selecione um cliente já cadastrado ou cadastre um novo cliente para quem a cobrança será enviada;
  5. Cadastre o item de cobrança: selecione ou cadastre o item, ou o serviço que deseja cobrar;
  6. Defina a data de vencimento: insira a data de vencimento do boleto. É possível configurar a data do primeiro vencimento e adicionar juros e multas, se aplicável;
  7. Insira informações adicionais: adicione qualquer informação adicional que seja necessária e selecione “Continuar”;
  8. Revise e emita o boleto: confira o resumo da cobrança para garantir que todos os dados estejam corretos. Em seguida, clique em “Emitir boleto”.

Seguindo esses passos, você pode gerar boletos registrados de forma rápida e segura, facilitando o recebimento de pagamentos.

Como saber se o boleto é registrado?

Existem algumas maneiras de saber se o boleto é registrado. Veja, a seguir, quais são!

Via app de pagamentos

A maioria dos bancos permite que você consulte os dados de um boleto antes de fazer o pagamento. É só digitar o código de barras na opção de pagamentos.

Se o documento de cobrança for registrado, as informações do registro serão exibidas.

Com validador de boletos online

Existem alguns sites e aplicativos que permitem que você valide boletos online. Busque pelo serviço, acesse e digite o código de barras ou a linha digitável do boleto no validador. O sistema validador informará se o documento é registrado ou não.

Verifique o código de barras

Confira se o código de barras na parte superior do boleto registrado corresponde ao que está na parte inferior do documento para garantir a sua autenticidade. 

Outra dica: os três primeiros números no código identificam o emissor do boleto.

Fazer essa verificação é importante, pois garante maior segurança e confiabilidade nas transações financeiras e que o processo de pagamento seja eficiente e transparente para as partes envolvidas.

Por que a Febraban determinou o fim do boleto não registrado?

A necessidade de aprimorar a cobrança por boleto surgiu, principalmente, devido ao grande número de fraudes feitas no Brasil. Segundo o Especialista em Segurança da Informação, Oerton Fernandes, desde 2018 até os dias atuais, foram identificados, aproximadamente, 405 milhões em boletos fraudulentos.

Para evitar o problema, o Banco Central do Brasil (Bacen), regulador do sistema financeiro nacional, exigiu melhorias no sistema de cobrança ou o fim da modalidade de boletos e carnês.

Para evitar o fim da cobrança, a Febraban criou uma série de medidas. Assim, o intuito é tornar a modalidade mais segura para quem emite e para quem paga cobranças.

Leia também: Boleto falso: saiba como identificar a autenticidade do boleto recebido.

O que significa boleto com liquidação já registrada?

Um boleto com liquidação já registrada significa que o pagamento foi processado e registrado pelo banco emissor. Isso indica que a transação foi concluída com sucesso e que o valor foi transferido para a conta do beneficiário. 

Quais são as obrigações legais e responsabilidades ao usar boletos registrados?

O Banco Central criou regras e obrigações ao usar um boleto registrado, tanto para quem for emitir/registrar quanto para quem paga. Veja só alguns pontos importantes!

  • Padronização e informações obrigatórias: o boleto de pagamento deve seguir um modelo preestabelecido e conter dados mínimos essenciais, como nome do pagador, identificação da instituição financeira destinatária, CPF/CNPJ do beneficiário, valor e data de vencimento;
  • Responsabilidades das instituições financeiras: as instituições financeiras têm o papel de intermediar o pagamento, sendo responsáveis pela emissão e pela apresentação dos boletos registrados quando necessário, bem como pela liquidação da quantia recebida;
  • Pagamento de taxas: dependendo do acordo com a instituição financeira, pode haver custos associados à emissão e ao registro dos boletos. A empresa que emite a cobrança é a responsável pelo pagamento dessas tarifas, não o cliente final;
  • Segurança da informação: garantir a segurança das informações transmitidas é responsabilidade do emissor, protegendo contra fraudes e assegurando a integridade das transações.

Como usar o boleto para pagamentos recorrentes

É possível cancelar ou alterar um boleto registrado após ser emitido?

Um boleto registrado não pode ser alterado — conforme as regras estabelecidas pelo Banco Central. Entretanto, é possível fazer o cancelamento do mesmo e fazer a emissão de um novo.

Como acompanhar os pagamentos e identificar inadimplências em boletos registrados?

Gerir, de forma eficiente, seus boletos registrados é um ponto estratégico para o controle financeiro, afinal, estamos falando do seu dinheiro. Acompanhar pagamentos em tempo real, identificar inadimplências de forma ágil e automatizada, faz toda a diferença para a sua gestão.

Com a Efí, você tem recursos de ponta para cuidar das finanças do seu negócio. Entenda, abaixo, como visualizar e identificar inadimplências em boletos registrados.

  1. Ao acessar a sua conta, entre em Receber (Cobranças);
  2. Acesse a seção “Gestão de cobranças” e clique em “Boletos ou Carnês”, conforme a cobrança que deseja visualizar;
  3. Clique em “Mais filtros” e, em Status, escolha a opção “Inadimplente”
  4. Se preferir, selecione o período específico que deseja acompanhar

Viu como é fácil? É descomplicado, é Efí Bank. 

Quais são os benefícios de emitir boleto registrado em uma Conta Digital para negócios?

O processo de emissão de boleto registrado pode ser simplificado ao usar uma Conta Digital para negócios. Em plataformas como a da Efí, a configuração da cobrança é fácil e intuitiva. O sistema ainda permite a personalização do boleto com as cores e logo da sua empresa, a definição de juros e multas e o envio do documento de cobrança automático por e-mail.

Para quem gera boletos pela Efí, o prazo de disponibilização do saldo é imediato e a tarifa só é cobrada após a confirmação do pagamento. Portanto, as ações de emissão, registro, cancelamento e baixa automática são gratuitas, tornando o processo muito mais econômico.

Se você precisa de um parceiro para emitir boletos com segurança, agilidade e eficiência, conte com a Efí Pay! Abra já sua conta — é grátis e você pode começar a emitir e receber dos seus clientes ainda hoje!

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