Finanças e Gestão

Quer buscar investidores para a sua empresa? Descubra se é uma boa

Criado em 26 de set. de 2014

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Expandir os negócios, desenvolver uma nova linha de produtos, aumentar a produtividade. Grande parte dos empreendedores brasileiros tem como objetivo central o crescimento do negócio. Em alguns casos, no entanto, não é possível realizar os investimentos previstos no planejamento estratégico apenas com o aporte de capital da empresa. Dessa maneira, buscar investidores e procurar o capital de terceiros pode ser a solução para tocar as ideias para frente.

Para fugir dos dolorosos financiamentos, com suas taxas de juros e prazos de parcelamento, o que muitas empresas fazem é correr atrás dos investidores. Em vez de ter ônus, o empreendedor estabelecerá uma parceria. Nela, os riscos e possíveis resultados serão compartilhados de acordo com um percentual estabelecido. No entanto, apesar de a ideia ser tentadora, será mesmo essa a melhor opção? Como determinar as necessidades?

Nesse post, trazemos todas essas respostas. Confira a seguir!

Avaliando a necessidade de buscar investidores

Nem sempre buscar investidores é a melhor solução para um empreendimento. E, para entender isso, precisamos compreender rapidamente três tipos de planejamento considerados hoje pela teoria da administração:

Planejamento conservador

Basicamente, esse tipo de plano é desenvolvido para empresas que possuem e perseguem a estabilidade. Podemos dar como exemplo desse tipo de planejamento uma pastelaria. Aqui, o foco será na resolução de problemas para a manutenção de um status quo. Afinal, o conservadorismo parte da premissa de que o mercado em que a empresa está inserida não necessita de grandes inovações. Além disso, o retorno médio deste tipo de empreendimento é mais previsível. Portanto, se a sua empresa tem esse perfil, um financiamento pode ser a melhor saída. Já que, com um investimento, haverá uma partilha apenas de lucros, não de riscos.

Planejamento otimizante

Esse já é o caso em que a empresa vislumbra um futuro diferente da sua atual posição. Nesse caso, o planejamento tem forte relação com os investimentos internos. E em alguns casos em infraestrutura, outros em pesquisa (como na elaboração de novos produtos), ou até mesmo na contratação de pessoal. Quanto mais ousado for o novo projeto (financeiramente falando), maior será a necessidade de capital. E, consequentemente, maiores serão os riscos. Portanto, dependendo do caso (riscos e oportunidades), é bom avaliar a necessidade de buscar insvestidores.

Planejamento ofensivo

Empresas altamente mutáveis, que enfrentam um mercado que se reinventa constantemente: este tipo de planejamento vislumbra inúmeros futuros para uma empresa. Para isso, é preciso construir bases sólidas para estar preparado para o que pode acontecer. Um financiamento, nesse caso, é arriscado, pois como o mercado é flutuante, as obrigações com bancos poderão comprometer a empresa em períodos de baixa lucratividade. Por isso, se o seu negócio está inserido nesse tipo de ambiente, recomenda-se fortemente buscar investidores para atuarem como verdadeiros parceiros, já que aqui a inovação é a palavra de ordem.

Cuidado: pondere interesses

Por fim, não podemos nos esquecer de que buscar investidores requer, basicamente, um senso crítico da gestão. Não há uma resposta certa quando falamos neste assunto. Em muitos dos casos, inclusive, as cobranças provenientes da “parceria” podem comprometer os resultados da empresa, que naturalmente tem o seu tempo próprio para conseguir o sucesso. É importante procurar por pessoas experientes, que já investem nas empresas com o seu perfil, para que haja uma compatibilidade de interesses. Além disso, tenha sempre em mente que, normalmente, os investidores são mais recomendados quando há riscos e grandes oportunidades de negócios em um projeto.

Gostou do artigo? Essas dicas sobre buscar investidores foram úteis para você? Acompanhe-nos e mantenha-se atualizado! Siga no Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.