Os segredos de um negócio bem sucedido podem ser muitos. Mas os principais deles são acreditar no sonho e não desistir diante dos obstáculos. A persistência foi a receita de sucesso do Eduardo Naime, e posteriormente do Danilo Puglisi, para transformarem uma agência de propaganda em São Paulo em um grupo de comunicação e tecnologia: o Emais, cliente da Efí há dois anos.
A história começou em 2001, quando o publicitário e bacharel em direito Eduardo resolveu abrir uma agência de publicidade em São Paulo. Então, com um investimento inicial de R$2 mil, ele começou em uma sala pequena no escritório do pai. O trabalho consistia na produção de cartões de visita, banners, panfletos e outros trabalhos de baixo custo. Na época, os clientes, em sua maioria, eram amigos e os trabalhos serviam para aumentar a experiência profissional. “Demorou um ano para que tivesse um retorno financeiro. Mas, em seis meses, os custos básicos como telefone, internet, transporte, amostras de materiais, cartões de visita e panfletos já estavam sendo cobertos”, garante o empresário.
A primeira forma encontrada para divulgar a empresa foi a panfletagem. Em uma época em que o marketing digital estava iniciando, a distribuição de folhetos no comércio da região contribuiu para aumentar os pedidos. “Gerou pouco retorno, de R$ 300 a R$ 500, mas o suficiente para continuarmos mantendo pequenos custos como telefone e internet. Até então, não tínhamos gasto nenhum com o espaço”, diz Neaime.
Aos poucos, os clientes, que gostaram do serviço, passaram a indicar amigos. Com um número maior de pedidos, Eduardo enxergou uma possibilidade de negócio que ainda não havia sido muito explorada: os bingos. “Em frente ao escritório havia um grande bingo. Atravessamos a rua e pedimos para falar com o gerente, que nos desafiou. ‘Se vocês conseguirem mudar a cara de nosso material e fazer com que as pessoas peguem os panfletos, eu darei uma oportunidade a vocês’”, conta.
Desafio aceito e cumprido, a empresa começou a ampliar os serviços, chegando a atender mais de 15 empresas do setor. Os clientes eram de São Paulo, do interior e até mesmo no Paraguai. Os serviços incluiam até mesmo a organização de eventos. “Estávamos faturando muito com os bingos. Nesse período, minha renda mensal era de R$ 2 mil e o restante era investido na empresa”, afirma Neaime.
A melhora financeira possibilitou um investimento na estrutura física. Assim, o escritório foi reformado e mais cinco pessoas foram contratadas.
Manual Financeiro Para Empreendedores
Depois de um ano e meio de sucesso com trabalho com os bingos, a empresa perdeu seus clientes quando os estabelecimentos foram proibidos pelo governo. Mas mesmo com a situação adversa, Eduardo não pensou em desistir da empresa. “Voltamos à estaca zero, mas com a vantagem de que aprendemos a lidar com o financeiro, comercial, operacional. Então, percebemos que esse mesmo trabalho poderia ser feito para outros segmentos”, afirma.
Os esforços tiveram resultado e, em menos de seis meses, a agência conseguiu novos clientes e se reestruturou. Com um ano de trabalho, contrataram sete pessoas e começaram a trabalhar com a operadora de TV por assinatura Sky. “Foi nosso primeiro grande cliente, daí vieram Globosat, Avon, Cartoon Network, Nestlé, Telefônica, Texaco, Wizard, entre outros”, diz.
Com o crescimento, a pequena empresa se tornou um Grupo de Comunicação. Em 2015, a chegada do sócio Danilo Puglisi, que trouxe conhecimentos em Marketing Digital para pequenas e médias empresas, fez o negócio decolar. Dessa maneira, a estratégia de agregar novos serviços funcionou. Assim, passaram a fidelizar os clientes graças ao bom atendimento, qualidade e clareza dos processos.
Desde então, a empresa já entregou diversas estratégias de marketing digital para um grande número de empresas. O crescimento foi tão intenso que foi necessário encontrar um novo espaço para comportar melhor a equipe e os clientes.
Hoje, o Grupo Emais é composto por três empresas de Comunicação e Tecnologia: a P12 Digital, especializada em marketing digital, a Dois Toques, especializada em infraestrutura e desenvolvimento, e a Riplay, produtora de vídeo e fotos profissionais.
Desta forma, o grupo consegue oferecer uma série de serviços, como o desenvolvimento de site, campanhas completas no Google Ads, gestão de redes sociais, produção de conteúdo, SEO, assessoria de imprensa e divulgação com influenciadores digitais.
Apesar de estar em São Paulo, o grupo consegue atender clientes de outros locais. Mesmo com a distância física, consegue entregar os melhores resultados e contribuir para transformar pequenas empresas em grandes. “A ideia de oferecer todas as ferramentas de comunicação que o cliente precisa no mesmo lugar com um atendimento único continua sendo o nosso grande diferencial”, afirmam.
Para ter um atendimento de excelência, proporcionando melhores soluções, é importante ter o auxílio de ferramentas para as atividades burocráticas. Portanto, foi procurando parceiros para ajudar na gestão financeira que eles encontraram a Efí por meio de uma busca na internet. “Quando a nossa demanda aumentou, tivemos bastante dificuldade em cuidar da gestão dos recebimentos. Chegou um momento em que perdíamos mais tempo com o administrativo do que com o negócio em si”, lembra Eduardo.
Com o uso da Efí, esta questão foi solucionada. “O sistema tem um dashboard simples, que nos possibilita entender todos os recebimentos e inadimplências. Além disso, há o disparo de e-mails para lembrar o cliente sobre o pagamento ou atraso. Sem contar a aplicação automática de juros sobre os boletos não recebidos no prazo”, diz.
Além de ajudar na gestão financeira, eles também conseguiram economizar. “A Efí não nos cobra quando cancelamos boleto, ou seja, só cobram um valor fixo sobre os boletos pagos”, finaliza.
Como uma Instituição de Pagamento pode turbinar as vendas do seu negócio?
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